Alimentação Saudável 10 de Novembro de 2017

Conheça os benefícios surpreendentes dos alimentos diuréticos para o seu organismo


Você sabia que cada alimento tem a sua função na nossa vida? Nesse post você conhecerá os alimentos diuréticos, e aprenderá mais sobre sua função e benefício na sua saúde. 

O que são alimentos diuréticos?

Os alimentos diuréticos são aqueles que possuem alto teor de água na sua composição, e, por isso, contribuem para hidratação e consequente redução do inchaço do corpo. São também excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras, importantes reguladores do nosso metabolismo.

Conheça alguns destes alimentos

Melancia

Imagem de várias melancias cortadas

Contém cerca de 90% de água, sendo uma fruta altamente hidratante. Nutricionalmente é fonte de vitamina C, do complexo B, cálcio, fósforo, potássio e sódio. Auxilia no bom funcionamento dos rins, intestino e estomago.

Pepino

Pepinos cortados em rodelas

Possui muita água, cálcio, fósforo, potássio, ferro, vitamina do complexo B e C. Além de ser diurético, contribui para purificar a pele e fortalecimento de cabelos e unhas.

Beterraba

Beterrabas fatiadas

Possui vitamina C, fósforo e ferro e auxilia na prevenção da anemia e o seu suco é refrescante e diurético.

Alface

Folhas de alface frescas

Contém bastante água, vitaminas, minerais e fibras. Auxilia no funcionamento do intestino e combate o estresse e a insônia.

Dica bônus

Cenoura

cenoura-alimentos-diureticos

É uma ótima fonte de vitamina A, que auxilia na saúde da visão, pele e cabelo, bem como no processo digestório. Também contribui para a desintoxicação do organismo.

É importante salientar que, para evitar a retenção de líquidos, serão necessários outros cuidados, tais como: reduzir o consumo de sal nas preparações e evitar industrializados ricos em sódio, usar temperos naturais, consumir 35 ml, por quilo, de água por dia, praticar atividade física para melhorar a circulação e dormir bem.

Leia também: 10 dicas para um sono tranquilo

Quais os benefícios dos alimentos diuréticos?

O inchaço ou retenção de líquidos podem ser ocasionados por vários fatores, tais como: consumo excessivo de sódio, baixo consumo de potássio, mal funcionamento intestinal, alteração no metabolismo hormonal etc. Para redução desses sintomas, o consumo de alimentos diuréticos, ricos em água, podem contribuir.

Os alimentos diuréticos são capazes de aumentar a secreção urinária, eliminando a retenção que causa inflamações, já que na urina são expelidas as toxinas que entram no corpo, pelo consumo de alimentos, medicamentos, etc.

Receita de suco de melancia e pepino

Confira uma rápida e deliciosa receita com alimentos diuréticos que você deve incluir na sua dieta:

Ingredientes

  • 3 fatias médias de melancia;
  • Suco de ½ limão;
  • 1 pepino médio;

Modo de preparo

Descasque o pepino e corte em pedaços pequenos. Depois, adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata até que tudo se transforme em uma mistura homogênea. Se possível, tome sem coar.

Recomendamos: 7 motivos incríveis para consumir orgânicos

O interessante é você conseguir incluir os alimentos diuréticos de forma harmônica na sua rotina alimentar, sem necessidade de restrições ou exageros. Gostou deste conteúdo? Nos acompanhe no Twitter, Facebook e Instagram para mais dicas de uma vida saudável.

camilla-dantas

 

Conteúdo desenvolvido em parceria com a nutricionista Camila Dantas.
Especialista em nutrição materno infantil | Atua na área de obesidade infantil e alergias alimentares | Trabalha atualmente na Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza.

Rodapé da página.