Cuidar de Você 28 de Janeiro de 2016

Cuide bem da saúde dos seus olhos


Mulher com celular na mão sorrindo.

 

Qual a última vez que você foi a um oftalmologista? Você já fez um exame de vista, ao menos para saber como anda sua visão? Se a resposta for não, fique atento. Os olhos são órgãos fundamentais do corpo e devem ser cuidados, periodicamente, para garantir uma maior qualidade de vida.

Veja algumas dicas de cuidado com a visão no dia-a-dia em nossos vídeos.

A consulta com o médico oftalmologista deve ocorrer de forma periódica. A primeira avaliação já ocorre nos primeiros meses de vida: É o ?teste do olhinho?. Na idade pré escolar a criança também deve fazer uma avaliação a fim de evitar uma possível dificuldade no desenvolvimento escolar. Na vida adulta e na velhice também existem doenças a serem diagnosticas ou prevenidas, sendo também importante visitas periódicas.

Projeto Cuidar do Futuro realiza entrega de óculos para crianças com problema na visão. Confira.

Além das avaliações periódicas ou consultas motivadas por sintomas oculares, seguem algumas dicas importantes:

  1. Cuidado ao levar as mãos aos olhos, pois a mão suja pode trazer doenças, a conjuntivite é exemplo disso. Caso necessário, use lenço de papel.
  2. Evite coçar os olhos com força, pois os olhos são órgãos muito complexos e sensíveis e o ato de esfregar pode causar diversas doenças, a exemplo do ceratocone, que é uma doença responsável por desencadear uma alteração do grau do olho de difícil tratamento.
  3. Use colírios somente com orientação médica, pois estes, se usados de forma incorreta podem causar doenças como o glaucoma e a catarata.
  4. Não compre óculos de grau ou esportivos em feiras, camelôs ou farmácias, pois eles não trazem normalmente os filtros e que servem para proteger seus olhos dos raios ultra violeta. O correto é comprar em lojas especializadas em óculos.
  5. Não se esqueça de ir periodicamente ao oftalmologista, pois o exame de vista realizado por um médico é a única forma de prevenir doenças potencialmente graves, possibilitando a manutenção da saúde dos seus olhos.

Rodapé da página.