Um tema que tem preocupado cada vez mais os pais é a diabetes infantil. O aumento da obesidade, associada ao sedentarismo e aos maus hábitos alimentares, são as principais causas do alarmante crescimento da diabetes entre as crianças. Reunimos as principais dúvidas a respeito do tema. Confira:
A Diabetes ocorre quando o pâncreas não produz insulina em quantidade suficiente ou o organismo não o utiliza da forma adequada. Se trata de uma doença crônica, mas que pode ser controlada e até revertida em alguns casos, a partir de alguns cuidados.
– Sede e fome excessivas;
– Emagrecimento;
– Dificuldade de cicatrização;
– Mal estar;
– Tonturas;
– Câimbras e formigamentos;
– Aumento do número de vezes em que urina;
– Tremor;
– Taquicardia;
– Indisposição;
– Cansaço
– Durante os primeiros meses de vida, o leite materno deve ser o único alimento para o bebê. Vale lembrar que é importante dispensar alimentos que não são necessários nesta fase;
– Praticando atividade físicas;
– Praticando alimentação diversificada, rica em fibras, pobre em açúcares e fracionada em 6 refeições diárias;
Os pais devem sempre optar por frutas, sucos diet, sanduíches naturais e barrinhas de cereais diet. Na escola, a oferta de refrigerantes e doces é grande, por isso, converse com seu filho para que resista às tentações da cantina.
Vale lembrar que o acompanhamento médico é indispensável. A realização de exames periódicos, o controle do colesterol e do peso e atividade física (desde que indicada por um médico) podem fazer a diferença na qualidade de vida da criança portadora de diabetes.
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação, personalizar conteúdo e melhorar o desempenho do site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Cookies e de Privacidade.