Alimentação Saudável 12 de Agosto de 2016

Você tem refluxo? Confira 5 dicas de como evitar


É comum você sentir náuseas, tossir e até ter azia? Estes são alguns sintomas de doença do refluxo, um transtorno digestivo em que os ácidos presentes dentro do estômago voltam pelo esôfago, ao invés de seguir o fluxo normal da digestão.

Jovem mulher comendo salada fresca

O refluxo, na maioria dos bebês pequenos, é considerado um processo funcional que melhora com a idade e o amadurecimento do trato digestivo. Porém, em alguns casos, o refluxo passa a comprometer a qualidade de vida do indivíduo, com sintomas frequentes. Nessa situação, estaremos diante da Doença do Refluxo Gastroesofágico.

Causas do refluxo

 

Imagem ilustrando o refluxo

Quando você come, o alimento passa da garganta para o estômago através do esôfago. Quando a comida está no estômago, um anel de fibras musculares evita que os alimentos se movam de volta para o esôfago. Estas fibras são na verdade o esfíncter esofágico inferior. Se este músculo do esfíncter não se fecha bem, o alimento pode vazar de volta para o esôfago, o que se configura como refluxo.

5 dicas de como evitar o refluxo

O tratamento está diretamente relacionado aos hábitos alimentares. Confira algumas dicas para evitar o refluxo.

  1. Evite comidas que contenham pimenta e café, além de bebidas cítricas, pois estas estimulam a produção ácida pelo estômago;
  2. Coma de forma fracionada, sem encher demais o estômago;
  3. Mastigue bem o alimento e coma devagar;
  4. Evite bebidas alcoólicas;
  5. Espere, pelo menos, uma hora, antes de deitar-se após uma refeição.

Rodapé da página.