Mamãe e Bebê 29 de Novembro de 2016

Dicas para armazenar o leite materno


Muitas mamães têm dúvidas sobre como armazenar o leite materno para o seu bebê, seja em qual recipiente em que deve ficar o leite ou até mesmo o tempo que deve ficar congelado.

Mulher amamentando filho sentada na cadeira

Existem bombinhas ou ordenhadeiras que servem para tirar leite materno e, geralmente, estes materiais já vêm com recipientes para congelamento ou armazenamento do leite. De acordo com o Ministério da Saúde, o leite materno cru (não pasteurizado) deve ser conservado em geladeira por até 12 horas e, no freezer, por até 15 dias.

Curiosidade

Mamadeira na frente e mãos da mãe segurando bebê ao fundo

É possível armazenar o leite materno em mamadeiras, contanto que estejam esterilizadas e que tenham uma tampa que vede bem. Além da mamadeira, qualquer recipiente de vidro com tampa de plástico e esterilizado também pode ser utilizado. Uma dica para esterilizar o recipiente, onde leite vai ficar após ser tirado, é ferver o recipiente por 15 minutos, ou usar esterilizadores de micro-ondas pelo tempo determinado na embalagem do esterilizador e deixar secar por conta própria, sem limpar por dentro.

Como aquecer o leite materno?

O indicado é retirar o frasco do congelador e descongelar o leite materno na geladeira,
de um dia para o outro, já que o calor em excesso destrói enzimas e proteínas e unir todo o leite fazendo movimentos circulatórios.

Inscreva-se na nossa Oficina para Gestantes

Como tirar o leite materno?

As mamães podem retirar o leite materno manualmente, com massagem e ordenha. No caso da ordenha manual é necessário ter prática. Geralmente, logo na primeira vez, não se consegue retirar muita leite por isso importância da prática. É necessário procurar um banco de leite humano para orientações.

Posto de Coleta de Leite Humano

O Hospital Regional Unimed (HRU) disponibiliza para as mamães clientes Unimed Fortaleza um serviço exclusivo, trata-se do Posto de Coleta de Leite Humano, que tem como objetivo dar assistência às mamães.

O serviço

O serviço dá suporte aquelas mães que tem alguma dificuldade de amamentação ou mesmo não sabem qual o melhor posicionamento para amamentar o seu bebê. Além disso, o Posto funciona como apoio às mamães que necessitam fazer ordenha manual do seu leite.

O Posto de Coleta de Leite do HRU fica situado no 6º andar do Hospital, conta com uma profissional de enfermagem que orienta as mamães dando dicas e esclarecendo dúvidas que surgem durante a amamentação e o pós-parto.

Banner de uma mulher amamentando o bebê com o texto ao lado "Veja algumas dicas sobre a importância do aleitamento materno" e o botão "Clique aqui"

Conheça a nossa maternidade

Apresentamos o Complexo Neo Obstétrico (quartos da maternidade, berçário, sala de parto humanizado, sala de pré-parto, parto e pós-parto, sala de amamentação e UTI neonatal) do Hospital Regional Unimed (HRU). Faça um Tour Virtual 360º e descubra a comodidade e segurança que o Hospital da Unimed Fortaleza oferta às suas mamães.

Rodapé da página.