Alimentação Saudável 03 de Janeiro de 2017

8 dicas para retomar a dieta após as festas de final de ano


Acabaram as festas de fim de ano e para muitos, as férias também. Isso geralmente significa mudanças nos hábitos alimentares, causados pelos excessos e o abandono dos exercícios físicos. Porém, sempre é hora de retomar a boa alimentação e não ficar parado.

Frutas e verduras em cima de um fundo cinza

Na busca por resultados breves, muitas pessoas recorrem às dietas de revistas, famosas pelos seus títulos e imagens de corpos perfeitos, que enchem todos de esperanças, como: dieta para emagrecer 5 quilos em uma semana, dieta para emagrecer rápido em uma semana, entre outros chamados que despertam o interesse dos que se encontram ávidos para perder peso.

Dieta para emagrecer com saúde

A principal recomendação para quem busca emagrecimento saudável é buscar ajuda de um profissional nutricionista. Este poderá orientar qual o plano alimentar (cardápio) é o mais indicado para sua dieta, levando em consideração suas características metabólicas e individuais.

O sentimento de culpa e a ansiedade são comuns nos consultórios de nutrição. As pessoas normalmente querem resultados milagrosos e rápidos, como uma dieta para perder a barriga em poucos dias. Práticas como esta podem causar danos à saúde, como a ingestão insuficiente de nutrientes, ocasionando o surgimento de doenças.

Dicas para ajudar na dieta

Confira abaixo algumas dicas para perder peso de forma saudável e consciente:

1 – Beber mais água

Mulher bebendo água na garrafa

Manter o corpo sempre hidratado contribui para desintoxicar o organismo das substâncias nocivas, provenientes da má alimentação. A água realmente limpa organismo e deve ser consumida entre as refeições. É através da urina e do suor que os elementos tóxicos são eliminados. A ingestão de sucos funcionais e diuréticos também é benéfica.

2 – Reduza alguns alimentos do seu cardápio

Várias comidas verdes como legumes e verduras

Alimentos açucarados, gordurosos, frituras, industrializados e com muitos conservantes são os grandes vilões do cardápio quando pretende-se retomar a dieta e manter a alimentação saudável. A redução desses alimentos e a substituição por alimentos naturais e orgânicos, como frutas e verduras, favorece o emagrecimento e desencadeia um processo anti-inflamatório no organismo. O consumo de bebidas alcoólicas também deve ser evitado.

3 – Consuma mais fibras

Colher cheia de grãos

Prefira consumir carboidratos integrais. Já existem no mercado diversas opções de pães, massas e arroz integrais, que promovem uma maior saciedade do organismo, são ricos em vitaminas e minerais, e favorecem o funcionamento adequado do intestino, controla a glicemia, previne a constipação intestinal, evitando inchaços e retenção de líquidos.

4 – Alimente-se mais vezes durante o dia

Pessoa servindo um prato com verduras e legumes para outra

Comer muito e com grandes intervalos de tempo não é saudável. O ideal é fracionar as refeições ao longo do dia, de preferência estabeleça horários, evite beliscar e fique atento para a qualidade e a quantidade de alimentos. Esta dica busca evitar que você exagere na próxima refeição e que o metabolismo fique lento que, por consequência, reduz a queima calórica.

Café da manhã, almoço, jantar e dois lanches, associado a prática regular de exercícios físicos, são essenciais para que o metabolismo funcione normalmente. Atente-se para as fibras e nutrientes dos lanches.

5 – Durma mais

Mulher deitada com a cabeça em cima do travesseiro dormindo

Dormir 8 horas por noite favorece o descanso do seu corpo, bem como a regularização do metabolismo e a queima calórica.

6 – Mastigue devagar

Mulher mordendo uma maça verde

Comer devagar e mastigar bem os alimentos faz com que você sinta maior saciedade com uma menor quantidade de alimento.

Além disso, a mastigação adequada previne distensão abdominal, enxaqueca, náuseas, constipação, refluxo e azia.

7 – Pratique exercícios físicos

Mulher fazendo abdominal deitada

A alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos é fundamental para a redução e futuramente a manutenção de peso. Musculação, caminhadas, danças e até mesmo a troca do elevador do seu trabalho pelas escadas favorecem a queima calórica com a aceleração do metabolismo, além de gerar bem-estar e aumentar a autoestima a longo prazo.

8 – Não faça jejum

Mesa de café da manhã recheada de alimentos saudáveis

Não coloque a sua saúde em risco. O jejum apenas prejudica, pois ele favorece a retenção de gorduras no corpo, para compensar os nutrientes que faltam, podendo sobrecarregar alguns órgãos. Além disso, você pode acabar exagerando na quantidade e na qualidade das próximas refeições.

Vale a pena seguir essas dicas e emagrecer com saúde.

Rodapé da página.