Espaço Zen 26 de Dezembro de 2012

Musicoterapia: como funciona e quais são os seus benefícios?


*Conteúdo atualizado no dia 14 de julho de 2017 às 09h40.

Os amantes da música já conhecem intuitivamente as sensações de prazer que as melodias provocam. Mas, você sabia que estudos comprovam que alguns sons ajudam a relaxar e no tratamento e recuperação de doentes?Mulher ouvindo música no fone de ouvido deitada no sofá

A musicoterapia, técnica que utiliza os sons no tratamento de algumas doenças, ajuda a melhorar o humor, a ansiedade e o controle da dor em pessoas com câncer, auxilia na reabilitação de pacientes com derrame e tem sido observado que também aumenta a qualidade de vida daqueles que passam por tratamentos contra a insuficiência renal.

Vantagens da Musicoterapia

Mulher ouvindo música no fone de ouvido encostada no sofá

Conheça algumas vantagens da musicoterapia a seguir:

1. Como atua no cérebro:

A musicoterapia ativa diversas regiões do cérebro. Uma delas, o hipotálamo, regula a temperatura, a vontade de comer e o estado de ânimo. Outra, o tálamo, é responsável por interpretar as informações dos sentidos. Ativa também o hipocampo, que guarda a memória, e regiões associadas às funções cognitivas. Em resumo: a música não só ajuda a tratar as doenças como estimula a memória e o aprendizado.

2. Musicoterapira x Bem-estar:

As melodias ajudam na sensação de bem-estar, pois liberam endorfina e conseguem acionar neurotransmissores ligados ao prazer. Se bem selecionadas, ajudam o paciente a esquecer de seu problema.

3. Relaxamento

Música também ajuda a relaxar. A musicoterapia auxilia na quebra da tensão dos músculos, comum principalmente em pacientes com ansiedade e depressão, seja esta motivada por alguma situação ou doença.

4. Aumento da força de vontade

Em pacientes sem força de vontade para seguir com seus cuidados médicos, as sensações de relaxamento promovidas pela musicoterapia ajudam a seguir adiante e aceitar os tratamentos.

5. Equilíbrio

A musicoterapia também equilibra o ritmo do coração e da respiração, ajudando a controlar o estresse.

Playslists exclusivas

Agora que você conhece os benefícios da música para o organismo, monte sua playlist favorita para relaxar ou ouça uma de nossas playlists exclusivas abaixo. Se preferir, siga o nosso perfil no Spotify© aqui. Tenha sempre em mente que, se for usar fones de ouvido, alguns cuidados são sempre importantes.

 

Rodapé da página.