Mamãe e Bebê 04 de Outubro de 2016

7 dúvidas sobre parto normal e cesárea


Conteúdo atualizado em: 01/02/2021

É comum que a maternidade cause muitas dúvidas nas mulheres, sendo um dos primeiros questionamentos sobre qual tipo de parto é mais adequado. Neste post, nós respondemos as principais dúvidas sobre o parto normal e a cesariana. Confira!

Mulher grávida com dois sapatinhos azuis em cima da barriga

É comum que as grávidas procurem por informações, vídeos de parto e fotos na Internet para se familiarizarem mais com o assunto. Pensando em responder a estes questionamentos, selecionamos 7 perguntas mais frequentes sobre os tipos de parto e conversarmos com o médico obstetra da Unimed Fortaleza, Dr. Márcio Alcântara.

As 7 principais dúvidas a respeito do parto

1 – Quais as vantagens do parto normal/natural para a mãe e o bebê?

Dr. Márcio Alcântara – O fato do bebê vivenciar o trabalho de parto ajuda no amadurecimento dos pulmões, assim como passar pelo canal de parto fortalece seu sistema imunológico. Além disso, a recuperação do parto vaginal, sem dúvida, é mais tranquila que de uma cesárea, com muito menos complicações (dor pós-operatória, sangramento e anemia, riscos de formação de coágulos, infecção, além de aderências e dor pélvica). Embora o parto normal/natural tenha riscos, ele se sobressai em relação à quantidade de benefícios quando comparado à cesárea.

2 – Por que optar pelo parto normal/natural ao invés da cesárea?

MA – A gravidez é uma adaptação do organismo. Quando falamos em cesárea, falamos de um parto feito por meio de procedimento cirúrgico e, neste, há riscos de complicações, como as citadas acima. O parto vaginal se apresenta como um evento fisiológico, natural, e o corpo foi preparado para sua ocorrência, tendendo a ocorrer quando o bebê está pronto para nascer. A cesárea promove uma incisão no útero e, com isso, uma limitação no número de futuras gestações. Somamos ainda o fato de que, no pós-parto abdominal, o retorno à alimentação é retardado. Quando você relaciona parto normal e cesárea no que diz respeito à melhor opção para se ter o bebê, o parto normal supera.

3 – Como se preparar para ter um parto normal/natural?

MA – Para atingir seus objetivos, você deve se preparar para eles, e essa máxima não é diferente quando se trata do parto vaginal. A paciente deve conversar com seu obstetra para ver a possibilidade de se submeter ao trabalho de parto e para saber como se preparar, iniciando com um bom acompanhamento de pré-natal, inclusive, com a participação de outros profissionais.

Retirar suas dúvidas, afastar os mitos, realizar exercícios físicos e mentalizar com positividade essa experiência são algumas das orientações. Os casais devem se informar em fontes seguras para que tomem uma decisão consciente, protagonizando com segurança o parto e sempre visualizando que o bebê e a gestante são os seres mais importantes em todo esse processo! Entender, também, que o parto normal/natural envolve a imprevisibilidade, não se sabe que horas começa nem quanto tempo dura. E que a dor faz parte do processo. O Hospital Unimed oferece métodos não farmacológicos para a preparação de um parto natural, são eles: apoio e cuidados 24h de enfermeira obstétrica treinada e habilitada, uso de escada para alongamento, banho de imersão para alívio da dor, dentre outros.

4 – Parto normal/natural dói mais do que cesárea?

MA – A dor do parto normal/natural é crescente e ocorre durante todo o trabalho de parto, principalmente na saída do bebê. Já a dor da cesárea tem início quando a analgesia passa, embora seja usada muita medicação para amenizar essa dor.

O parto normal/natural pode até parecer que dói mais do que a cesárea, mas essa dor também é minimizada pelo entendimento de sua natureza, a proximidade do nascimento, fazendo com que esse subjetivo permita sua tolerância. Em alguns casos, você consegue lançar mão da analgesia de parto. Se uma paciente está preparada e tem vontade de ter parto normal/natural, o psicológico dela deve estar convicto da decisão, o que contribui para o alívio da dor.

Kit para Mamães de Primeira Viagem: Cuidados pré e pós-parto

5 – O parto normal/natural alarga o canal vaginal?

MA – Não alarga. Temos que entender que a cabeça do bebê está passando por um trajeto que é o canal de parto e esse canal de parto é constituído por músculos que podem se acomodar. Mas nada que uma fisioterapia prévia ou a posterior, se necessário, não minimizem. No caso de bebês grandes, acima de 4 kg, estes podem levar a uma maior distensão e até o rompimento de tecido na região do parto, de pronta correção, e isso não diminui os benefícios do parto normal/natural.

6 – Como se preparar para o parto humanizado?

MA – A mulher e a família têm que ser bem assistidas com obstetra, enfermeira obstetra e demais profissionais que possam ajudar em seu processo de gestação, parto e pós-parto, com as orientações necessárias. O parto humanizado envolve a diminuição da dor, da ansiedade e de outros aspectos que visam dar uma melhor assistência para a mãe, bebê e família.

7 – Como a Unimed está trabalhando para que seus clientes tenham um parto adequado?

MA – O Hospital Unimed tem toda uma estrutura para as mulheres que desejam realizar parto normal/natural ou cesárea, dispondo de médicos obstetras 24h na Emergência (podendo converter com segurança um parto vaginal em cesárea conforme indicação precisa). Além disso, contamos com:

  • UTI Neonatal de referência com dois neonatologistas;
  • Anestesistas em plantão presencial;
  • Enfermeiras obstetras;
  • Duas salas de parto natural, contando com escada de ling, banho de imersão, cavalinho, bola, chuveiro com água quente, banheira descartável (disponível para aquisição), som ambiente e iluminação com regulador de luminosidade.

Ofertamos, ainda, a Oficina para Gestantes, um workshop gratuito realizado pela equipe multidisciplinar da nossa Medicina Preventiva especialmente para que as nossas clientes se preparem para esse momento, com orientações essenciais sobre a maternidade.

Deseja conhecer o Hospital Unimed? Realize o agendamento prévio ligando para (85) 3277.7126. No dia da visita, profissionais especialistas mostrarão todo o ambiente do parto.

UF – Qual a sua mensagem para as futuras mamães sobre a escolha do parto?

MA – Nós temos uma geração que foi acostumada com a praticidade da cesárea. Voltar ao parto normal/natural com a mulher como protagonista, com a família ao lado, é uma nova forma de viver o nascimento. Entender que a dor pode ser amenizada, com a força do desejo em atingir seu objetivo, trabalhando fatores psicológicos no transcurso da gestação e confiando na segurança e humanização dos profissionais e estruturas a sua disposição, permitirá à mãe escolher pela via que estiver mais segura para o seu parto.

Conheça a maternidade do Hospital Unimed

Projeto Parto Adequado na Unimed Fortaleza

A Unimed Fortaleza faz parte de um grupo de operadoras que apoiam o Projeto Parto Adequado, que visa aprimorar modelos de cuidado que valorizem o parto vaginal e natural. O principal objetivo é reduzir o percentual de cesarianas desnecessárias, contribuindo para maior qualidade na saúde da mãe e do bebê, além de promover uma experiência de parto mais humanizada.

Banner com uma imagem de um bebê no colo da mãe e a informação na cor branca "Saiba mais sobre o Espaço Parto Adequado" no fundo verde ao lado

Gostou do conteúdo? Faça um tour pelas nossas salas de parto adequado e assista a experiência da Patrícia com o com o parto natural em nosso canal no Youtube!

dr-marcio-alcantara

 

Conteúdo desenvolvido em parceria com o médico ginecologista e obstetra da Unimed Fortaleza, Dr. Márcio Alcântara (CRM – 5861 CE) 

Rodapé da página.