Alimentação Saudável 23 de Setembro de 2016

5 alimentos que ajudam a controlar o colesterol alto


Salada com frango em um prato e um garfo ao lado

Aliar hábitos alimentares saudáveis com exercícios físicos é a melhor alternativa para quem deseja controlar o alto colesterol. Embora este seja importante para o nosso organismo, é preciso ingeri-lo de forma equilibrada.

Grande parte das estruturas de nosso corpo precisa de taxas de colesterol para compor as membranas, os hormônios sexuais e a fabricação de vitamina D, por exemplo. Mas de acordo com o cardiologista da Unimed Fortaleza, Dr. Cezário Martins, o problema é o excesso. ?Depois de 10 a 20 anos que o colesterol está depositado nos vasos sanguíneos é que ocorrem as complicações e consequentemente as duas piores patologias, o infarto e o AVC?, salienta.

O que fazer para baixar o colesterol alto?

Muitos questionam se para baixar o colesterol alto é necessário, obrigatoriamente, tomar medicamentos. Na verdade, para contornar este problema de saúde é preciso uma reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos regularmente. O Dr. Cezário afirma que o colesterol não tem cura. ?Na maioria das vezes, o que a pessoa consegue fazer é baixar e ter um controle sobre as taxas de colesterol, mas existem pacientes obesos, por exemplo, que comem de forma desregrada, e se conseguirem mudar os hábitos, talvez seja possível reverter à situação?, pontua.

A gordura ingerida na alimentação, de forma frequente, é degradada em ácido graxo e direcionada para o fígado, responsável por fazer uma metabolização. Neste caso, por mais que esses indivíduos façam uma dieta e insiram outros fatores para ajudar a solucionar o problema, eles continuarão com o colesterol alto, serão pessoas que terão que tomar remédios intensos para conseguir controlar o problema. As pessoas que têm diabetes, por exemplo, estão mais propensas a aumentar o nível de colesterol. Mudar este comportamento alimentar é necessário.

5 alimentos que ajudam a controlar o colesterol alto:

Banner com galeria de fotos com 5 alimentos que ajudam a controlar o colesterol alto

Sintomas de colesterol alto

Não existem sintomas de colesterol alto, mas alguns sinais podem ser percebidos, em virtude do depósito de gordura acumulada no fígado, são eles: aumento do baço, aumento do fígado, bolinhas de gorduras na pele etc.

Para mudar esta situação é preciso rever os alimentos que estão sendo consumidos e deixar o sedentarismo de lado.

Rodapé da página.