Comitê de Ética em Pesquisa

Comitê de Ética em Pesquisa

Sobre o CEP da Unimed Fortaleza

O Comitê de Ética em Pesquisa(CEP) da Unimed Fortaleza tem caráter consultivo, deliberativo e educativo, e foi criado para defender os interesses dos sujeitos (seres humanos que passarão por alguma pesquisa) em sua integridade e dignidade e para contribuir com o desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos.

Dúvidas, Orientações e Esclarecimentos

O Comitê deve ter, no mínimo, 1 membros, com profissionais da área de saúde, ciências exatas, sociais e humanas, como juristas, teólogos, sociólogos, filósofos, bioeticistas e um representante dos usuários; não pode ter mais de 50% da mesma categoria profissional; os membros devem ser consultores "ad hoc" (atividade colaborativa, voluntária, específica e eventual); e é vedada a remuneração.

Para utilizar o CEP, é necessário fazer contato diretamente com um dos membros do comitê e com a secretaria; participar das atividades de treinamento; e submeter projetos via Plataforma Brasil.

Passar o projeto pelo CEP não é apenas um procedimento para evitar abusos com os participantes, mas também para a avaliação de prováveis processos jurídicos que venham a ser abertos contra o pesquisador por participantes ou outros que venham a se sentir lesados pela pesquisa.

O CEP é corresponsável pelo projeto em casos jurídicos, a não ser que as recomendações não sejam atendidas ou se verifique que a pesquisa se desenvolveu em desacordo com o projeto avaliado pelo CEP.

O CEP também assume riscos que venham a acontecer em pesquisas aprovadas por seus membros.

Entende-se por pesquisa a classe de atividades cujo objetivo é desenvolver ou contribuir para o conhecimento científico generalizável. O conhecimento generalizável consiste em teorias, relações ou princípios, ou no acúmulo de informações sobre as quais estão baseados, que possam ser corroborados por métodos científicos aceitos de observação e/ou inferência.

Pesquisa envolvendo seres humanos é aquela que, de forma individual ou coletiva, envolve o ser humano, direta ou indiretamente, em sua totalidade ou partes dele, incluindo o manejo de informações ou materiais. Envolve informações coletadas diretamente através dos pacientes, ou em prontuários, arquivos etc. Mesmo com somente um participante, em relato de caso, é uma pesquisa de seres humanos. Pesquisas de revisões sistemáticas em artigos, por outro lado, não são em seres humanos, bem como pesquisas em sistemas de informação de acesso público.

Links de Cadastro para Realização de Pesquisas na Unimed Fortaleza

Documentos Modelo

Cronogramas

Outros Links para Consulta

Comissão de Incentivo a Pesquisa

A CIP é uma comissão que congrega os processos e ferramentas que visam apoiar o pesquisador da Unimed Fortaleza no desenvolvimento do seu projeto de pesquisa.

Dentre as suas atividades, ressaltamos os serviços de estatística para as análises de cálculo de tamanho amostral durante o planejamento e escrita do projeto de pesquisa, além da análise de dados dos projetos já aprovados e em fase de conclusão e construção de resultados.

Atua ainda nos processos de submissão de propostas para solicitação de financiamento às agências de fomento e no gerenciamento dos recursos concedidos por elas, além da divulgação de oportunidades de chamadas e editais específicos para pesquisa.

Para saber maiores detalhes sobre o que contempla cada serviço e realizar o agendamento, entre em contato com a CIP através do telefone (85) 3277-7149 ou centrodeestudos@unimedfortaleza.com.br.

Entre em Contato

Comitê de Ética em Pesquisa - Unimed Fortaleza

Avenida Visconde do Rio Branco, 4000, Nono andar.
Bairro: São João do Tauape - CEP: 60.055-172