Cuidar de Você 01 de Dezembro de 2015

Mitos e verdades sobre a AIDS


rapaz com moça nas costas sorrindo felizes

Desde 1981 a imunodeficiência adquirida (AIDS) é conhecida, mas até hoje muitas pessoas ainda não sabem o que é mito ou verdade em relação à doença. Em comemoração ao Dia internacional da Luta contra AIDS, celebrado em 1º de dezembro, confira mais informações sobre a doença que atinge cada vez mais jovens:

O vírus pode ser transmitido a partir do compartilhamento de objetos pessoais

Mito – O vírus da Aids é transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno. Por isso, é possível conviver normalmente com pessoas portadoras do vírus, porém recomenda-se não compartilhar objetos perfuro-cortantes.

O HIV pode ser transmitido durante a prática esportiva

Mito – Não há evidências de risco de transmissão do HIV sem a existência de feridas ou lesões cutâneas que sangram, portanto não há comprovação de infecção na prática de esportes.

A camisinha é 100% segura para evitar a Aids

Mito – É preciso verificar se o produto está dentro do prazo de validade e se tem a certificação do Inmetro. Preservativos não testados podem ter microperfurações, por onde o vírus passa. Algumas recomendações: não guardar a camisinha em locais expostos ao sol, como porta-luvas; não abrir a embalagem com os dentes e desenrolar com cuidado, segurando na ponta para deixar uma folga para o ar.

HIV pode ser transmitido durante o sexo oral

Verdade – A transmissão do HIV ocorre quando há uma troca de fluidos corporais, como no caso do sexo oral, quando há feridas abertas como cortes ou machucados na boca ou gengiva ou infecções na garganta ou na boca que estejam inflamadas.

Ter a informação correta é o primeiro passo para acabar com o preconceito e se prevenir contra o HIV. Em caso de suspeita de infecção, procure um médico infectologista e faça o exame. Só assim será possível combater a doença, em caso de contaminação, e ter uma vida com mais qualidade.

O vírus da Aids é transmitido somente pelo sangue

Mito – O vírus da Aids é transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno. Por isso, é possível conviver normalmente com pessoas portadoras do vírus, porém recomenda-se não compartilhar objetos perfuro-cortantes como alicate de unha e barbeador.

Rodapé da página.