Alimentação Saudável 13 de Agosto de 2012

Como a alimentação saudável pode prevenir doenças cardiovasculares


Mulher comendo alimentos

Todos já sabem que para uma alimentação ser considerada saudável é necessário que ela ofereça os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, de forma balanceada, fracionada e saborosa. Deve ser também acessível, variada, colorida e segura.

A prática de hábitos alimentares saudáveis reduz as chances do desenvolvimento de doenças cardíacas, principalmente se estiver aliada à prática de atividade física regular. Outro benefício é promover a manutenção de um peso saudável, diminuindo o risco de doenças como: obesidade, câncer, acidentes vasculares cerebrais, diabetes mellitus e osteoporose.

Os principais objetivos nutricionais para garantir mais saúde são: atingir e manter o peso saudável, reduzir níveis elevados de colesterol, LDL e triglicerídeos, promover alterações alimentares permanentes, introduzir nas refeições vitaminas antioxidantes (frutas e verduras), flavonóides (suco da uva e uva), isoflavonas (soja), reduzir o uso do sal e eliminar as frituras.

O consumo excessivo de gorduras, especialmente de gordura saturada, tem sido associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose. Por isso, é importante escolher os alimentos corretos e deixar de consumir aqueles que são prejudiciais ao nosso coração.

Que tal conhecer duas maneiras de se prevenir das doenças cardiovasculares?

– O consumo de fibras reduz o risco de diversas doenças cardiovasculares, inclusive a obesidade, diabetes mellitus e o câncer de cólon. As fibras auxiliam o sistema digestivo, ajudando na sua regulação e controlando os níveis séricos de colesterol e glicemia.

–  Alimentos ricos em ácido fólico (abacaxi, banana, caju, kiwi, laranja, manga, melão, aves, batata, beterraba, cenoura, milho, repolho verde, quiabo, espinafre, leites e derivados light, leite de soja, arroz integral, gérmen de trigo), vitamina B6 (melancia, uva, tomate, morango, brócolis, repolho roxo, couve-flor, farelo de aveia) e B12 (atum cozido, peixes em geral, frango, carne bovina) devem ser ingeridos para a prevenção de infarto, AVC, hipertensão arterial e arteriosclerose.

Rodapé da página.