Alimentação Saudável 15 de Maio de 2014

6 alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama


Conteúdo atualizado em 17/10/2017 às 16:00.

No mês de outubro, pessoas em todo o mundo mobilizam-se em prol da campanha Outubro Rosa, caracterizada pela intensificação dos esforços pela detecção precoce do câncer de mama. Além do exame clínico da mama e da mamografia, existem outras formas de prevenir a doença, como o consumo de alimentos saudáveis em uma dieta balanceada.

Confira abaixo alguns alimentos que fortalecem a imunidade e evitam o aparecimento de células malignas no organismo:

1 – CenouraTigela verde recheada com mini cenouras

De acordo com uma pesquisa feita pela Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, consumir duas porções do vegetal todos os dias reduz o risco de desenvolver câncer de mama em até 17%. Isso ocorre devido ao betacaroteno, que protege o DNA contra a oxidação e evita a formação de radicais livres.

2 – Brócolis

Brócolis em uma mesa de tom escuro de madeira

Graças ao sulforano, presente no brócolis, substâncias que podem originar células cancerígenas são eliminadas do organismo. Outros vegetais, como a couve-flor e o repolho, também produzem esse efeito.

3 – RomãRomã partida ao meio

Cientistas afirmam que a romã proporciona o mesmo efeito de alguns medicamentos usados no controle do câncer de mama. Isso porque uma substância presente na polpa da fruta, chamada elagitanino, inibe a produção de estrógeno, hormônio que alimenta as células cancerosas.

4 – Frutas Vermelhas
Mix de frutas vermelhas

Framboesa e amora, por exemplo, contêm fitonutrientes anticancerígenos que retardam o crescimento de células pré-malignas e impedem a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor.

5 – Uvauvas-na-cesta

Estudos mostram que os flavonoides presentes na fruta podem retardar o crescimento de células malignas no organismo. Além disso, a uva possui o reverastrol, substância que impede a angiogênese, ou seja, o crescimento de novos vasos sanguíneos por onde o tumor se espalha.

6 – Peixes marinhos
fatia-de-salmao

O ômega-3 – presente em animais de água salgada, como salmão e sardinha – atua desestruturando uma parte da membrana celular, o que impede o crescimento de tumores. Experimentalmente, ele é poderoso contra o câncer de mama.

Já teve câncer de mama? Veja dicas de nossos especialistas para recuperar a autoestima após a cura

Para mais dicas de alimentação saudável, visite a seção de Alimentação do blog.

Mais sobre a prevenção do câncer de mama

O mastologia Dr. Fernando Melo esclareceu as dúvidas mais comuns sobre prevenção e tratamento do câncer de mama no vídeo que está no ar em nosso canal no YouTube. Confira como prevenir o câncer de mama antes dos 40 anos e qual a melhor forma de realizar o autoexame.

Conheça também a história de quem venceu o câncer e conta sobre as fases de diagnóstico, tratamento, cirurgia e volta por cima! Clique aqui para ler mais.

Rodapé da página.