Alimentação Saudável 19 de Março de 2012

Alimentos importantes para a saúde bucal


Mulher sorrindo mostrando os dentes.

Muitos nem imaginam, mas a nutrição tem um efeito muito importante sobre os dentes, a gengiva e a mucosa oral. Por isso, é importante procurar ter uma alimentação balanceada, evitando alimentos prejudiciais à sua saúde bucal.

Quem não resiste ao açúcar, não é verdade? Mas acontece que ele é o principal alimento das bactérias causadoras da placa bacteriana, cárie e outras doenças. Sendo assim, devemos evitar a ingestão de balas, chocolates e alimentos doces (com muito açúcar) no período entre as refeições. No entanto, se não for possível evitá-los, devemos escovar os nossos dentes logo após comermos um destes alimentos.

Não esqueça! Adote uma dieta equilibrada, baseada nos cinco grupos de alimentos, incluindo os considerados não cariogênicos (alimentos que não provocam cáries), sendo eles: os vegetais, frutas e proteínas, entre outros, e os considerados detergentes, ou seja, aqueles que têm o poder de eliminar, durante a sua mastigação, resíduos de outros alimentos que ficaram aderidos à superfície dental como, por exemplo, a maçã, a laranja, a pêra, a cenoura e demais frutos carnosos. Estes são extremamente importantes para a manutenção da saúde geral e oral das pessoas.

Siga nossas dicas e coloque a sua saúde bucal em dia!

Rodapé da página.