Cuidar de Você 19 de Abril de 2016

Autismo: como reconhecer?


Meninos pintando sorrindo

Você sabe o que é autismo? Conhece as causas, sintomas e diagnóstico dessa doença? O autismo infantil é um transtorno de desenvolvimento que normalmente aparece até os três primeiros anos de vida da criança e afeta as habilidades de comunicação e interação social, ou seja, o modo de se relacionar com as pessoas. Não se sabe ao certo as causas desse transtorno, mas principalmente a genética e ainda fatores ambientais podem ser os responsáveis.

Uma pessoa com autismo pode ter aversão excessiva a estímulos da visão, audição, olfato ou paladar,  além de ter uma resposta emocional anormal a mudanças de rotina. Estes sintomas variam de moderados a graves. Em relação à comunicação, pessoas com autismo podem não falar, repetir o que foi dito (ecolalia) e terem dificuldades para iniciar e manter uma conversa coerente. É importante destacar que nem sempre a criança irá apresentar todos os sintomas.

Confira nossa playlist exclusiva de vídeos sobre saúde das crianças.

A dificuldade de relacionar-se com outras pessoas implica em falta de empatia e assim não ter muitos amigos, ser retraído e optar por ficar sozinho na maioria das vezes. O diagnóstico é clínico e deve ser feito por meio da observação direta do comportamento da criança e de uma entrevista com pais ou responsáveis.

Como reconhecer o autismo

Geralmente, as crianças com autismo apresentam algumas características. Confira abaixo:

  • Hiperatividade;
  • Dificuldade de linguagem;
  • Dificuldade de interação social;
  • Interesse restrito de repertório de brincadeiras e alimentos;
  • Incômodo ao toque;
  • Isolamento na presença de outras crianças;
  • Sensibilidade alterada;
  • Não responde pelo nome, como se fosse surda;
  • Quando se machucam, não demonstram sentir dor;

Para diagnóstico, procure um médico neurologista.

Diga não ao preconceito contra o autismo

Embora informações estejam disponíveis ainda é precário o conhecimento das pessoas a respeito do transtorno, o que muitas vezes leva ao preconceito. Acredita-se, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), que cerca de 2 milhões de pessoas apresentam algum  grau desse transtorno  no país. A informação é a única chave contra o preconceito.

Autismo tem tratamento?

Não existe tratamento padrão. Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências.

Como estimular crianças autistas?

Confira neste vídeo brincadeiras para crianças com autismo. A presidente da Associação de Familiares e Amigos dos Autistas, Luana, e a pedagoga Fernanda Cavalieri, dão dicas de como se divertir e educar os pequenos. Que comece a diversão!

Rodapé da página.