Espaço Zen 08 de Agosto de 2012

8 dicas de alongamento no trabalho


*Conteúdo atualizado em 25/07/2017 às 15:26

Quem trabalha por várias horas em uma mesma posição sabe que as dores e a tensão nos músculos são inevitáveis. Mas, isto pode ser evitado com um bom alongamento! 

Homem se espreguiçando na cadeira do trabalho

Todo mundo já conhece os benefícios do alongamento: além de colaborar para a circulação sanguínea, ameniza o estresse e melhora a postura.

Se você separar alguns minutinhos no trabalho para se alongar, isso poderá fazer a diferença durante o seu dia. Pensando nisso, reunimos 8 dicas de alongamentos que podem ser realizados no seu ambiente de trabalho. Vamos lá?

Como se alongar no trabalho

Mosaico demonstrando 8 tipos de alongamento

1. Inicie o alongamento esticando as pernas, os braços e as costas. Como se estivesse espreguiçando.

2. Para alongar o pescoço, incline a cabeça para frente, para trás e para os lados na direção dos ombros. Tente manter cada posição por no mínimo 10 segundos.

3. Entrelace os dedos e vire as palmas das mãos para fora, acima da cabeça, enquanto estica os braços. Mantenha os cotovelos abertos para os lados e a parte superior do corpo ereta.

4. Com a mão direita, segure o braço esquerdo, logo acima do cotovelo. Procure olhar sobre o ombro esquerdo, empurre o cotovelo na direção do ombro oposto até sentir um alongamento suave. Repita o movimento com o outro lado.

5. Erga os ombros em direção às orelhas até sentir uma leve tensão no pescoço e ombros. Mantenha por 3 a 5 segundos. Relaxe os ombros, deixando-os voltarem à posição normal.

6. Empurre as escápulas (omoplatas) uma na direção da outra, para criar uma sensação de tensão na parte superior das costa. Mantenha por 5 segundos e relaxe.

7. Estique um dos braços para frente e puxe o dorso da mão no sentido do antebraço. Em seguida puxe a palma da mão em direção ao antebraço. Repita o movimento com o outro braço.

8. Mantenha as duas pernas afastadas, flexione levemente os joelhos e solte o corpo para frente. Relaxe os ombros e o pescoço tentando chegar com as mãos o mais próximo possível do chão. Volte devagar à posição inicial e respire normalmente.

Veja mais dicas para aliviar o estresse no trabalho

Para realizar o alongamento, não precisa de muito: é simples e traz muitos benefícios a qualquer pessoa. 
 


Rodapé da página.