Movimente-se 12 de Julho de 2016

Benefícios dos esportes ao ar livre para as crianças


Correr, brincar e se divertir! Tudo isso faz parte da infância, mas de uns tempos para cá, muitas crianças preferem ficar na frente do computador e se esquecem de se movimentar.

Crianças brincando no campo

O brincar possui grande significado na vida dos pequenos e as brincadeiras ao ar livre podem ser ainda mais divertidas. A luz do sol, o vento no rosto e vários outros aspectos representam vantagens para a saúde, tanto física como psicológica. Segundo o educador físico da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, Abel Rodrigues, é fundamental que a criança tenha estímulos desde cedo para as práticas esportivas, além de ideal para o desenvolvimento, coordenação, equilíbrio e agilidade é muito importante para fortalecer o sistema imunológico também.

Criança jogando bola com o pai ao fundo

Ainda segundo o profissional, é importante desde cedo estimular a psicomotricidade, visando o equilíbrio e o desenvolvimento motor e intelectual da criança, pois sem esse estímulo a criança pode potencializar um bloqueio e se isolar pro resto da vida.

Espaço Unimed Ativa

Banner Espaço Unimed Ativa

As opções são muitas para praticar atividades ao ar livre. Uma boa opção é o Espaço Unimed Ativa, um ambiente todo projetado para prática de vários tipos de exercícios ao ar livre. No local, crianças, jovens e adultos podem alugar um equipamento e desfrutar de bons momentos de lazer com vista para o mar. Lembrando que crianças menores de 16 anos precisam da autorização de um responsável e não é aconselhada a prática de esportes radicais para elas.

Experiências como essas são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Quando a criança pratica esportes na natureza, ela se move com mais liberdade, se descobre e explora o mundo.

“Brincar ao ar livre previne a obesidade infantil, uma doença cada vez mais frequente na nossa sociedade. Desligar a televisão, levantar do sofá e sair para a rua para patinar ou andar de bicicleta, por exemplo, são atividades recomendadas para toda a família.”, diz Abel.

Que tal fazer um teste aí na sua casa? Desligue as TVs, os computadores, smartphones e convidem seus filhos para brincarem ao ar livre.


Compartilhe nas redes sociais:
Rodapé da página.