Inovação e Infraestrutura Tecnológica

(G4-S01; G4-PR1 E G4-PR5)

No decorrer de 2022, a Unimed Fortaleza realizou grandes e importantes entregas, especialmente, com inovações e infraestruturas tecnológicas que refletiram no cliente interno e externo. O objetivo foi mais uma vez proporcionar praticidade e segurança na utilização de todos os serviços.

Carteirinha

Carteirinha virtual

Em outubro de 2022, a Unimed Fortaleza adotou oficialmente o cartão virtual do plano de saúde. Além de toda a praticidade, o uso do cartão digital visou minimizar os impactos socioambientais. Afinal, um dos compromissos da Unimed Fortaleza é fazer sempre mais com tecnologia, comodidade e sustentabilidade para cuidar cada vez melhor.

O projeto foi dividido em duas etapas: na primeira, os cartões físicos dos contratos PF e PJ, com menos de 30 vidas, foram descontinuados. A etapa 2 está programada para ser concluir em fevereiro de 2023 com a descontinuidade dos cartões de contratos PJ acima de 30 vidas, porém, em dezembro de 2022, também já foram descontinuados os cartões físicos das administradoras de benefícios. De outubro a dezembro de 2022 atingiu-se uma redução financeira de R$372.194,49 com a não impressão de cartões e toda a cadeia de suprimentos e entrega.

Novas tecnologias

A implantação dos serviços SmartUra também foi uma melhoria importante. Trata-se de um chatbot que possui uma cognição avançada, vocalizando o nome da pessoa. Com isso, o serviço consegue dar continuidade à ligação com o cliente, proporcionando um atendimento humanizado e personalizado. O serviço também consegue atender diversas pessoas ao mesmo tempo, desafogando o call center com demandas mais simples e influenciando na redução do tempo de espera e, consequentemente, na satisfação do cliente.

Outras melhorias entregues foram as Guias do Consultório On-line AIS; o agendamento on-line de pacientes TEA; e o aperfeiçoamento da biometria facial, possibilitando o reconhecimento até da idade do beneficiário.

Melhorias no aplicativo Cliente Minha Unimed

Também com foco principal na transformação digital, muitas funcionalidades foram entregues para facilitar o relacionamento com os clientes, entre elas: cartão virtual off-line, implementação do token TEA e inclusão de alertas no pronto atendimento de atendimento pediátrico e adulto.

Houve também melhoria na usabilidade nos documentos anexados, agendamento de consultas para algumas especialidades, exames de imagem e realização do pré-check in cirúrgico. A transparência no acompanhamento das solicitações do cliente ganhou mais transparência através da integração da timeline, seja via atendente virtual Roberta ou via aplicativo.

Além disso, realizaram-se algumas customizações e avanços com o intuito de gerar economia e reduzir custos, como a integração de uma nova API de SMS e robô de aprovação de ordens de compra, o que gerou uma economia de 91h/mês.

Infraestrutura e sistemas de recursos próprios

No Hospital Unimed Sul foram realizadas dezenas de instalações e configurações dos servidores e câmeras de segurança, controles de acesso, portas e catracas. Além disso, houve o aumento de equipamentos no Datacenter para atender as demandas de instalação e processamento dos novos sistemas para a nova unidade. Foram instalados ramais móveis, ramais fixos, micros, notebooks, impressoras e totens. Também foram instalados e configurados os sistemas MV PEP/MV Soul, Vivace RIS/PACS; PontoBio e Voice Hotelaria e Transporte.

Além de todas as customizações para a entrada do novo hospital, a cooperativa entregou demandas essenciais, como a implantação do autoatendimento nos laboratórios Unimed. Com essa entrega, obteve-se uma redução de 70% no tempo de atendimento dos clientes. O impacto positivo é, especialmente, devido à possibilidade de prescrição via consultório on-line, ou seja, de forma digital.

Realizou-se também a criação e implantação do novo parecer médico, a automação do boletim de altas previstas, a automação do SBAR (situação, breve histórico, avaliação e recomendação), a criação da avaliação de FUGULIN para as unidades abertas e a implantação da impressão de exames de imagem sob demanda, com expectativa de redução de até 80% nos custos de impressão.

Também foram entregues vários painéis, como o Painel de Monitoramento de Prestadores (diárias perdidas) e o de Acompanhamento de Produtos V1. Todas essas entregas contribuíram para a agilidade dos processos internos da Unimed fortaleza e, consequentemente, refletiram no cliente.

Sistema de Operadora de Plano de Saúde

Destaca-se a Integração do SABIUS x EBS da Produção Médica e Anexos; o simulador da carteira, no qual foram adicionados novos recursos paramétricos (faixa etária e sexo) e novas segmentações de custo nos resultados da simulação. O recebimento de pagamentos através de PIX/QR-Code e encargos do cartão de crédito; a comunicação via e-mail/SMS na autorização para os clientes VIPs. Uma importante demanda também entregue foi a alteração no processo dos cartões para atender as ações de descontinuidade do cartão físico. Houve também contribuição com a implantação do Nome Social na Central de Auditoria, visando a inclusão social dos clientes Unimed Fortaleza.

Sistemas administrativos-financeiros e ciência de dados

Foram entregues painéis que auxiliam gestores, propiciando a visão ampla de uma determinada situação e o melhor monitoramento para a tomada de decisões: mais de 30 painéis de Indicadores MV, além de painéis dos Concierges, Processos e Liminares Jurídico, Painel de Perfil Epidemiológico Oncopediatria; Painéis para Área de Contratos, Painéis Clínico Gerencial e Clinico Operacional; Painel de Monitoramento de Altas DRG; Painel de monitoramento das internações com base na predição do DRG (NIA).

Das demandas entregues relacionadas aos sistemas administrativos, destaca-se a digitalização de 6 processos da área de Administração de Pessoal, o que proporcionou a otimização de alguns processos. Na área financeira, uma das melhorias foi a redução de 97% de tempo na consolidação do fluxo de caixa e a solução para padronização das datas de pagamento, beneficiando vários setores da empresa.