Cuidar de Você 18 de Abril de 2023

Como manter a postura correta e evitar 6 problemas de saúde


Se você tem dificuldade em manter a postura correta, saiba que a má postura pode trazer riscos à saúde, como dores na lombar e até hérnia de disco. A seguir, preparamos algumas dicas para te ajudar a ter uma postura adequada.

mulher com dores na coluna

Quando o assunto é se manter saudável, há alguns pilares fundamentais a serem observados: uma boa alimentação, a prática de exercício físico e o cuidado com a postura. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que aproximadamente 80% da população mundial sofre ou sofrerá com dor na coluna lombar. Dentre os fatores relacionados, a má postura é um dor principais vilões.

Uma posição inadequada pode gerar repercussões negativas ao nosso corpo, sobretudo para nossa coluna, como dores, inflamações e contrações musculares involuntárias. Para dar dicas de como manter a postura correta da coluna e evitar problemas de saúde, convidamos o médico ortopedista da Unimed Fortaleza Dr. Plínio Linhares (CRM-CE 15.018  RQE 10.896). Continue a leitura!

Por que é difícil manter a postura correta?

A postura correta da coluna é uma questão de bem-estar e qualidade de vida, pois, quando cuidamos da posição em que mantemos o nosso corpo, evitamos a sobrecarga das estruturas anatômicas.

É difícil ter uma postura adequada porque a maioria das pessoas não tem consciência corporal, ou seja, não percebe os movimentos e os limites do próprio corpo.

“A consciência corporal nos ajuda a sentir como percebemos o nosso corpo quando nos movimentamos. Investir em práticas que estimulam o desenvolvimento dessa consciência como yoga ou pilates, é fundamental”, explica o Dr. Plínio Linhares.

Quais os 6 problemas de saúde causados pela má postura?

A má postura pode causar problemas posturais como desvios na coluna e outros transtornos:

  1. Hipercifose ou corcunda, que se caracteriza pela curvatura anormal da coluna na região torácica;
  2. A hiperlordose, caracterizada pelo aumento do grau da curvatura da coluna lombar, dando a sensação de “bumbum empinado”;
  3. Escoliose, uma condição anormal que provoca uma curvatura lateral na coluna vertebral;
  4. Dores e inflamações na lombar, pescoço e tórax;
  5. Espasmos musculares involuntários;
  6. Alterações degenerativas, como hérnia de disco.

Como evitar os 6 problemas de saúde causados pela má postura

Para prevenir os problemas de saúde citados acima, é importante ter cuidados que ajudam no bem-estar da coluna. Confira:

  • Mantenha a postura correta da coluna nas atividades do dia a dia;
  • Alongue-se e pratique atividade física diariamente; “Fortalecer a musculatura do CORE é fundamental pois é sobre ele que se concentra a maior parte das atividades cotidianas, o que torna esta região mais vulnerável à sobrecarga e, por conseguinte, às lesões, já que ele tem a função de sustentar e estabilizar a nossa coluna vertebral”, pontua o médico.
  • Durma bem e verifique se o seu colchão e travesseiro estão adequados;
  • Evite situações de estresse.

Como manter a postura correta no dia a dia?

É comum na correria do dia a dia não prestarmos atenção na postura correta da coluna e só percebemos que estávamos sentados, deitados ou andando de forma inadequada quando desaceleramos e sentimos a famosa dor nas costas.

Para mudar os hábitos posturais inadequados, confira as dicas do Dr. Plínio Linhares de como manter a postura adequada na hora de dormir, sentar, usar o celular e andar.

Postura correta na hora de dormir:

postura correta ao deitarA coluna deve ficar bem apoiada e numa linha contínua, preservando suas curvas naturais. Além da posição adequada, fique atento também à qualidade do seu colchão assim como à altura e às condições do seu travesseiro. As duas posições mais adequadas na hora de dormir são de lado e de barriga pra cima.

Ao dormir de lado, coloque um travesseiro entre os dois joelhos e atente-se à altura do travesseiro da cabeça (a cabeça deve ficar alinhada com o resto do tronco).

Ao dormir de barriga para cima, coloque um travesseiro embaixo dos seus joelhos, mantendo-os parcialmente dobrados. Você também pode colocar um pequeno travesseiro sob a lombar, para manter a curva de suas costas. Nessa situação, o travesseiro deve ficar baixo (você pode tentar usar um rolo cervical ou uma toalha enrolada). Atente-se também à altura do travesseiro da cabeça (não deve ser tão alto, para não deixar seu pescoço muito elevado).

Postura correta da coluna ao sentar:

postura correta ao sentar

 

Manter uma postura ergonômica ao sentar, principalmente durante o trabalho ou o estudo, é fundamental para termos uma coluna saudável. Ao sentar, fique atento à altura do computador, a característica da cadeira e ao nivelamento da mesa.

“Para criar bons hábitos posturais, oriento que evite ficar mais de 1 hora na mesma posição. Ao longo do dia, faça pausas regulares e pratique alongamentos regularmente”, orienta o médico.

 

 

 Confira 8 dicas de alongamento no trabalho

 

Postura correta ao andar ou ficar em pé:

Quando estiver de pé ou caminhando, procure ficar sempre com os ombros alinhados ao pescoço, mantendo as costas retas, o abdome contraído e o olhar para frente.

“Atente-se também ao peso que carrega na mochila. Ela deve pesar 10% do seu peso corporal e o fundo da mochila deve estar apoiado na região lombar. Lembre-se de sempre colocar as duas alças nos ombros”, orienta o ortopedista da Unimed Fortaleza.

 

Posição correta da coluna ao usar o celular:

ilustracao de postura correta ao usar celular

 

Deixe o telefone sempre na altura dos olhos e evite inclinar muito a cabeça para frente. Sempre que possível, utilize o dedo indicador da mão oposta para digitar.

 

 

Dor no joelho ao correr, dobrar ou agachar? Descubra o que pode ser

Consulte um especialista da Unimed Fortaleza

Viu só como é importante manter a postura correta? Caso esteja sentindo dores na coluna, lombar e pescoço, é fundamental ser avaliado por um médico especialista. No Guia Médico Online, os clientes da Unimed Fortaleza encontram os melhores médicos, hospitais, clínicas e laboratórios. Acesse!

*Conteúdo desenvolvido em parceria com o médico ortopedista da Unimed Fortaleza Dr. Plínio Linhares (CRM-CE 15.018 | RQE 10.896).
Instagram: @dr.pliniolinhares

Rodapé da página.