Unimed

Nossas
Pessoas

Nossas Pessoas

Nossos Cooperados

Os Cooperados formam o alicerce do Sistema Unimed e, por isso, o bom relacionamento com este público é imprescindível para o êxito e perenidade das atividades exercidas na Unimed Fortaleza, que devem pautar no respeito, no esforço pela eficiência e cordialidade. Desta forma, entendemos que o trabalho médico dentro da Cooperativa é o centro do nosso negócio.

Em números

4.335

Médicos Cooperados

2.589

Homens

1.746

Mulheres

Por especialidade

Ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19


Comunicação

Nossa estratégia de comunicação com o Cooperado incluiu relacionamento próximo e diversas divulgações, cujos temas podem ser vistos a seguir:

  • Comunicados sobre: cuidados e prevenções para nossos Médicos; uso de EPIs e cuidados no consultório médico, em tempos de coronavírus;

  • Boletim epidemiológico diário e plano de enfrentamento a Covid-19;

  • Vagas médicas para atuação na rede própria;

  • Notas sobre novas medidas para coleta de exames para covid-19; automatização dos formulários de Prontuário Eletrônico MVPEP; mudanças de fluxos; distribuição gratuita de medicamentos utilizados no tratamento da covid-19, com informações para acesso ao Termo de Consentimento e solicitação de exames laboratoriais;

  • Convite para curso on-line sobre quarentena para todos os nossos Médicos Cooperados sobre os temas: Saúde Mental e Marketing Médico para Área da Saúde;

  • Aplicação de pesquisa para consultar a opinião dos Cooperados sobre a Telemedicina.

Cuidado na pandemia

  • Programa de Adiantamento da Produção Médica: a Unimed Fortaleza trouxe aos Médicos Cooperados a possibilidade de fazer um adiantamento de sua produção mensal com base no seu histórico de produção, em conformidade com as regras que foram disponibilizadas para ter acesso ao benefício.

  • Antecipação de férias: houve antecipação das férias de Cooperados, principalmente, daqueles que pertenciam aos grupos de risco. Em 2020, houve um crescimento de 193,20% se comparado com o mesmo período no ano de 2019.

Demais ações

Pesquisa de Satisfação do Cooperado

Em pesquisa aplicada pela Fundação Unimed com Médicos Cooperados, percebeu-se um grande avanço na satisfação deste público em ser Cooperado da Unimed Fortaleza, atingindo nota média de 8.5, isso representa uma evolução da nota média conquistada em 2019, que atingiu 7.3. O resultado de 2020 mostra um excelente crescimento, reflexo das estratégias da Unimed Fortaleza para engajar o Cooperado como dono, com geração e percepção de valor. Algumas medidas tomadas para dar segurança ao Médico Cooperado foram: antecipação de produção e o adicional de produção aos Cooperados, além da abertura de linha de crédito com o Sicredi. Mesmo em um ano desafiador, a Cooperativa está construindo uma bela história embasada por uma gestão responsável e técnica, aliada a uma cultura organizacional focada em cuidar das pessoas.

Em relação à satisfação com a comunicação da Unimed com Cooperados, a pesquisa aplicada pela Fundação Unimed revelou nota média de 8.7, resultado bem superior à pesquisa de 2019, quando a nota média foi de 7.7. Esse resultado é fruto de um trabalho constante e intenso de comunicação para manter o Cooperado bem informado. Dessa forma, a Unimed Fortaleza conseguiu se aproximar ainda mais dos Cooperados, comunicando com transparência e expandindo os canais de comunicação e consolidando os já existentes como o WhatsApp, Portal do Cooperado e e-mail.

Valorização

Entre as ações para garantir o cumprimento da estratégia de elevar o índice de satisfação do Cooperado, podemos destacar: pesquisas de satisfação em relação à área de Relacionamento com Cooperado, com um índice de 96% de satisfação; implementação de novas funcionalidades no Consultório on-line; aperfeiçoamento da metodologia de avaliação de desempenho/pagamento por performance para os Médicos Cooperados da Unimed Fortaleza por meio do GUIA; e criação do Programa de Excelência Médica para gratificar os Médicos Cooperados que cumprirem as metas dos indicadores estratégicos.

Dia do Médico

No Dia do Médico, a Unimed Fortaleza agradeceu a coragem e, acima de tudo, o compromisso dos Médicos da Cooperativa em cuidar das pessoas.

Desenvolvimento

Com o intuito de ampliar os conhecimentos dos Médicos e outros profissionais ligados à Cooperativa, a Unimed Fortaleza promoveu qualificações. As principais temáticas abordadas foram marketing digital, dicas sobre uso dos aplicativos, nutrição, cuidados emocionais, área financeira, boas práticas para reuniões on-line, marketing de consultório, governança corporativa, língua estrangeira, compliance e riscos corporativos.

Eventos e assembleias

Pelo 3º ano consecutivo, no início do mês de outubro, a Unimed Fortaleza realizou a Semana do Médico Cooperado como forma de reconhecer, agradecer e celebrar o Dia do Médico. Devido às restrições sanitárias da pandemia, as ações foram realizadas em formato 100% digital. Ao todo, foram mais de seis mil acessos, com presença de mais de 1.300 Médicos Cooperados.

A Cooperativa também preza pela transparência de sua gestão, por este motivo foram realizadas duas assembleias. A Assembleia Geral Ordinária, em março, antes da pandemia chegar ao Ceará, portanto foi presencial e trouxe assuntos relacionados à prestação de contas do exercício do ano de 2019 e distribuição do valor das sobras aos Cooperados. A Assembleia Geral Extraordinária foi realizada em novembro, durante o período da pandemia, portanto foi on-line, obtendo, surpreendentemente, a maior quantidade de Médicos participantes de uma AGE na história da Unimed Fortaleza, um total de 1.213 Cooperados envolvidos.

Nossos Colaboradores

A Unimed Fortaleza reconhece o capital humano como o fator chave para o êxito da organização. Portanto, é fundamental a manutenção de equipes preparadas, motivadas e em contínuo processo de aprimoramento profissional.

Desta forma, a Unimed Fortaleza estimula o trabalho em equipe, fortalecendo o respeito, a individualidade e consenso entre as pessoas; contribui para um ambiente sadio, estimulante e democrático, no qual seja respeitado o direito à negociação coletiva e a liberdade de opinião, expressão e associação; e disponibiliza canais formais de escuta para acolher e processar as sugestões, visando a melhoria dos processos internos da gestão.

Em números

3.365

Colaboradores

2.748

Mulheres

927

Homens

Ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19


Com a pandemia de Covid-19, a Unimed Fortaleza se posicionou como uma marca que tem vocação para cuidar das pessoas e autoridade no assunto de saúde. Foram realizadas ações de divulgação constante para proporcionar o melhor cuidado e mais segurança para todos.

Comunicação

  • Envio diário de boletins diários;

  • Produção de conteúdo com: vídeo tutorial e peças gráficas sobre a utilização correta de EPIs para profissionais da linha de frente e cartilha de orientações para profissionais da saúde que atendem no domicílio;

  • Com foco em prevenção, foram criados: série de conteúdos contendo dicas de alongamento e exercício para fazer em casa; e-book para lideranças, com orientações sobre como gerenciar e motivar equipes à distância e e-book com dicas e melhores práticas para o trabalho em home office;

  • Divulgação de histórias inspiradoras de reencontros de pacientes com seus familiares através do Projeto Visita Virtual, iniciativa que diminui a distância e a saudade entre pacientes e familiares.

Saúde e Segurança

  • Colaboradores da área administrativa ou assistenciais do grupo de risco foram encaminhados para o trabalho em home office, evitando a circulação de pessoas na cidade e contribuindo para a segurança do Colaborador e sua família. A partir de novembro, aqueles Colaboradores que permaneceram neste regime começaram a receber uma ajuda de custo no valor de R$ 100,00. Por conta disso, a Unimed Fortaleza preparou, em duas semanas, toda uma estrutura para permitir o trabalho remoto.
  • A Cooperativa criou o plantão psicológico para Colaboradores com o objetivo de oferecer uma escuta ativa, acolhimento e orientações com foco em redução de estresse, ansiedade e medos relacionados à rotina de trabalho durante a pandemia. As psicólogas organizavam-se em turnos de plantão. Além disso, houve distribuição de kits de higienização, massoterapia, reconhecimentos para os profissionais da linha de frente, mentoria para os gestores, reajuste salarial, antecipação de férias para Colaboradores do grupo de risco, ações de relaxamento e ginástica laboral.

  • No mês de dezembro, como forma de agradecer o desempenho, a colaboração e a paixão dos Colaboradores nos desafios deste ano, a Unimed Fortaleza disponibilizou um valor no ticket para que todos celebrassem com as suas famílias. Este benefício também foi estendido aos Colaboradores terceirizados.

Demais ações

Valorização

A Unimed Fortaleza vivenciou um período de constante inovação, fortalecimento da cultura e preparação para o futuro. Em 2020, a Cooperativa teve que mudar muitos fluxos e repensar novas formas de realizar o trabalho. Houve um esforço coletivo na busca do nosso propósito: salvar vidas. Neste viés, contratar pessoas em tempo hábil para suprir toda a necessidade que o Hospital Unimed foi algo importante na ocasião. Foram quase mil Colaboradores contratados durante a pandemia (de março a agosto).

Outro grande destaque foi a conquista da 33ª posição como melhor empresa de grande porte para se trabalhar no Brasil no ranking GPTW – Great Place To Work, a 2ª melhor do Ceará e a 1ª no Brasil na categoria Planos de Saúde.

Além disso, a Cooperativa fez uma Homenagem ao Dia das Mães Colaboradoras, com foco nas mães que estavam em isolamento devido ao trabalho de linha de frente no combate à pandemia.

Eventos

Semana da Cultura

Em 2020, um dos principais eventos lançados internamente pela Cooperativa foi a Semana da Cultura. Foram cinco dias no qual o assunto em foco foi a cultura que levará a Unimed Fortaleza ao topo: Cortesia com Resultado. Uma semana inteira para reforçar que os principais protagonistas dessa jornada são os Colaboradores. Entre as principais ações, destacamos o lançamento do Canal Cultura, no Workplace, tendo como personagens principais os próprios Colaboradores. Ao todo, mais de 2.000 Colaboradores se fizeram presentes nas atividades da semana.

Live das Lives

Outro importante evento foi a Live das Lives, marcando o ano de desafios que tivemos em 2020. A programação incluiu vídeo de retrospectiva, palavra do Presidente, sorteio de brindes e um show exclusivo com a banda Lagosta Bronzeada. Foram 1.500 acessos simultâneos e mais de 2.000 colaboradores inscritos para o sorteio, garantindo uma adesão acima da média esperada.

Desenvolvimento

Ao longo do ano, foram realizadas mais de 46 mil horas de treinamentos, o que resulta em uma média de 3.800 horas mensais. Desse contingente, foram capacitados em média 949 Colaboradores por mês; o que, por ano, representou mais de 11.388 participações em ações de desenvolvimento. Entre as principais, estão o PDG – Programa de Desenvolvimento Gerencial e o Programa de Desenvolvimento – Evoluir.

Comunicação

Em 2020, a Unimed Fortaleza revolucionou a sua forma de fazer comunicação com o colaborador. Durante a Semana do Colaborador, em maio, foi lançado o Workplace, plataforma de comunicação interna do Facebook. O lançamento faz parte de uma estratégia para tornar a comunicação na Cooperativa mais colaborativa, além de dar autonomia para as nossas pessoas. Finalizamos o ano com 500 grupos criados e mais de 3.000 contas ativas, o que representa 75% dos colaboradores da singular. Desses, 2.773 utilizam mensalmente a plataforma.

Nossos Clientes, Fornecedores, Prestadores e Sociedade

A Unimed Fortaleza tem vocação para cuidar e está comprometida com o bem-estar dos seus Clientes. O compromisso se estende aos seus fornecedores, parceiros e prestadores de serviços sob uma relação com base em critérios técnicos, profissionais, éticos e aliados à sustentabilidade de todo o negócio.

Ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19



A Cooperativa se tornou autoridade no assunto de saúde, sendo referência para atualizações sobre coronavírus. A seguir, as estratégias que mostram o posicionamento nesse período.

Hub de conteúdos informativos que incluem:

  • Informe publicitário divulgado em TV aberta, durante horário nobre, com mensagem do Presidente da Unimed Fortaleza e posicionamento da Unimed Fortaleza sobre o atendimento neste momento de pandemia.

  • Informe Unimed Fortaleza no Youtube, programa semanal com os assuntos mais atualizados sobre o coronavírus e atuação da Unimed Fortaleza.

  • Divulgação diária de vídeos protagonizados pelo presidente da Unimed Fortaleza, Dr. Elias Leite, como porta-voz dos principais fatos do dia.

  • Produção de vídeos com orientações: vídeo informativo do presidente a respeito do cenário da pandemia, médica infectologista abordando as orientações de prevenção e informações sobre sintomas da doença e o que fazer.

  • Criação de um guia completo (no formato on-line) sobre a doença, com orientações de cuidado e prevenção.

  • Lives realizadas no Instagram da Unimed Fortaleza com as temáticas: prevenção contra o coronavírus em uma entrevista com médica infectologista e lives especiais para o Dia Mundial da Saúde: atividade física em casa com uma educadora física; dicas de alimentação saudável com uma nutricionista; perguntas e respostas sobre saúde mental com uma psicóloga. Os vídeos podem ser acessados em: unimedfortaleza.com.br/coronavirus.

  • Constantes comunicações sobre o funcionamento das unidades próprias e mudanças no atendimento.

Campanhas de divulgação e orientação para clientes e sociedade:

  • Central Coronavírus 24h, um canal de atendimento realizado por um médico 100% apto para orientar com as devidas recomendações;

  • Hotsite completo com orientações sobre a covid-19. O endereço é: unimedfortaleza.com.br/coronavírus;

  • Roberta, nossa assistente virtual presente no WhatsApp e site, ganhou um novo e importante papel: ser um canal de informação e tira dúvidas sobre o coronavírus para toda a população. Isso foi possível graças ao uso da tecnologia de inteligência artificial;

  • Oferta de serviços digitais no Portal da Unimed Fortaleza e no App Cliente Unimed Fortaleza, para a solicitação de serviços com maior comodidade e segurança. Por meio desses canais, os Clientes têm acesso ao imposto de renda, autorização de procedimentos, segunda via de fatura, guia médico on-line, consulta de protocolos e cartão virtual, dentre outros.

Campanhas que mostram nosso jeito de cuidar:

  • Campanha "Fique em Casa", com vídeos dos Colaboradores que estão na linha de frente mandando uma mensagem a todos. Eles garantiram que estão prontos para salvar e ajudar quem mais precisasse e pediram que todos contribuíssem ficando em casa. Em paralelo e com o mesmo mote, foi iniciada a campanha com 9 influenciadoras digitais que produziram um vídeo para o seu IGTV, uma postagem no feed e 3 stories repassando a mensagem principal da campanha "#FiqueEmCasa".
  • Além de fortalecer e valorizar a marca da Unimed Fortaleza, as campanhas publicitárias de 2020 também foram grandes impulsionadoras de vendas e negócios. Outras principais foram: Campanha Dias Imperdíveis, Campanha Expansão, Campanha Fases e Campanha Fim de Ano.

  • Série de vídeos com o mote: Nosso Jeito Unimed de Cuidar, com depoimentos de colaboradores que são protagonistas na luta contra a Covid-19. Com relatos emocionados e espontâneos, eles mostram o calor humano por trás do atendimento.

  • Vídeo emocionante do encerramento do hospital de campanha, após quase 100 dias de muita luta pela vida. O vídeo reforçou o nosso objetivo principal: cuidar dos nossos clientes. Acolhimento, cuidado, respeito pela vida, superação… Essas são apenas algumas das palavras que serão lembradas junto com o Hospital de Campanha.

  • Veiculação de campanha nacional em homenagem ao Dia das Mães, com uma mensagem sobre a importância do isolamento social, reforçando que a saudade pode esperar.

  • Divulgação nas redes sociais de campanha nacional que reforça o cuidado da marca durante a pandemia.

  • Publicação de vídeo inspirador com a história da alta hospitalar de uma paciente de 100 anos internada no Hospital Unimed e que venceu o coronavírus.

Imprensa

Em 2020, houve aproximação da Cooperativa com a imprensa local. Dentre as ações de relacionamento, estão:

  • Dia do Jornalista e Dia Mundial da Saúde: com o propósito de inserir saúde, de uma forma bem humorada na rotina dos jornalistas, incentivando hábitos saudáveis, foram realizadas entregas de um kit contendo uma xícara personalizada, chás, nozes e castanhas.

Durante o ano, aconteceram 2 coletivas de imprensa:

  • Em agosto, houve o anúncio da inauguração do Espaço Saúde Unimed, em formato híbrido (presencial e virtual com transmissão pelo YouTube). Foram 41 publicações conquistadas, incluindo matérias em página inteira de 3 importantes jornais locais.

  • Em outubro, a imprensa foi convocada para o anúncio da construção dos Postos Guarda-Vidas na Praia do Futuro, um presente da Unimed Fortaleza para a cidade é uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A inauguração do primeiro posto guarda-vidas aconteceu em novembro, também com a forte presença da imprensa local. Como resultado, foram mais de 20 publicações orgânicas conquistadas.

A Unimed Fortaleza se consolidou como autoridade no assunto de saúde durante a pandemia de Covid-19, sendo uma importante fonte de informação. Os Colaboradores da Cooperativa foram porta-vozes de diversas pautas, como, por exemplo: relação entre fumantes e Covid-19; pesquisas científicas sobre Covid-19; uso da cloroquina no tratamento da covid-19 etc.

Nossa forte atuação como porta-voz durante o período da pandemia rendeu conquistas importantes: 1.222 inserções de pautas provocadas pela assessoria de imprensa e 1.763 inserções citações à marca.

Demais ações

Pesquisa revela satisfação do nosso Cliente

Em pesquisa exigida pela ANS e contratada pela Operadora de Saúde, que ouviu mais de 600 Clientes, o Índice de Satisfação Geral dos Clientes cresceu em 2020 comparando a 2019. A pesquisa, aplicada de 02 a 26 de fevereiro de 2021, revelou que 88,6% dos Clientes estão satisfeitos com a Unimed Fortaleza. O resultado tem como base a satisfação do beneficiário no ano de 2020. Esse resultado apresenta uma melhora de 1,2 pontos percentuais, se comparado ao resultado do ano anterior, quando obtivemos 87,4% na mesma avaliação.

Novos Produtos

As estratégias de marketing, em 2020, tiveram objetivos claros de consolidação da marca Unimed Fortaleza como Cooperativa de Saúde sólida, confiável e em crescimento de recursos e portfólio para melhor atender aos Clientes e a sociedade fortalezense. Um dos pontos altos foi o lançamento da linha Essencial, que conta com dois planos: o Essencial e o Essencial Max. O objetivo é oferecer opções ao mercado e atrair Clientes do meio corporativo.

Eventos

A Corrida Unimed Fortaleza chegou em sua 14ª edição se reinventando para que pudesse ocorrer com toda segurança em um ano de pandemia. Os atletas tiveram a comodidade de receber o kit em casa e a corrida aconteceu de forma virtual. Além dela, a Assessoria de Corrida e Caminhada Unimed Ativa; ação do Dia do Cliente Unimed Fortaleza bem cuidado, em alusão ao Dia do Cliente; e a 12ª edição do Café com RH fazem parte dos eventos importantes realizados.

Satisfação

No modelo de saúde integral, novas unidades foram implantadas nos shoppings: RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, Grand Shopping Messejana. Além disso, a inauguração do Espaço Saúde, completo complexo com clínica de imunização, laboratório, ambiente voltado para terapias de Transtorno do Espectro Autista e mais de 20 especialidades médicas, reforçou a estratégia de promoção à saúde de forma integrada e contínua.

Ei, ainda não acabou.

2020 foi um ano intenso e cheio de desafios. A Unimed Fortaleza, com muita paixão e colaboração, realizou inúmeras ações em prol de seus Clientes, Médicos Cooperados e Colaboradores. Quer ficar por dentro de todas elas? Clica no botão abaixo!