Alimentação Saudável 01 de Outubro de 2012

Estudo sugere que ingestão de frituras favorece derrame


Prato com muita frituras.

Um estudo realizado por pesquisadores norte-americanos reforça que a alimentação saudável pode ser um grande passo na prevenção do derrame.

Os pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte acompanharam os hábitos alimentares de quase 90 mil mulheres saudáveis com idades entre 50 e 79 anos, na pós-menopausa, e puderam constatar que as que consumiam frituras e produtos industrializados em grandes quantidades corriam risco maior de sofrer um derrame.

As mulheres que disseram seguir uma dieta rica em gordura trans, com a ingestão mínima de 6,1 gramas por dia, apresentaram risco 39% maior de sofrer um derrame do que as que consumiam 2,2 gramas diárias de gordura trans. Para os cientistas, a ingestão desse ácido graxo facilitaria o entupimento das artérias. O estudo é, em termos quantitativos, um dos mais abrangentes do gênero.

Para a pesquisadora Ka He, a dica para se manter longe das doenças é adotar um estilo de vida saudável: seguir uma alimentação equilibrada, rica em frutas e verduras e pobre em alimentos gordurosos, e praticar atividade física regularmente.

Rodapé da página.