Unimed Fortaleza - O melhor plano em cada escolha

Como saber se é Coronavírus?

Você tem Dúvidas?

Os sintomas clínicos de pacientes suspeitos de coronavírus são muito parecidos com os de uma gripe comum.

  • Tosse
  • Febre
  • Dificuldade para respirar
  • Mal estar
  • Dores pelo corpo
  • Congestão nasal
  • Dor de garganta
  • Coriza

Fonte: Ministério da Saúde.

Com a transmissão comunitária confirmada, não é mais possível determinar o paciente zero.

Mas, se esteve em contato com caso suspeito ou confirmado para o coronavírus nos últimos 14 dias antes do aparecimento dos sintomas, é um grande indicador.

Para clientes Unimed Fortaleza que apresentarem sintomas suspeitos e quiserem tirar dúvidas sobre seu estado de saúde, o primeiro passo é, com sua carteirinha em mãos, entrar em contato gratuitamente com a nossa Central Coronavírus Unimed Fortaleza 24 horas, através do telefone 0800 940 7800 Você irá conversar diretamente com um médico 100% apto para orientá-lo com as devidas recomendações médicas como autocuidados, ações preventivas e identificação de sintomas.

O atendimento é exclusivo para clientes Unimed Fortaleza e está disponível quantas vezes você precisar.

Caso o médico indique a suspeita, mas os sintomas sejam leves,a recomendação é que o paciente se mantenha em isolamento domiciliar por 14 dias, seguindo etiqueta respiratória e rotina de higienização.

Se os sintomas se agravem, como por exemplo, tosse forte, febre persistente e falta de ar, é a hora de se direcionar até uma unidade de atendimento mais próxima de acordo com sua rede de cobertura.

As Clínicas Unimed estarão funcionando como pronto atendimento para atender às demandas de pacientes com suspeita de Coronavírus.

  • Clínica Bezerra de Menezes: atendimento adulto e pediátrico de segunda a sexta das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h. R. José Sombra, 65 - Parque Araxá.
  • Clínica Oliveira Paiva: atendimento pediátrico de segunda a sexta das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h. Av. Oliveira Paiva, 2849 - Cidade dos Funcionários.
  • Clínica Parangaba: atendimento adulto de segunda a sexta, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h. Av. Godofredo Maciel, 51 - Parangaba
  • Pronto Atendimento em Maracanaú: atendimento adulto e pediátrico das 7h às 22h de domingo a domingo. Business Place (Acesso pelo Shopping Feira Center) Conjunto Jereissati I, Maracanaú.

Se possível, deslocar utilizando máscara e evitar transporte público.

Evite ir ao pronto atendimento se você não é um caso com agravamento de sintomas da Covid-19, pois há um maior risco de contaminação devido à exposição e aglomeração. Mantenha as condutas de precaução e prevenção, praticando a etiqueta respiratória e o isolamento social.

As unidades estão organizadas para o enfrentamento da pandemia e passarão as orientações no momento do atendimento.

Nas Unidades da Unimed Fortaleza, o cliente encontrará um modelo de auto triagem.

Caso seja um caso suspeito (ver itens 2 e 3: sintomas e situações que permitem suspeitar de contaminação por coronavírus), ele receberá a máscara, será identificado com uma pulseira rosa e encaminhado para classificação de risco realizada por enfermeiro capacitado em sala própria.

Com a confirmação da suspeição, o cliente será atendido imediatamente por um médico onde deve ser atestada a necessidade de fazer o teste que comprova a infecção pelo coronavírus. A partir daí, o paciente recebe as instruções do tratamento dependendo do seu quadro clínico. Caso não se confirme a suspeição, ele retornará para o fluxo normal de todos os atendimentos da unidade.

Fluxograma

Após o dia 20/03/2020, com a confirmação de transmissão comunitária no Ceará, estamos seguindo as determinações oficiais da Secretaria de Saúde do Estado. O que poderá ser alterado de acordo com novas determinações que possam surgir

Até o momento desta publicação, só há indicação de coleta de materiais respiratórios para exame para confirmação de coronavírus nos seguintes casos:

  • Casos sintomáticos classificados como SRAG*: indivíduo hospitalizado com febre, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta e que apresente dispneia ou saturação de O2 < 95% ou desconforto respiratório;
    *Síndrome respiratória aguda grave
  • Pessoas em grupos de risco com sintomas da Covid-19: pessoas com idade ≥ 60 anos e demais pessoas com diabetes mellitus, hipertensão arterial, miocardiopatia, doença pulmonar crônica, neoplasias malignas e gestação de risco;
  • Profissionais da saúde sintomáticos: devem ser testados, para que possam com segurança continuar no trabalho.

Ficam suspensas, assim, as coletas ambulatoriais e de emergência dos pacientes com casos leves, sem indicação de internação hospitalar. Recomendamos, assim, que pacientes com sintomas leves, sem dificuldade para respirar não se dirijam às emergências dos hospitais, incluindo o Hospital Unimed. Neste momento, a melhor recomendação é ficar em casa.

A principal finalidade da realização do exame é epidemiológica para estabelecer políticas de controle de contágio. O exame não serve para orientar o tratamento da doença e não precisa ser feito. Portanto, não há nenhum benefício ou utilidade em fazer o exame na rede pública ou privada se os critérios não forem preenchidos.

http://bit.ly/notificaCOVID19
  1. Persistência de febre por mais de 48 horas.
  2. Sinais de agravamento respiratório: aumento da frequência respiratória e falta de ar.

Recentemente, o Ministério da Saúde mudou a recomendação oficial acerca do uso de máscaras. A recomendação atual é para o uso de máscaras caseiras ou não-cirúrgicas para a população no geral, liberando a demanda de produção das máscaras cirúrgicas e N95 para uso dos profissionais da saúde.

Além disso, todos devem sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos e com pessoas doentes (por exemplo, pessoas com sintomas de gripe). São cuidados simples, importantes e que devem ser frequentes para se prevenir.

Imagem com formas de trasmissao

Ainda não há vacina contra o coronavírus. Mantenha os cuidados de prevenção da gripe. A vacinação contra a gripe é importante para auxiliar no correto diagnóstico e evitar que pessoas vão às emergências com gripe comum e se exponham a outros riscos de contaminação.

Importante: o Ministério da Saúde começou a distribuição da vacinas contra gripe no mês de março para grupos de risco. Fique atento ao calendário de imunização e aos locais de vacinação em Fortaleza e proteja-se.

O melhor plano em cada escolha. O melhor plano em cada escolha.
*Exclusivo para clientes Unimed Fortaleza

Assista nossos Vídeos

Mais informação para você.

Informativo do presidente Dr. Elias Leite. Informações sobre o novo coronavírus

Como se prevenir do novo coronavírus? Saiba tudo! LIVE realizada no dia 20.03.2020

Sintomas coronavírus. Fique atento as instruções e sintomas.

Nossa gratidão a todos os profissionais de saúde! Um ato de respeito a tanta dedicação.

Vamos ajudar os profissionais da saúde? Ajude os nossos profissionais a cuidar de quem precisa.

Nossa vocação é cuidar das pessoas! Estamos trabalhando aqui por vocês, fiquem em casa por nós!

Dia Mundial da Saúde. Confira a homenagem da Unimed para comemorar o Dia Mundial da Saúde.

Jeito Unimed Fortaleza de cuidar. Pode contar com a gente. Pode confiar no nosso jeito Unimed Fortaleza de cuidar.

Serviços Online

Evite aglomerações e unidades de atendimento presencial. Confira os nossos serviços online!

Icone com uma familia ilustrando as escolhas que a Unimed Fortaleza disponibiliza

Imposto de renda.

Saiba mais
Icone de um globo com ênfase no brasil para demosntrar que a cobertura do plano Unimed Fortaleza pode ser até nacional

Autorização de procedimentos.

Acessar
Icone de um papel com inscritos demonstrando o contra

Segunda via de fatura.

Acessar
Icone de um hopital simbolizando a ampla rede da Unimed Fortaleza

Guia Médico.

Acessar
Icone de uma caba simbolizando as enfermarias ou apartamentos

Consulta de protocolos.

Acessar
Icone com uma familia ilustrando as escolhas que a Unimed Fortaleza disponibiliza

Cartão virtual.

Baixar em Android ou iOS

Teste Coronavírus

Responda nosso teste online.

Podemos ajudar a descobrir o que está acontecendo.
Inicie a avaliação!

CASO SUSPEITO OU PROVÁVEL

Com base nas suas respostas, identificamos que você pode se enquadrar como caso suspeito ou provável para o novo coronavírus (COVID-19). No entanto, isso não é um diagnóstico. Escolha uma das duas opções abaixo e saiba o que fazer nesta situação:

Se você tem um médico de referência, ligue primeiro para ele para confirmar ou não a suspeita de coronavírus. Outra opção é entrar em contato com o Ministério da Saúde através do Disque Saúde 136 para obter a orientação adequada para o seu caso ou com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) através do Telesaúde 24h 0800 275 1475.

Se você for cliente Unimed Fortaleza, o primeiro passo é entrar em contato gratuitamente com a nossa Central Coronavírus Unimed Fortaleza 24h* pelo telefone: 0800 940 7800. Uma equipe médica de plantão está disponível para atendê-lo. O médico responsável pelo seu atendimento realizará uma teletriagem, para confirmar ou não a suspeita da doença. Caso a suspeita seja confirmada, dirija-se à unidade médica mais próxima, observando a cobertura do seu plano de saúde. De preferência, utilize máscaras durante o trajeto e evite o contato físico com outras pessoas.

Acesse sua rede de atendimento no nosso Guia Médico Online.

*O serviço de apoio e orientação médica por telefone é exclusivo para nossos clientes e está disponível quantas vezes você precisar.

FIQUE ATENTO

Embora você não apresente sintomas, o Ministério da Saúde recomenda que pessoas que tiveram contato com suspeitos de ter a doença e/ou que apresentam sintomas leves de gripe, permaneçam em isolamento social por 14 dias para observar a evolução de possíveis sinais e sintomas. Permaneça em quarentena e repita o teste se notar alguma mudança. Para se proteger do vírus e conviver melhor em comunidade durante a pandemia, siga as orientações:
  • Lave as mãos com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, várias vezes ao dia.
  • Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e depois jogue no lixo.
  • Evite tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos sujas.
  • Fique em casa quando estiver doente.
  • Evite contato próximo com pessoas doentes.
  • Evite aglomerações em lugares fechados.
  • Evite contato físico.
  • Evite cumprimentar as pessoas com aperto de mão.
  • Evite ir à emergência caso não seja suspeito de ter o COVID-19 pois há um maior risco de contaminação.
  • Use álcool em gel 70%.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Ministério da Saúde através do Disque Saúde 136 para obter a orientação adequada para o seu caso ou com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) através do Telesaúde 24h 0800 275 1475.

Em caso de dúvidas, ligue gratuitamente para a nossa Central Coronavírus Unimed Fortaleza 24h pelo telefone: 0800 940 7800. O serviço de apoio e orientação médica por telefone é exclusivo para nossos clientes e está disponível quantas vezes você precisar.

FIQUE ATENTO

Com base nas suas respostas, identificamos que você NÃO se enquadra como caso suspeito para o novo coronavírus (COVID-19). Para se proteger do vírus e conviver melhor em comunidade durante a pandemia, siga as orientações:
  • Lave as mãos com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, várias vezes ao dia.
  • Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e depois jogue no lixo.
  • Evite tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos sujas.
  • Fique em casa quando estiver doente.
  • Evite contato próximo com pessoas doentes.
  • Evite aglomerações em lugares fechados.
  • Evite contato físico.
  • Evite cumprimentar as pessoas com aperto de mão.
  • Evite ir à emergência caso não seja suspeito de ter o COVID-19 pois há um maior risco de contaminação.
  • Use álcool em gel 70%.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Ministério da Saúde através do Disque Saúde 136 para obter a orientação adequada para o seu caso ou com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) através do Telesaúde 24h 0800 275 1475.

Em caso de dúvidas, ligue gratuitamente para a nossa Central Coronavírus Unimed Fortaleza 24h pelo telefone: 0800 940 7800. O serviço de apoio e orientação médica por telefone é exclusivo para nossos clientes e está disponível quantas vezes você precisar.

Olá, meu nome é Roberta, sou sua Assistente Virtual. Posso ajudar?