Alimentação Saudável 07 de Maio de 2012

Alimentos que protegem a visão


Mulher olhando uma maçã e prestes a pegá-la.

Dizem que os olhos são a nossa janela para o mundo e, por este motivo mesmo, cuidar da saúde da visão é algo muito importante. Estamos acostumados a ouvir recomendações sobre evitar ler quando estamos em um veículo em movimento, procurar descansar a vista depois de longos períodos focando na tela do computador e até mesmo lembrar daqueles conselhos que costumávamos ouvir, quando crianças, de nossas mães ou avós, a respeito de consumir determinados alimentos porque ?fazem bem para a vista?.

Por mais que parecessem táticas para nos fazer comer, a ciência, de vez em quando, confirma o dito popular. A falta de certos nutrientes na alimentação pode afetar algumas funções do corpo, incluindo a capacidade de enxergar. Para evitar estes problemas, há diversos alimentos que podem ser inseridos em sua dieta e que combatem problemas como o glaucoma e a degeneração macular, condição médica que resulta em uma perda de visão no centro do campo visual.

Para cuidar da saúde de sua visão, confira alguns alimentos que ajudam a combater problemas que prejudicam seus olhos e trate de incluí-los em sua dieta:

  • Peixes
    São fontes de vitaminas A, B, D e E, ômega 3 e ácidos graxos.
    Dê preferência a peixes como sardinha, bacalhau, salmão e atum, que estimulam a circulação sanguínea, o que ajuda a oxigenar as estruturas internas dos olhos.
  • Verduras, frutas e legumes de pigmentação amarela e verde
    Estas frutas, verduras e legumes costumam ser fontes ricas de carotenoides, substâncias que previnem a deterioração da mácula, ponto responsável por nos permitir enxergar cores.
    Dê preferência a alimentos como laranja, maçã, mamão papaya, cenoura, tangerina, brócolis e couve.
  • Ovos
    Em sua gema, podem ser encontradas substâncias foto-oxidantes, como a luteína e a zeaxantina. Só fique atento aos níveis de colesterol no seu sangue, antes de apostar na inclusão deste alimento em sua dieta.
  • Alho e cebola
    O alho e a cebola são ricas fontes de cálcio, fósforo e vitaminas B e C. Ambos possuem ação antimicrobiana (contra micróbios) e antiviral. Eles agem como vasodilatadores, diminuindo a pressão arterial e prevenindo o glaucoma.
  • Óleo de linhaça
    A sensação de ardência, coceira e sensibilidade à luz são sintomas do olho seco, problema comum em pessoas mais velhas. Muitos tratamentos para combater esta condição incluem o consumo de óleo de linhaça, fonte de vitamina E e dos ácidos graxos ômega 3, ômega 6 e ômega 9.
  • Azeite virgem
    Rico em ômega 3, o azeite virgem é considerado um grande aliado na prevenção contra a degeneração macular, lesão que pode levar à perda irreversível da visão. É recomendado a ingestão de 100 ml de azeite por semana.

Incluindo estes alimentos na sua dieta, você estará mais protegido de doenças relacionadas à visão.

Para receber sempre nossas dicas de saúde e bem estar, acompanhe-nos também no Facebook e Twitter e receba mais saúde na sua linha do tempo.

Rodapé da página.