Espaço Zen 14 de Março de 2012

Saiba mais sobre a fadiga


Mulher tranquila de olho fechado

Você se sente cansado? O cansaço melhora quando você dorme ou descansa? Esse cansaço te impede de realizar o que você costuma fazer? Se as respostas para essas perguntas forem todas sim, provavelmente você está com fadiga.

Pensando nisso, reunimos as dúvidas mais frequentes a respeito do tema para que você possa conhecer um pouco mais sobre este assunto:

  • 1. O que é a fadiga?
    A fadiga manifesta-se como uma experiência de cansaço que afeta indivíduos doentes e também os saudáveis.
  • 2. Quais os seus sintomas?
    Os principais sintomas relatados são dor, alterações do sono, anemia e perda de apetite.
  • 3. Quais as causas da fadiga?
    Anemia, Infecção, alterações hormonais, hipotireoidismo, deficiência de vitaminas e minerais, dor, distúrbio emocional, distúrbio do sono, má nutrição, baixo nível de atividade física e efeitos colaterais de medicações estão entre as possíveis causas.
  • 4. A fadiga tem tratamento?
    Sim. O tratamento da fadiga é multidisciplinar e em alguns casos é necessário medicação. Mas não se preocupe: outras alternativas podem ajudar, como, por exemplo, a prática de exercícios físicos, a conservação de energia, psicoterapia, melhoria do sono e da dieta, práticas meditativas, acupuntura, massagem e toque terapêutico.

Não deixe de aproveitar nossas dicas para ter uma vida saudável e procure um médico para ter um diagnóstico preciso e um acompanhamento adequado caso a fadiga continue atrapalhando sua vida.

Rodapé da página.