Alimentação Saudável 16 de Abril de 2012

Como controlar a obesidade infantil?


Garoto na mesa com raiva.

Para uma criança ser considerada obesa, ela precisa ultrapassar em 15% a 30% o peso médio correspondente à sua idade. Parece simples, mas não é tão fácil estabelecer parâmetros que definam com precisão o limite entre peso normal, sobrepeso e obesidade.

Os pais têm um papel importantíssimo neste processo. É extremamente necessário um acompanhamento alimentar rigoroso, desde o nascimento da criança. Uma dica importante para educar a alimentação de sua criança é promover, já a partir dos 4 ou 6 meses, uma dieta variada que possua diversidade de sabores e de texturas, pois são nos primeiros anos de vida que os hábitos alimentares são formados.

Deve-se atentar também que o recém-nascido deve ser alimentado com leite materno por, no mínimo, seis meses. Desde cedo, também, deve-se estabelecer bem os horários das refeições, a fim de evitar longos períodos em jejum.

Outro cuidado essencial é evitar que as crianças consumam de maneira excessiva alimentos industrializados, do tipo ?junk food? e ?fast food?, como salgadinhos de pacote e hambúrgueres. Prefira alternativas saudáveis ou naturais para os momentos em que a fome do rebento bater.

E, atenção: um agravador da obesidade é o sedentarismo. É comum durante a infância, as crianças passarem muitas horas na frente da televisão e computador, e acabarem esquecendo de praticar alguma atividade física. Estimular o seu filho a praticar um esporte ou se exercitar ao ar livre é fundamental para sua saúde!

Por último, um lembrete: Se sua criança já sofre com a obesidade, é aconselhável um acompanhamento médico para que o processo de reeducação alimentar possa ser feito com base em um diagnóstico preciso.

Que conhecer mais dicas de alimentação saudável para as crianças? Acompanhe a seção no nosso blog.

Rodapé da página.