Espaço Zen 02 de Maio de 2012

Combatendo a depressão: entenda como funciona a Psicoterapia


Homem com os braços abertos gritando

Muitas pessoas que sofrem de depressão desconhecem a importância de um diagnóstico preciso e do acompanhamento médico para orientar a condução de um tratamento que ofereça mais qualidade de vida para o paciente. Um destes tratamentos, bem conhecido, é a terapia farmacológica, que faz uso dos antidepressivos.

Mas outro tratamento bem utilizado no combate à depressão é a Psicoterapia, que oferece ao paciente inúmeros benefícios:

  • Não tem efeitos colaterais;
  • Os resultados persistem por muito mais tempo, ao contrario dos medicamentos;
  • Desenvolvimento de novas competências para prevenir problemas futuros;
  • Não tem risco de desenvolver dependência química.

Qual o melhor tratamento para a depressão:Psicoterapia ou medicação?
Um método não exclui o outro. A associação dos dois tratamentos pode, inclusive, garantir uma melhora significativa dos sintomas da depressão. Além disso, a medicação pode se tornar um aliado que dá condições para que o indivíduo se engaje na psicoterapia. Enquanto a medicação atua na suspensão dos sintomas, a psicoterapia busca o sentido da depressão na existência do indivíduo e na repercussão da mesma sobre a sua vida.

Qual a frequência do tratamento?
Em geral, recomenda-se a frequência de uma vez por semana, no mínimo, com horário fixo.

É importante lembrar que, qualquer que seja o tipo de terapia a ser adotada, deve-se sempre buscar o diagnóstico de um médico clínico ou psiquiatra. Mais uma vez, é fundamental uma orientação adequada deste especialista, que indicará o melhor tratamento. E lembre-se: o ponto principal para alcançar o sucesso terapêutico é o desejo de transformação, mesmo que existam resistências naturais ao processo.

Rodapé da página.