Cuidar de Você 18 de Agosto de 2016

Hipertensão: sintomas, causas e diagnóstico


Podemos considerar hipertenso, o individuo que possui a pressão arterial igual ou maior que 14 por 9, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão. Conheça os sintomas que são causados por ela, como diagnosticá-la, suas complicações e o que pode ser feito para beneficiar as pessoas que sofrem com a doença.

Quais os sintomas da hipertensão?

Mulher preocupada com a mão na cabeça

A visão turva ou borrada, tontura, dificuldade para respirar ou até mesmo dor de cabeça ligada ao aumento da pressão arterial são alguns dos sintomas da doença.

Veja mais sintomas da hipertensão no vídeo abaixo:

Como pode ser identificada?

Pessoa com o equipamento de aferir pressão na mão

Conhecida como ?pressão alta?, a hipertensão pode ser identificada por meio da medição da pressão arterial, feita em farmácia ou até mesmo em casa, com um aparelho digital, o esfigmomanômetro.

Faça parte do grupo Supervida da Medicina Preventiva, voltado a clientes com quadro de hipertensão e doenças cardiovasculares.

Inscreva-se agora

O que fazer em caso de hipertensão?

O primeiro passo é procurar um especialista na área e seguir o tratamento clínico indicado pelo médico. Normalmente, os profissionais indicam uma dieta pobre em sal, e a ingestão de cerca de 2 litros de água por dia, além de praticar exercícios físicos.

Quais são as possíveis complicações para quem tem hipertensão?

Quando não controlada, a pressão alta pode levar, em longo prazo, a diversos problemas em órgãos como o coração, cérebro e rins. Como trata-se de uma doença sem cura, o tratamento da hipertensão visa a prevenção das suas complicações, principalmente AVC (derrame cerebral), infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e insuficiência renal crônica.

Quais exercícios trazem benefícios ao hipertenso?

Mulher correndo de costas

Os exercícios aeróbios de baixa e moderada intensidade, realizados por um período de 20 a 60 minutos, de três a cinco vezes por semana, promovem os melhores resultados ao hipertenso. A musculação também potencializa e tem grande segurança cardiovascular para indivíduos hipertensos, desde que bem controlados e orientados.

De acordo com o cardiologista, Dr. Cezário Martins ?na maioria das vezes a hipertensão é uma doença assintomática, por isto mesmo negligenciada no diagnóstico e no tratamento. Uma vez instalada, as consequências e os prejuízos são grandes para a saúde?.

Diante dos sintomas apresentados, o ideal é procurar um médico que fará o diagnóstico correto e indicará o tratamento mais adequado de acordo com o paciente.

Como evitar a hipertensão

Saiba como evitá-la assistindo o vídeo abaixo:

Para entender mais do assunto e ver mais vídeos explicativos da hipertensão, confira nossa playlist exclusiva no Youtube de vídeos relacionados à pressão arterial e aproveite.

Rodapé da página.