Cuidar de Você 22 de Janeiro de 2014

Dicas de primeiros socorros em caso de afogamento


criança feliz na praiaafogamento está entre três primeiras causas de morte em crianças e adolescentes de todo o mundo. Apesar da estatística alarmante, o afogamento não é difícil de ser evitado: medidas simples de prevenção podem ser tomadas.

Quando há bebês em casa, é aconselhável vigiar permanentemente banheiras (inclusive as pequenas, de plástico), vasos sanitários, baldes, tanques e qualquer superfície líquida. Entre 1 e 4 anos, os maiores perigos estão em banheiras, piscinas, reservatórios e no mar.Bebês e crianças devem aprender a nadar e a boiar e ser ensinados, dentro do possível, de que não podem entrar em águas perigosas

Já os adultos precisam conhecer suas limitações (nada de desafiar o mar!), principalmente quando suas funções orgânicas normais estiverem comprometidas devido ao uso de medicamentos ou ao consumo de bebidas alcoólicas.

Os sintomas mais comuns do afogamento, nos casos em que a vítima não tenha perdido a consciência, são:

  • Hipotermia (baixa temperatura corporal);
  • Náuseas e/ou vômitos;
  • Distensão abdominal (barriga dilatada);
  • Tremores;
  • Dor de cabeça;
  • Mal-estar;
  • Cansaço;
  • Dores musculares.

O que fazer:

  1. Se a vítima estiver em apneia (falta de respiração), utilize a respiração boca a boca, assoprando vigorosamente o ar dentro da cavidade bucal dela em intervalos regulares. Isso pode ajudar a prover oxigênio para o cérebro e para o coração da pessoa afogada.
  2. Os sopros de ar devem ser ritmados, de preferência observando intervalos de aproximadamente cinco segundos entre um e outro, respeitada, porém, a capacidade de quem presta socorro.
  3. Deve-se prosseguir com essas manobras até que a vítima tenha condições de respirar sozinha. Se ela estiver sem pulso, a massagem cardíaca deve começar tão logo seja retirada da água e o serviço de emergência disponível seja acionado.
  4. Procure acalmar a vítima, fazê-la repousar, aquecê-la e mantê-la deitada com a cabeça (ou mesmo todo o corpo) de lado, para que não ocorra a inalação de líquidos. É importante evitar que a língua bloqueie a garganta e impeça a saída de líquidos e entrada de ar.

Rodapé da página.