Perfil do Relatório

(G4-18; G4-19; G4-24; G4-25; G4-26; G4-27; G4-28 E G4-31)

A sustentabilidade de uma organização está diretamente relacionada ao impacto que o negócio traz para sociedade no tripé econômico, social e ambiental. O Relatório de Gestão e Sustentabilidade é o documento que relata o desempenho da cooperativa no tripé da sustentabilidade e é a forma direta do diálogo da organização com todos os públicos relacionados ao seu negócio (clientes, cooperados, colaboradores, fornecedores e sociedade).

Sobre o Relatório

Visando o comprometimento de uma relação sustentável, a cooperativa preza pelo diálogo de forma clara e verdadeira. A transparência das informações que são retratadas neste documento é essencial para a riqueza de detalhes e contribuição para o desenvolvimento sustentável.

Processo adotado

Este anuário foi fundamentado nas diretrizes do GRI - G4, na opção "de acordo - essencial". A área de Inteligência de Mercado da cooperativa, que tem como uma de suas atividades efetuar pesquisas com os stakeholders, realizou uma pesquisa de avaliação de relevância, para os stakeholders, em relação aos temas abordados na edição.

Cooperados, clientes, colaboradores e fornecedores foram convidados a expressarem suas opiniões sobre os temas mais importantes para a composição deste relatório. Na sequência, foram aplicados os protocolos técnicos exigidos.

Veja o passo-a-passo do processo:

Passo 1: identificação

A Unimed Fortaleza manteve neste relatório os 16 principais assuntos utilizados na edição do ano anterior, utilizando uma pré-seleção estabelecida pela consultoria.

Passo 2: priorização

A pesquisa abordou os temas pré-selecionados e pesquisou junto aos stakeholders a ordem de importância desses assuntos. A pesquisa foi realizada de forma digital (por e-mail).

Passo 3: validação

A pesquisa realizada obteve 1317 respostas, resultando na criação da Matriz de Materialidade, que orientou a abordagem de sete temas considerados de extrema importância para a elaboração do relatório. Nove dos temas sugeridos foram avaliados como relevantes para fazer parte do anuário.A pesquisa realizada obteve 1317 respostas, resultando na criação da Matriz de Materialidade, que orientou a abordagem de sete temas considerados de extrema importância para a elaboração do relatório. Nove dos temas sugeridos foram avaliados como relevantes para fazer parte do anuário.

Passo 4: análise

O resultado da pesquisa foi encerrado pela área de Inteligência de Mercado e apresentado aos dirigentes da Unimed Fortaleza para conhecimento. Em seguida, os temas mais votados foram repassados à equipe responsável pela produção do relatório.

Matriz de Materialidade

(G4-20 E G4-21)

A matriz gerada identificou sete assuntos relevantes definidos como aspectos materiais pela metodologia. A seguir, a matriz de materialidade que embasou a definição dos capítulos deste relatório.

Expediente

Unimed Fortaleza

Av. Santos Dumont, 949, Aldeota, Fortaleza-CE

www.unimedfortaleza.com.br

Comitê de elaboração

Editorial

Gerência de Marketing e Comunicação:

Anne Louize

Larissa Freire

Mariana Matos

Nikely Fedechen

Talita Cavalcante

Diagramação e produção gráfica

Agência Acesso Comunicação

www.acessocomunicacao.com

Web design e programação

Atratis Comunicação Digital

www.atratis.com.br