Alimentação Saudável 24 de Setembro de 2012

Saturadas? Totais? Trans? Conheça os tipos de gordura


Conteúdo atualizado em 20/11/2017 às 14:42.

As gorduras estão presentes na maioria dos alimentos que consumimos durante o dia. Muitos não sabem, mas a grande ingestão de alimentos ricos em gorduras ruins aliada à falta de atividade física e excesso de peso eleva o risco de desenvolver doenças relacionadas ao coração.

Imagem de donuts coloridos com coberturas variadas

Qual a diferença entre os tipos de gordura?

As gorduras totais são as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. Este tipo de gordura se refere à soma de todos os tipos de gordura encontrados em um alimento.

As gorduras saturadas estão presentes em alimentos de origem animal, como carnes, bacon, pele de frango, queijos, leite integral, manteiga, requeijão e iogurte. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado, porque em grandes quantidades pode aumentar o risco de doenças do coração.

As gorduras trans podem ser encontradas em alimentos industrializados, como margarinas, cremes vegetais, biscoitos, sorvetes, salgadinhos de pacote, produtos de panificação, alimentos fritos e qualquer alimento que utilize em sua preparação gorduras vegetais hidrogenadas.

Assim como a gordura saturada, a trans contribui para aumentar consideravelmente os níveis do LDL (mau colesterol) e ainda diminui as taxas do bom colesterol, o HDL. Seu consumo deve ser muito reduzido porque, em grande quantidade, aumenta o risco de doenças do coração. Não se deve ingerir mais que 2g dessa gordura por dia.

Mito ou verdade: óleo de coco ajuda a combater gordura?

Você sabia?

Casos de derrames, câncer de próstata e câncer de mama estão associados aos excessos de gorduras no sangue. Por isso, é importante estar atento à sua alimentação, mantendo hábitos saudáveis e restringindo o consumo desses tipos de gordura.

Vá além e mude sua rotina alimentar (para todos os estilos)!

Trabalha fora de casa e tem dificuldade na hora de escolher o lanche da manhã ou da tarde? Então veja 5 lanches práticos e saudáveis para levar ao trabalho. Mas, se a sua missão é levar qualidade de vida para toda a família, confira como praticar reeducação alimentar agora.

Rodapé da página.