Movimente-se 27 de Outubro de 2016

Meditação e corrida: o que elas têm em comum?


A princípio, ambas são atividades muito distintas, mas ao analisarmos bem, elas têm muito mais em comum do que se imagina.

Homem e mulher correndo na estrada

Meditação e corrida são atividades que exigem dedicação, não apenas no início, mas principalmente em relação à manutenção, pois para surtirem efeito de verdade é necessário que essas atividades se tornem hábito.

Benefícios da corrida e meditação

Infográfico comparativo entre os benefícios da corrida e meditação

A meditação e a corrida são atividades individuais que dependem do estado mental do praticante. Aliar as duas atividades traz um ganho extra ao corredor, pois o exercício oxigena a mente, fazendo com que consiga meditar melhor. Quando o praticante está correndo é comum que vários pensamentos aleatórios ocupem a mente dele, o que tira o foco e a concentração do momento presente, da corrida em si, e isso dificulta, principalmente, os percursos de longa distância.

Conheça a história de superação de Iranildo Anastácio que encontrou no esporte a motivação para continuar vivendo

 

Corrida Meditativa

A mente e o corpo são aliados e precisam ser trabalhados de forma que ao exercitar um, o outro não seja esquecido. Nesse contexto surge a corrida meditativa, uma forma de unir as duas atividades para que se obtenham ganhos físicos e espirituais. Desenvolver a prática de meditar correndo requer tempo e treino. Meditar também é entendido como simplesmente viver o momento presente sem interferências do mundo exterior e sem pensamentos negativos.

Mulher meditando sentada na grama

?Enquanto corremos, nosso corpo passa por diversos processos de adaptação fisiológica, dentre elas, a constante aceitação da dor, do desconforto e da dúvida. Da dor física, quando encontramos algum obstáculo no percurso como uma ladeira; do desconforto, quando aceleramos o ritmo e da dúvida, quando pensamos se desistimos no meio do caminho ou não. Isso tudo faz parte do processo de maturidade e consciência corporal. Sendo assim, a melhor dica para iniciar ambas as atividades é, acima de tudo, manter-se assíduo, pois a cada treino sempre haverá uma nova adaptação?, afirma o educador físico da Unimed Ativa, Eduardo Parente.

Correr com a mente de meditação é possível e é uma prática comum no Oriente, principalmente entre os monges budistas, pois eles acreditam que o corpo e a mente formam o ser. Essa prática tem sido difundida e muito praticada, principalmente, por pessoas que estão começando a correr e não conseguem manter a concentração e o foco, e também é bastante popular entre maratonistas e corredores de longa distância.

Caminhar por 20 minutos depois da refeição reduz o nível de glicose

Rodapé da página.