2021 foi mais um ano desafiador na luta contra a pandemia de Covid-19. Os Médicos Cooperados da Unimed Fortaleza seguiram firmes no própósito de salvar vidas. Nesse contexto, a Unimed Fortaleza realizou diversas ações para valorizar, reconhecer e engajar ainda mais o Médico Cooperado. Todas as ações foram pautadas no comprometimento da atual gestão no que tange à transparência quanto à tomada de decisões assertivas, conforme você verá a seguir.
            4.294
Médicos Cooperados
            2.543
Homens
            1.751
Mulheres
        
        Como forma de valorizar o Médico Cooperado, a Unimed Fortaleza conta com benefícios exclusivos, como o PAM (Plano de Auxílio por Morte). Para ser elegível ao recebimento do PAM, o Cooperado precisa atender aos critérios estabelecidos no Regimento Interno.
O Médico Cooperado, a qualquer tempo e quantas vezes desejar, poderá solicitar formalmente a mudança de beneficiários por ele indicados para o PAM, passando a última solicitação feita a ser a única válida para pagamento deste citado benefício. Todos os Médicos Cooperados são incluídos, automaticamente, no PAM, indicando formalmente os beneficiários, assumindo todos os direitos e todas as obrigações do plano.
          
        Na AGE do dia 30/11/2020, foi aprovada, de maneira responsável, a constituição do Fundo Covid no montante de R$ 30 milhões para suprir os custos excessivos de uma eventual segunda onda da pandemia. Após rigorosa avaliação, a Unimed Fortaleza tomou a decisão estratégica da antecipação da devolução de 50% do valor do Fundo Covid. O valor distribuído foi de R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais), pago juntamente com a produção de novembro aos Cooperados elegíveis.
          
        
            Com o GUIA (Gestão Unimed Fortaleza de Indicadores Assistenciais),
            programa que busca incentivar a participação do Médico Cooperado na
            gestão da Cooperativa com foco na sustentabilidade do negócio,
            obteve-se em 2021 um aumento de 68%, um total de 342.220
            solicitações eletrônicas a mais em relação ao ano passado, fruto de
            várias melhorias no programa.
            
            As principais melhorias foram: aumento na remuneração do programa,
            passando de 12% para 18%; implantação do módulo para solicitação de
            tratamento oncológico, deixando mais transparente o fluxo para o
            Médico Cooperado, prestador e paciente; implementação da utilização
            de certificados para assinatura digital no Consultório On-line com a
            Empresa Memed, abrangendo assim a validade jurídica das prescrições
            e receitas em farmácias, consultórios, clínicas, hospitais etc;
            desenvolvimento e implantação da timeline de solicitações de exames
            e procedimentos no aplicativo, deixando o fluxo mais transparente e
            intuitivo para o paciente.
          
          
            1.479.344
Solicitações eletrônicas
            230.539
Clientes envolvidos
            1.316
Prestadores diferentes realizaram esses procedimentos
            2.702
Cooperados remunerados
            R$66,26 Milhões
Pago aos Cooperados Produção Junho/2019 a Dezembro/2021
          Para ampliar o alcance da comunicação, foi iniciado um novo canal de comunicação com as atendentes dos Médicos Cooperados. Um grupo no WhatsApp foi criado para fortalecer o vínculo com esse público e ter um canal de comunicação efetivo. As primeiras atendentes que aderiram ao grupo foram agraciadas com um mimo especial e personalizado.
            Os principais assuntos abordados em treinamentos e cursos em 2021,
            oferecidos aos Cooperados, tiveram as seguintes temáticas: gestão do
            tempo, empreendedorismo em Saúde, inovações em saúde, equilíbrio
            emocional, neuronutrição, comunicação empresarial, investimentos
            financeiros, plataformas digitais, Lei Geral de Proteção de Dados,
            hipnose clínica, planejamento estratégico pessoal e governança
            corporativa. Foram alcançados 2.210 Médicos Cooperados e 432
            profissionais da área de Saúde nestes treinamentos, a maioria na
            modalidade on-line, formato que teve adesão positive deste público.
            
            Além disso, a Unimed Fortaleza disponibilizou uma formação 100%
            on-line com transmissão pela plataforma Zoom direto de Orlando/EUA,
            com Alexandre Slivink e convidados sobre o tema "Aprenda a Encantar
            Pacientes e Multiplicar Resultados com a Estratégia da Magia". Mais
            de 100 Médicos Cooperados participaram da formação, que tem como
            base o modelo de gestão organizacional de Walt Disney.
          
Reconhecer, valorizar e agradecer é o jeito da Unimed Fortaleza de cuidar de quem cuida. Cada Colaborador em sua função, sem exceção, é essencial para a missão de cuidar com excelência e salvar vidas frente a cada desafio.
            3.834
Colaboradores
            2.856
Mulheres
            978
Homens
      
    Com a pandemia de Covid-19, a Unimed Fortaleza se posicionou como uma marca que tem vocação para cuidar das pessoas e autoridade no assunto de saúde. Foram realizadas ações de divulgação constante para proporcionar o melhor cuidado e mais segurança para todos.
Tem o objetivo de proporcionar aos Colaboradores cuidado e acolhimento, a partir de práticas voltadas ao cuidado psíquico e ao bem-estar no ambiente de trabalho. Ele se dividiu, no ano de 2021, em três pilares de atuação: plantão psicológico, massoterapia e ginástica laboral.
            Ao todo, foram mais de 1.200 novos heróis contratados para atuar na área assistencial na linha de frente em 60 dias, o que aumentou em 46% a força de trabalho da equipe, se comparado com 2020. Em 2021, 323 Colaboradores foram oportunizados por meio de seleção interna, uma maneira da Cooperativa contribuir com o crescimento profissional dos Colaboradores.
          
        
          
              A Unimed Fortaleza elaborou um plano de comunicação que teve como
              objetivo reforçar a cultura da Cortesia com Resultado, partindo do
              princípio da transparência nas comunicações da Cooperativa. Foi
              explicado o que é cultura organizacional, qual é a cultura interna
              e como ela se aplica na prática no dia a dia. Algumas das
              principais ações nesse sentido, foram:
              
              ? Semana da Cultura
              Em 2021, houve a 2ª edição da semana, como o objetivo de
              estabelecer conexões com os Colaboradores no presencial e no home
              office e proporcionar ações de cuidado.
              
              ? Canal Cultura
              Na segunda edição, em abril de 2021, foram divulgadas e
              fortalecidas as diretrizes estratégicas através de resultados
              ocorridos durante o ano de 2020. A divulgação foi feita no
              principal canal interno de comunicação e teve mais de 1000
              visualizações e interações. 
              ? Jornada - O Jogo da Cortesia com Resultado
              O jogo teve duração de um ano, com início em 29 de maio de 2020 e
              fim em 14 de maio de 2021. Ao final, 1089 Colaboradores foram
              ativos no jogo e 386 Colaboradores chegaram ao último cargo, o de
              Presidente. Com a influência do game, o nível de conhecimento dos
              canais de comunicação foi de 97,3% em 2021. 
              ? Café com Cortesia
              Ao longo do ano, aconteceram dois encontros. O primeiro com o
              presidente da empresa 3 Corações, e o segundo com o Hospital
              Albert Einstein. Houve a participação de mais de 800
              Colaboradores.
            
          
              GPTW
              Em 2021, a Unimed Fortaleza foi eleita a 24º melhor empresa
              de grande porte para se trabalhar no Brasil, 1ª melhor empresa
              para se trabalhar no Brasil na categoria Planos de Saúde e 1ª
              melhor empresa para se trabalhar no Ceará
            
          Com o objetivo de fortalecer a comunicação com as lideranças, desenvolvendo líderes comunicadores, foi lançado o programa Líder Comunicativo. A cada mês, um vídeo é lançado exclusivamente para líderes, com notícias sobre mercado, um Giro pelas notícias da Cooperativa; uma pauta sobre um assunto estratégico e um case de líder inspirador. Além disso, um boletim on-line é disponibilizado, com um resumo das principais notícias que podem ser repassadas à equipe. Ao todo, considerando os três primeiros episódios do programa, foi obtida 63% da audiência do público-alvo, que são os líderes presentes no grupo de Lideranças Unimed Fortaleza do Workplace.
              Cuidado Centrado na Pessoa
 
              A estratégia foi estimular nos
              Colaboradores o sentimento de pertencimento e cuidado centrado no
              paciente/Cliente. Para isso, foram utilizadas estratégias on e
              off-line, colocando os Colaboradores como protagonistas, validando
              suas histórias e seus bons exemplos para inspirar todos. Uma delas
              foi a criação de uma Websérie com quatro episódios utilizando
              personagens reais e de áreas e cargos diferentes do Hospital
              Unimed e da Unimed Lar contando situações reais para exemplificar
              o modelo de cuidado único.
            
É prioridade para a Unimed Fortaleza estabelecer uma relação de confiança com seus Clientes. Isso se estende aos parceiros, fornecedores e prestadores de serviços que contribuem durante todo o ano para que essa relação seja a mais inspiradora possível.
          
        A Assistente Virtual Roberta hoje auxilia os Clientes com diversos serviços e aborda, entre vários temas, o coronavírus. Desde o início da pandemia, mais de 53 mil interações a respeito da temática foram realizadas.
            Para ampliação de 15 leitos de UTI que o Hospital Unimed demandava para combate à Covid-19, a obra da reestruturação da recepção da Imagem, Laboratório e Laboratório Eletivo foi parcialmente parada e adaptada para receber a nova unidade interna. A área de espera e guichês foi palco para os leitos e posto de enfermagem e as salas de triagem e coleta deram suporte à farmácia, copa e demais áreas de apoio. Essa iniciativa faz parte do Programa de Projetos do Plano Diretor de Infraestrutura do Hospital Unimed.
            
            Além disso, ações como redirecionamento de serviços para a rede credenciada parceira e adaptação de várias áreas para atendimento de pacientes acometidos de Covid-19 foram realizadas em 2021 para o combate à pandemia. A instalação do hospital de campanha, com 98 leitos, está entre as principais, cujo principal objetivo foi, mais uma vez, ampliar o cuidado com equipes multidisciplinares extras dando suporte aos pacientes internados, seguindo o mesmo padrão da Unimed Fortaleza de excelência no atendimento
          
          
        A campanha #vaidarcerto, que leva o conhecido bordão do Dr. Elias Leite, Presidente da Unimed Fortaleza, enfatiza o objetivo pelo qual a Unimed Fortaleza lutou em 2020, quando tudo começou, e pelo qual continuou lutando em 2021, com profissionais comprometidos e uma gestão eficiente para enfrentar essa situação. Veja algumas ações de comunicação integrada de marketing que contribuíram para o sucesso do movimento:
Campanha publicitária
A campanha contou como surgiu essa história de otimismo com responsabilidade. O real significado do #vaidarcerto foi apresentado de uma forma que levasse à reflexão e encorajasse pessoas que simpatizaram com o movimento a tomarem atitudes benéficas e relevantes para elas e a sociedade como um todo.
Menções orgânicas nas redes sociais
Outro destaque que rendeu sentimentos positivos em relação à marca foram as menções nas redes sociais. Foram mensuradas, de 22 de março a 30 de abril de 2021, 580 menções à marca com a tag da campanha, representando 96% de saúde da marca na web.
          Veja outras ações da campanha aqui!
        
        
      
              Campanha Fases
              Com investimento em TV aberta e
              fechada, além de rádio, mídia exterior e digital, a Campanha Fases
              foi novamente veiculada no início do ano, com objetivo de ampliar
              a carteira de Clientes corporativos. O conceito apresentado foi
              que cuidar das pessoas é um investimento importante e, seja qual
              for o tamanho da empresa, a Unimed Fortaleza estará sempre ali
              para cuidar de quem confia nela.
            
              Campanha Corredor de Memórias
              Finalizando o ano, a campanha Corredor de Memórias trouxe o slogan
              Nosso cuidado fez história e vamos fazer ainda mais. Foi exibida
              em canais de mídia, como TV, TV indoor, rádio e mídias digitais. O
              vídeo mostrou algumas das conquistas da Unimed Fortaleza nos
              últimos anos: o Espaço Saúde, o Hospital Materno-Infantil, a
              consulta virtual pelo app, o enfretamento à pandemia, 1º lugar
              GPTW Ceará, Top of Mind em plano de saúde, e a consolidação de
              valores culturais que fizeram toda diferença na humanização do
              atendimento e satisfação dos Clientes.
            
            Entre os dias 02 e 26 de
            fevereiro de 2021, mais de 600 Clientes da Unimed Fortaleza foram
            ouvidos na pesquisa de satisfação de beneficiários, que tem
            parâmetros e metodologia definidos pela Agência Nacional de Saúde
            (ANS).
            
            A pesquisa revelou que 88,6% dos Clientes estão satisfeitos com a
            Unimed Fortaleza e qualificam o plano como bom ou muito bom. O
            número supera o resultado geral obtido na pesquisa anterior, em
            2020, que apresentou 87,4% de satisfação, apresentando um
            crescimento de 1,2 pontos percentuais.
            
            O resultado da pesquisa deste ano irá compor a nota do Índice de
            Desempenho da Saúde Suplementar (ano-base 2020), um importante
            parâmetro para beneficiários de planos de saúde.
          
          
              Expansão de pesquisa de satisfação nas unidades de atendimento
              Em 2021, a Unimed Fortaleza, visando melhorar ainda mais o seu
              cuidado, expandiu a pesquisa de satisfação nos estabelecimentos
              que atendem os Clientes da operadora. A pesquisa de satisfação foi
              expandida e automatizada com o objetivo de coletar, em tempo real
              e presencialmente, a opinião dos Clientes Unimed Fortaleza em toda
              a rede própria e credenciada.
            
          
              Inauguração da ressonância magnética no Hospital Unimed
              O novo serviço proporciona mais comodidade aos pacientes e à
              equipe assistencial. A estrutura foi trabalhada atendendo todas as
              normas de segurança. Com um sistema totalmente digital e de alto
              padrão, a ressonância magnética apresenta uma tecnologia que
              garante melhor relação de sinal e ruído durante a operação,
              oferecendo qualidade de imagem e diagnóstico superior em um tempo
              significativamente reduzido. O paciente não precisará mais se
              deslocar para outros locais para realizar esse tipo de exame.
            
2021 foi um ano intenso e cheio de desafios. A Unimed Fortaleza, com muita paixão e colaboração, realizou inúmeras ações em prol de seus Clientes, Médicos Cooperados e Colaboradores. Quer ficar por dentro de todas elas? Clica no botão!
DOWNLOAD RELATÓRIO COMPLETOUnimed Fortaleza - Relatório Anual 2021