Mamãe e Bebê 28 de Fevereiro de 2018

Cuidando da mamãe: como tratar a hemorroida na gravidez


Comum durante a gestação, o aparecimento de hemorroida na gravidez ainda causa dúvidas entre as futuras mamães que, na maioria das vezes, desconhecem a prevenção, os sintomas e o tratamento.

Mulher grávida em consulta médica para tratamento de hemorroida na gravidez

A gestação é um período em que o corpo da mulher passa por uma série de transformações. Em meio a tudo isso, algumas mamães desenvolvem hemorroida na gravidez, mas, no fim das contas, acabam por não compreender o motivo do incômodo na região anal e como tratar a doença.

O que é hemorroida?

A hemorroida é uma variz que se desenvolve na região anal. Normalmente possui variação de tamanho e causa um desconforto no local. Coceira fora do comum e sangramento ao evacuar são alguns sinais de alerta para essa condição.

Por que surge a hemorroida na gravidez?

Apesar de ser desconfortável, essa condição costuma ser comum. Durante o período gestacional, o corpo feminino passa por uma série de mudanças, dentre elas o fluxo de sangue aumentado, o crescimento do útero, a dilatação das veias da região anal e o aumento de peso são algumas das mudanças que surgem na gestação e que colaboram para o seu aparecimento.

Devemos lembrar que a prisão de ventre também é um fator de risco para o surgimento das hemorroidas. Portanto, tê-las durante esse período é algo muito comum, principalmente entre o segundo e o terceiro trimestre.

Quais os principais sintomas da hemorroida na gravidez?

Os desconfortos causados pelas hemorroidas normalmente começam com coceiras e dores na região anal. A presença de sangue nas fezes e no papel higiênico também são característicos da presença de hemorroidas. Vale lembrar que saliência no ânus também deve ser observada com atenção.

Veja 8 cuidados com a mamãe no pós-parto

Como posso tratar a hemorroida na gravidez?

O tratamento é mais simples do que parece. Alguns pacientes podem sim precisar usar pomadas ou outros medicamentos, mas atitudes simples podem mudar positivamente o quadro da futura mamãe que desenvolveu hemorroida. Conheça alguns deles:

  1. Limpar a região anal apenas com lenços umedecidos, sabonete neutro ou água morna;
  2. Evitar alimentos muito condimentados;
  3. Tomar banhos mornos na banheira ou banhos de assento para aliviar dores e coceiras.

O que devo fazer para prevenir a hemorroida na gravidez?

Apesar dos fatores que desencadeiam esse incômodo serem mudanças comuns da gestação, é possível através de pequenas medidas se prevenir da doença. É recomendado:

  1. Beber 2 litros de água diariamente;
  2. Evitar passar muito tempo sentada ou em pé;
  3. Priorizar uma alimentação baseada em fibras;
  4. Praticar exercícios físicos.

Recomendações extras

Além de dicas para prevenir e tratar, é essencial você conhecer algumas técnicas que podem aliviar os desconfortos causados pela hemorroida na gravidez. Conheça algumas delas:

  1. Evite deitar com a barriga para cima e sim de lado. Essa simples mudança diminui a pressão na região anal, aliviando as dores causadas pelas hemorroidas.
  2. Sempre converse com a sua obstetra antes de utilizar algum supositório ou pomada. Lembre-se: consultar um profissional é essencial antes de qualquer medicação.
  3. Utilize uma almofada com um furo no meio para aliviar possíveis dores ao sentar.

Recomendamos para você: como escolher a maternidade ideal?

Apesar de desconfortável, o surgimento da hemorroida na gravidez não é algo grave, mas é necessário ser cuidado e acompanhado por um profissional para que a grávida possa ter uma gestação com saúde e bem-estar.

Para uma gestação saudável é preciso consultar regularmente o seu médico. Por isso, caso se identifique com algum dos sintomas, procure ajuda de um especialista através do Guia Médico Online ou App Minha Unimed.

Garanta assistência médica ao seu filho desde os primeiros dias de vida, saiba aqui como incluir o seu bebê no plano de saúde.

dr-zeus
Conteúdo aprovado em parceria com o profissional Dr. Zeus Peron (CRM 8775) (RQE 3371).
Formado em medicina pela Universidade Federal de Alagoas | Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO | Especialista em Ultrassom em Ginecologia e Obstetrícia pelo colégio Brasileiro de Radiologia | Mestrado em Toco-ginecologia pela Universidade Federal do Ceará.

Rodapé da página.