Alimentação Saudável 27 de Abril de 2018

Emagreci, e agora? 10 dicas práticas para manter o peso ideal e fazer as pazes com a balança


A saga para manter o peso ideal envolve muito mais que boa alimentação e prática regular de exercícios. Tem a ver, também, com disciplina e motivação pessoal.

Pessoa segurando um prato com salada bem saudável ajudando a manter o corpo ideal

A maioria das pessoas atualiza suas metas de perda de peso constantemente. Talvez porque não consigam manter-se disciplinadas nos planos alimentares e de exercícios. A grande questão é que o desafio não acaba na perda de peso. Depois dos quilos a menos, o foco passa a ser manter o peso perdido.

Estou no peso ideal, e agora?

Você seguiu religiosamente o plano alimentar proposto pelo nutricionista? Suou a camisa para queimar todas as calorias em excesso? Se manteve motivado durante todo o processo de perda de peso? Se você respondeu sim para todas essas perguntas, parabéns!

Agora, para blindar seu corpo daquelas gordurinhas indesejáveis que insistem em voltar, existem três pontos essenciais a perseguir, que chamaremos aqui de tripé da boa forma: alimentação saudável, atividade física e automotivação.

Para manter o peso ideal, não deixe de se alimentar bem

Não desista dos hábitos saudáveis só porque conseguiu alcançar o seu objetivo. Afinal de contas, tudo que vai pode voltar. E se o assunto é emagrecimento, o retorno das gorduras é proporcional à sua indisciplina na alimentação e na prática irregular de exercícios físicos. O segredo para manter o peso ideal, neste caso, é reeducar-se, substituindo os hábitos que fazem mal à saúde por ações que contribuem com o bem-estar e bom funcionamento do organismo.

10 dicas práticas de alimentação para manter o peso ideal

1. Consuma alimentos fontes de proteínas magras;

2. Consuma alimentos fontes de carboidratos integrais;

3. Evite as gorduras ruins: saturada e trans, inclua alimentos fontes de gorduras saudáveis: abacate, azeite extra virgem, oleaginosas (castanha, amêndoa, noz), peixe;

4. Consuma açúcar e sal com moderação;

5. Aumente a ingestão de água nos intervalos das refeições;

6. Evite consumo de alimentos industrializados ricos em calorias, gorduras, açúcares, sal, cafeína, realçadores de sabor e conservantes;

7. Faça sua lista de compras saudáveis e tente ser fiel a ela;

8. Planeje suas refeições. Se no trabalho não há opções saudáveis de almoço ou lanche, prepare em casa com todo carinho as suas marmitas e leve com você;

9. Nenhum alimento é proibido, mas evite os excessos;

10. Respeite os sinais de fome e saciedade;

+ BÔNUS

11. Evite passar muito tempo sem se alimentar, para evitar querer descontar a abstinência de uma vez só.

Recomendado: 6 alimentos práticos para consumir no dia a dia

Qual a atividade física ideal pra você?

Sabe aquela peça de roupa que você mais gosta? Que se sente bem ao vesti-la e não se cansa de usar justamente porque se identifica com ela. Com o exercício físico é a mesma coisa.

Você precisa escolher uma modalidade que melhor se adéque ao seu estilo e afinidades e, principalmente, à sua rotina. Se correr é algo que te dá prazer, corra. Se dançar é o que te faz sair de casa para se movimentar, dance. Se os resultados da musculação são o que mais lhe motiva, pratique essa modalidade. Você pode escolher. Só não fique parado.

Atividade física regular vai ajudar você a manter o peso ideal e também

4 dicas infalíveis para amenizar o mau humor na dieta

Automotivação para manter o peso ideal

Todo indivíduo se motiva à medida que atinge suas metas. Quanto mais próximo chega do seu objetivo, mais se esforça para alcançá-lo. No desafio de manter o peso ideal não é diferente. Por isso, fique atento às seguintes recomendações:

  • Seja mais otimista e acredite em você mesmo, essas atitudes vão aumentar as suas chances de sucesso
  • Estabeleça um objetivo alcançável.
  • Encontre um propósito para essa meta. Ou seja, defina porque é importante para você alcançar essa meta.
  • Crie um plano de ação para alcançá-la. Ex: praticar musculação 3 vezes na semana; praticar exercício aeróbicos 2 vezes por semana.
  • Compartilhe suas conquistas com pessoas que te apoiam.
  • Dê a você pequenas recompensas a cada avanço na meta. Ex: vá ao cinema; compre uma roupa nova…
  • Mantenha-se disciplinado e com foco no resultado.
  • Celebre suas conquistas!

Como reduzir o consumo de açúcar em 5 passos

Manter o peso ideal é desafiador, mas possível. E esse processo não precisa ser, necessariamente, sinônimo de sofrimento. Basta fazer escolhas assertivas e seguir um plano. Estabeleça uma meta, alcance e continue lutando por ela! Continue aproveitando nossas dicas, calcule aqui o seu IMC e cadastre-se abaixo para receber as atualizações do blog!

Nutricionista Giulianna Mastroianni

 

O conteúdo desse artigo foi desenvolvido com a orientação da nutricionista Giulianna Mastroianni (CRN6-6974), profissional da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza.

Rodapé da página.