Cuidar de Você 17 de Maio de 2012

Benefícios do exercício físico regular em pessoas com diabetes e hipertensão


Todo mundo já sabe que o exercício físico é importante para manutenção da saúde. O que algumas pessoas desconhecem é que a prática regular de atividade física pode, inclusive, ajudar no tratamento de muitas doenças.

mulher correndo no por do sol

Para quem tem diabetes e hipertensão, não é diferente. Por isso, reunimos algumas dicas especiais para que o exercício físico seja realizado de forma segura e prazerosa.

Conheça alguns dos benefícios da atividade física regular em pessoas com diabetes e hipertensão:

  • Ajuda a controlar o diabetes (melhora a captação de glicose e a resistência insulínica). Pode diminuir a necessidade de medicamentos e insulina;
  • Evita as complicações do diabetes e hipertensão (infarto, AVC, neuropatia, retinopatia etc);
  • Ajuda a prevenir e controlar o excesso de peso, a hipertensão arterial , a osteoporose e as doenças do colesterol (aumento do HDL e diminuição do LDL);
  • Melhora a auto-estima, a socialização, reduz o estresse, tristeza e depressão;

Qual o melhor horário? E a duração do exercício?

  • Prefira o inicio da manhã ou o final da tarde. Não dependa totalmente de “um horário”;
  • Uma caminhada pode ser antes ou depois do trabalho. No trabalho, pegue escadas ao invés de elevador. Ainda, indo ao trabalho ou às compras, estacione distante ou vá à pé;
  • Tente progredir para acumular 30 minutos de exercícios, pelo menos 3 vezes por semana. Pode ser de forma fracionada, sessões de dez minutos, três vezes ao dia, ou quinze minutos duas vezes ao dia. O mais importante é tentar ser mais ativo.

Qual o melhor exercício?

  • É aquele que mais atende às possibilidades e preferências da pessoa, escolhido após avaliação médica;
  • Se você já pratica algum exercício e está se sentindo bem, deve continuar;
  • Se está sedentário, deve verificar que atividades gostava no passado, por que parou e como pode começá-las de novo.

Qual deve ser a intensidade dos exercícios?

  • Para trazer os benefícios à saúde, o exercício físico deve durar, pelo menos, meia hora por dia e ser feito pelo menos 3 vezes por semana, de forma regular;
  • A intensidade adequada é aquela que aumenta as frequências cardíaca e respiratória da pessoa, mas sem causar desconforto. Para saber se está exagerando nos exercícios, a intensidade ideal é a que permite falar normalmente enquanto os pratica.

Como iniciar e manter exercícios físicos?

Estabeleça objetivos realistas. Por exemplo, planeje caminhar três vezes nesta semana. Mesmo que caminhe somente 5 minutos em cada vez, considere atingido o objetivo. Na próxima semana, tente caminhar duas vezes por 10 minutos.

Que outros cuidados devo ter antes  da atividade física?

Nunca exercite-se em jejum, beba bastante água, use equipamentos adequados como tênis confortável para caminhar e capacete para pedalar. Tênis confortável é particularmente importante para o diabético.

Agora que já conhece alguns dos vários benefícios da prática de exercícios físicos, que tal começar a se mexer? Preparamos um guia exclusivo com 3 planos de treinos para fazer fora da academia. Baixe gratuitamente!

Rodapé da página.