Nossos números

4.229

Médicos Cooperados

2.497

Homens

1.732

Mulheres

(Dados até 31.12.2023)

Saúde e Segurança do Cooperado

Em 2023, a cooperativa garantiu a qualidade em saúde de seus médicos com o objetivo de promover bem-estar e uma vida mais saudável. Afinal, cuidar de quem cuida é importante para a Unimed Fortaleza.

Checkup dos médicos cooperados

Tradicionalmente, os médicos que compõem a cooperativa passaram por um check-up com atendimento especializado. Médicos da Família, nutricionistas e educadores físicos fizeram parte da equipe que reallizou esse atendimento. Além disso, o atendimento proporcionou exames laboratoriais e de imagem com foco na prevenção.

Ao todo, 63 médicos foram atendidos em dois dias nas unidades de Saúde Integral do Hospital Unimed e Espaço Saúde. A ação fez parte da Semana do Cooperado 2023.

Checkup Cooperados

Ética e Integridade do Cooperado

Um dos grandes objetivos da operadora é ser um canal de comunicação eficaz com informações confiáveis e claras. Por isso, em 2023, ética e integridade continuaram sendo princípios trabalhados em todos os processos para garantir essa relação de confiança com o médico cooperado.


Pesquisa de Satisfação do Cooperado

A operadora também se preocupa em ouvir os seus médicos cooperados com o objetivo de medir os reflexos do trabalho realizado com foco em cuidar das pessoas. Para este fim, foi realizada uma pesquisa aplicada entre março e abril de 2023, utilizando como base o ano de 2022. Foram ouvidos 435 médicos cooperados.

Com relação à satisfação do médico em ser cooperado da Unimed Fortaleza, 88,15% dos respondentes se consideram satisfeitos ou muito satisfeitos. A respeito da importância em ser um médico cooperado da Unimed Fortaleza, 93,24% afirmou que é importante ou muito importante ser cooperado. 79,76% consideram que é melhor ou muito melhor trabalhar na Unimed Fortaleza em comparação com outras operadoras de saúde.

Os cinco principais pontos em que os cooperados percebem a Unimed Fortaleza superior aos concorrentes são: pontualidade dos pagamentos, quantidade de usuários, relacionamento com os médicos, serviço de autorizações e corpo clínico

O resultado enche a cooperativa de orgulho, pois oferecer sempre o melhor a cada ano que passa está entre os princípios que norteiam o trabalho realizado diariamente.

Comunicação com o cooperado

Para o público de médicos cooperados, os movimentos foram pautados no comprometimento da atual gestão no que tange à transparência quanto à tomada de decisões assertivas, sempre com o objetivo de ter uma Unimed mais moderna, gerando mais negócios e melhores resultados.

Neste sentido, um novo canal chegou para ampliar a comunicação com esse público: o Instagram Gestão da conexão, espaço fechado para médicos cooperados acompanharem as novidades da Cooperativa e estarem mais próximos da Diretoria atual.

Comunicação com o cooperado

Além disso, os canais de comunicação se fortaleceram: Portal Minha Unimed Cooperado, Aplicativo Minha Unimed Cooperado, WhatsApp Business, SMS, e-mails corporativos, Mural do Caooperado e InfoCooperado WhatsApp, resultando em uma comunicação cada vez mais transparente e informativa.

Foto de evento ou show

Em 2023, foi realizada comunicação intensa para convite aos médicos cooperados participarem dos eventos: Fóruns para Médicos Cooperados, AGO (Assembleia Geral Ordinária), AGE (Assembleia Geral Extraordinária), happy hour dos Médicos Aniversariantes, Semana do Cooperado e Festa de confraternização dos médicos.


Compliance

Em 2023, a cooperativa realizou uma campanha de divulgação do Código de Conduta da Unimed Fortaleza para todos os cooperados por meio do Portal do Cooperado e do App Minha Unimed. Ao acessar o portal, os cooperados precisavam ler o Código de Conduta e aceitar o documento. Durante ao ano, houve um aceite de 81.68% dos médicos cooperados, o que indica o conhecimento dos cooperados em relação à existencia do documento.

Além disso, foram revisados periodicamente todos os documentos da Unimed Fortaleza, incluindo aqueles que abordam o papel, os direitos e as obrigações dos cooperados. A alta administração e os conselheiros receberam reporte periódicos das ações realizadas pela área de Governança, Riscos e Compliance, bem como dos resultados alcançados.


Treinamento e Desenvolvimento do Cooperado

O médico cooperado foi estimulado a desenvolver competências essenciais para compor sua performance e desempenho. Por isso, o estímulo à edução médica continuada foi uma estratégia utilizada em 2023 e faz parte dos princípios do cooperativismo, além de treinamentos complementares que auxiliaram na expansão desse conhecimento.

Treinamento e desenvolvimento do cooperado

Compliance em Foco

Ao longo do ano, foram feitas ações para promover o Programa de Integridade, como comunicações e treinamentos.

Em novembro de 2023, aconteceu o "Compliance em Foco", evento que incluiu um painel sobre Cultura de Compliance, Programa de Integridade e Ética Médica com a presenta de Dr. Marcos Aragão, presidente da Unimed Fortaleza; Dr. Flávio Deulefeu, superintendente e médico cooperado; e da Dra. Regina Portela, conselheira do Conselho de Medicina.

LGPD, Proteção de Dados Pessoais e Privacidade

O planejamento estratégico da cooperativa já foi traçado com metas e indicadores que resultaram em um novo plano de treinamento e conscientização e novos controles a serem implementados. Um dos principais compromissos firmados foi o de tornar o Programa de Privacidade da Unimed Fortaleza uma referência a nível nacional, inicialmente diagnosticando a posição da Unimed Fortaleza a nível Nordeste e fomentado iniciativas para alavancar o programa localmente.

Como parte do novo Plano de Conscientização e Treinamento, no Dia Mundial da Privacidade (28/01), a Unimed Fortaleza promoveu um bate-papo com as lideranças e o time de Proteção de Dados Pessoais e Segurança da Informação do Grupo Edson Queiroz. O Grupo Edson Queiroz é um importante parceiro comercial e aplica diversas boas práticas relacionadas ao tema. Tradicionalmente, foi promovido um bate papo descontraído sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para os médicos cooperados.

Promover a capacitação dos cooperados e incentivar boas práticas de proteção de dados e segurança da informação fortalece o ecossistema como um todo e contribui com a segurança dos dados dos pacientes da Unimed Fortaleza.

Gestão e Valorização do Cooperado

No ano de 2023, a Unimed Fortaleza continuou investindo na gestão e valorização do Cooperado. As iniciativas visaram reforçar ainda mais a importância deste público como dono do negócio.

Inauguração Casa do Cooperado

Inauguração Casa do Cooperado

A inauguração da Casa do Cooperado, inaugurada em novembro de 2023, marcou um momento especial de valorização dos médicos da operadora. O espaço é anexo à Sede da Unimed Fortaleza, conta com todo o conforto e estrutura, e é destinado ao atendimento exclusivo deste público, com uma equipe preparada para auxiliá-los em suas necessidades.

Relacionamento com o cooperado

O programa de visitação realizado pelas executivas de relacionamento da área de Relacionamento com o Cooperado alcançou, em 2023, 3.155 médicos cooperados, tendo como objetivo otimizar a utilização dos recursos atuais e fomentar o estreitamento do laço entre cooperativa e seus cooperados, estimulando a divulgação, novas adesões e engajamento do cooperado nos Programas de Remuneração Variável. Em média, foi aintigido o índice de 99% de satisfação dos cooperados com as visitas realizadas em locais de atendimentos, hospitais e clínicas da rede credenciada.

A equipe de atendimento atua ainda com ponto focal importante entre os cooperados e áreas técnicas que se dedicam diretamente às ferramentas digitais, construção e apuração dos indicadores do Programa GUIA, além de ações de reconhecimento no atendimento presencial e nas unidades de recursos próprios.



Eventos

Semana do Cooperado 2023

A Semana do Cooperado ocorre desde 2018 e proporciona aos médicos cooperados da Unimed Fortaleza momentos que viabilizam o networking e o aprendizado. Além de simbolizar a comemoração do Dia do Médico, que é celebrado no mês de outubro. Em 2023, a programação incluiu a Corrida Unimed Fortaleza; Live "Consultório On-Line e Personal Assistente Digital", Check-up dos cooperados e o espetáculo Musical Elton John: o Show.

Semana do cooperado 2023

Números da Semana do Cooperado 2023:

  • Corrida Unimed Fortaleza: cerca de 3.500 pessoas.
  • Live "Consultório On-Line e Personal Assistente Digital": 1.230 visualizações e 491 registros de presença de médicos.
  • Check-up dos cooperados: 55 médicos.
  • Musical Elton John: o Show: 297 médicos presentes. Estimativa de mais de 600 pessoas presentes, com 85% de satisfação dos médicos, de acordo com pesquisa aplicada após o evento.

Dia do Médico

Dia do Médico

Celebrar e reconhecer também fazem parte da cultura da Unimed Fortaleza, por isso, para comemorar o Dia do Médico, os médicos que trabalham na rede própria da Unimed Fortaleza e os que estiveram presentes na área de Relacionamento com Cooperado, na Sede, receberam um presente simbólico.

Festa de confraternização do cooperado

Festa de confraternização do cooperado

Com tema Conexão Sunset, a celebração de final do ano dos médicos cooperados contou com 640 cooperados e 1.121 pessoas no total. A confraternização teve três bandas que animaram o fim de tarde e noite, além de uma ativação de fotos da Corretora Unimed Fortaleza.

Universidade corporativa

Universidade Corporativa

Com o intuito de ampliar os conhecimentos dos cooperados e outros profissionais ligados à cooperativa, a Unimed Fortaleza promoveu qualificações com foco no desenvolvimento profissional e na educação médica continuada por intermédio de cursos de pós-graduação, extensão e aperfeiçoamento. Estimulando, assim, os princípios do cooperativismo alinhados às estratégias da cooperativa, proporcionando uma maior aproximação do médico cooperado com a sua instituição.

Nos últimos anos, houve uma maior presença dos cooperados nos cursos on-line, com isso, as aulas continuaram nesse formato no ano de 2023. Foram realizados também eventos corporativos e de engajamento de forma on-line, obtendo, em todas as categorias, excelente aceitação por parte dos participantes, surpreendendo mais uma vez positivamente os resultados.

De forma análoga aos anos anteriores, os temas para os cursos oferecidos pela Universidade Corporativa no ano de 2023 foram o resultado de levantamento junto aos cooperados quando, disponibilizou pesquisas de opinião que obtiveram informações referentes aos conteúdos de interesse e relevância para os médicos.

Os referidos cursos foram ofertados com o intuito de possibilitar que os cooperados obtenham, de forma satisfatória, o aprendizado nas áreas de interesse, tendo como retorno resultados positivos para a cooperativa.

Dentre os assuntos abordados, destacam-se: cuidado emocional, imposto de renda, empreendedorismo em saúde, inovações em saúde, neuronutrição, comunicação empresarial, investimentos financeiros, plataformas digitais, Lei Geral de Proteção de Dados, marketing médico, administração do tempo planejamento estratégico pessoal e governança corporativa, além da realização de seis cursos de pós-graduação, aperfeiçoamento em sala de recuperação pós anestésica, terapia intensiva, cuidados paliativos e bioética, auditoria em saúde e gestão de negócios de saúde. Os cursos de pós-graduação são certificados pela Universidade de Fortaleza. E ainda foi iniciada uma turma de Nutrologia em parceria com a Faculdade Unimed.

Ocorreu ainda a contratação de uma Plataforma de Ensino - LMS da Faculdade Unimed, que facilitará o acesso dos cooperados aos cursos ofertados pela Universidade Corporativa. Sendo assim, obteve-se a participação de:

  • 2.274 cooperados em cursos de curta duração e pós-graduação oferecidos;
  • 1.138 cooperados na Assembleia Geral Ordinária;
  • 3.882 nas três Assembleias Gerais Extraordinárias;
  • 655 cooperados nas comemorações dos aniversariantes;
  • 2.165 nos quatro fóruns;
  • 65 médicos não cooperados e outros profissionais participaram de cursos oferecidos.

Portanto, o resultado mais relevante para a Unimed Fortaleza foi a continuidade satisfatória na oferta de cursos de curta duração, eventos corporativos e de engajamento, pós-graduações e eventos técnicos e científicos que alcançaram números ainda mais expressivos no formato on-line. Com isso, possibilitou-se uma maior participação dos cooperados em todas as categorias citadas, diminuindo, consequentemente, os índices de desistência.

Base de dados de médicos cooperados

Quantidade de clientes por cooperados ativos

Quantidade de clientes por cooperados ativos

Analisando o ano de 2023, houve um aumento de 3,03% na relação de clientes por cooperado ativo, se comparado aos 12 meses de 2022.

Quantidade total de cooperados e cooperados ativos com produção

Quantidade total de cooperados e cooperados ativos com produção

A quantidade de cooperados diminuiu em 1,54% se comparado ao ano passado. A quantidade de cooperados ativos com produção aumentou em 4,65%, passando de 3.271 cooperados em 2022 para 3.423 em 2023.

Quantidade de consultas pagas a cooperados

Quantidade de consultas pagas a cooperados

Comparando as informações dos 12 meses de 2023, observou-se um aumento de 0,17% em relação ao número dos 12 meses de 2022.

Quantidade de exames por consulta

Quantidade de exames por consulta

Nos 12 meses de 2023 houve um aumento de 18,44%, se comparado aos 12 meses de 2019.

Custo com exames por consulta

Custo com exames por consulta

Atrelado à elevação na frequência de exames por consulta, observa-se um aumento no custo de exames por consulta, na ordem de 3,19%.

Remuneração média do cooperado com produção

Remuneração média do cooperado com produção

Sempre com o objetivo de garantir melhor poder aquisitivo para os cooperados, a atual gestão vem conseguindo manter índices de remuneração média do cooperado com produção sempre acima da inflação. No ano de 2023, a remuneração média elevou-se em 26,68% em relação a 2019.

Produção Global dos Médicos Cooperados

Remuneração média do cooperado

A produção global de cooperados teve aumento de 52,01% em 2023 quando comparado a 2019, ressaltando a valorização dos cooperados e a segunda maior quantidade de médicos ativos com produção.

Percentual da produção médica por especialidade

Percentual da produção médica por especialidade

Participação das especialidades médicas na produção da cooperativa em 2023, com ênfase nas 10 maiores produções.

Quantidade de cooperados por especialidade

Quantidade de cooperados por especialidade

Representatividade da quantidade de cooperados por especialidade no ano de 2023.

Em números

4.053

Colaboradores

1.057

Homens

2.996

Mulheres

(Dados até 31.12.2023)

Saúde e Segurança do Colaborador

A Unimed Fortaleza tem uma cultura corporativa forte baseada no cuidado. Tudo isso fortalece o vínculo do colaborador, tornando o ambiente feliz para trabalhar. As práticas de saúde e segurança contribuem para esse clima e, em 2023, elas foram ainda mais amplas.


Garantindo saúde e bem-estar

Consultas ocupacionais

Durante todo o ano de 2023, a Unimed Fortaleza seguiu com o calendário de realização de consultas ocupacionais admissionais, periódicas, de mudança de função, demissionais e de retorno ao trabalho, totalizando 3.655 atendimentos.


Campanha de vacinação

Em 2023, a Unimed Fortaleza realizou campanha de vacinação contra influenza, durante o mês de maio, para todos os colaboradores da cooperativa, com aplicação das doses no Hospital Unimed, nas Clínicas Unimed, laboratórios e Sede, totalizando 1.047 doses aplicadas.

Semana da Saúde
Semana da Saúde

A Unimed Fortaleza é uma cooperativa médica que tem por vocação cuidar das pessoas. Nesse cuidado entram cooperados, clientes, parceiros e colaboradores. Diversas ações de saúde são realizadas para contemplar as mais diversas vidas que têm relações diretas ou indiretas com a Unimed.

A Semana da Saúde 2023 é uma delas, aconteceu dos dias 7 a 12 de agosto, surgindo com o objetivo de proporcionar aos colaboradores práticas de incentivo à saúde e o autocuidado no ambiente pessoal e profissional.

Durante a semana, várias ações ocorreram nas unidades da cooperativa administrativas e assistenciais, além do Hospital Unimed e contemplando pela primeira vez o Hospital Unimed Sul.

Os momentos de autocuidado com os colaboradores abrangeram ações como check-up de saúde, aulas de ginástica laboral, palestras de gerenciamento de ansiedade, alimentação saudável, feirinha de serviços e promoção da saúde, além de campeonato interno de vôlei, beach tennis e carimba.

O cuidado com a saúde mental não ficou de fora. Antecendendo o Setembro Amarelo, as Pílulas de Saúde Mental foram distribuídas em todas as unidades com profissionais da Psicologia e Serviço Social da Unimed Fortaleza. O colaborador saudável tem mais comprometimento, produtividade, envolvimento com a cultura, valores e propósitos institucionais. Por isso, na Semana da Saúde, foram proporcionados momentos de autocuidado com uma programação diversificada e flexível para que todos pudessem participar. Ressatou-se a importância de autocuidado dos profissionais que trabalham em serviços de saúde.

A cooperativa fornece em sua essência cuidados de saúde a nível primário, secundário e terciário, o desafio foi engajar as mais diversas áreas de serviço da cooperativa, sejam internos ou terceiros. Apresentou-se o propósito e o objetivo da ação, defendendo a premissa da Unimed Fortaleza que é a vocação para cuidar das pessoas para que vivam mais e melhor. Planejamento, reuniões, participação de especialistas e execução das ações foram o caminho trilhado nessa semana de promoção à saúde.

Outubro Rosa
Outubro Rosa

O mês de outubro foi marcado por palestras e ações de sensibilização sobre a prevenção do câncer de mama. A Unimed Fortaleza realizou entrega de guias de exame de mamografia para 344 colaboradoras acima de 40 anos que tiveram interesse em realizar o exame de campanha, no período, sem coparticipação. Além de participação em palestras na Sede, Hospital Unimed e Hospital Unimed Sul para colaboradores, terceiros e cooperados.

Ginástica laboral e massoterapia

A ginástica laboral é uma ação desenvolvida pela Unimed Fortaleza para proporcionar a promoção de saúde e melhora da qualidade de vida de seus colaboradores. Em 2023, houve cerca de 27 mil participações de colaboradores nas sessões da ginástica laboral (número referente à soma de todas as unidades da cooperativa).

Plantão psicológico

A cooperativa disponibiliza para todos os colaboradores, terceiros e cooperados atendimento psicológico de emergência. O objetivo é garantir todo cuidado a cada colaborador que se doa dia após dia. O plantão psicológico é um acolhimento de forma mais pontual para atender a dor do colaborador com atenção naquele momento. Caso as profissionais observem que o colaborador atendido necessita de um atendimento mais especifico e prolongado ou de intervenção do médico psiquiatra, eles são encaminhados ao Serviço Social do SESMT para que seja realizada a marcação da consulta e todo acompanhamento daquele colaborador, em especial.

O plantão psicológico é um tipo de intervenção psicológica que acolhe as pessoas em momentos de crises, ajudando a lidar melhor com seus recursos e limites. Em outras palavras, é um programa da linha de cuidados de saúde mental da Unimed Fortaleza que atua no acolhimento do colaborador pensando na melhora deste de forma integral. Durante o ano de 2023, mais de 500 colaboradores foram atendidos, aproximadamente 1.500 sessões.

Setembro Amarelo
Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é o mês dedicado à temática da prevenção do suicídio em todas as unidades. O assunto é envolto em tabus, por isso, ao organizar a campanha, acreditamos que falar sobre o mesmo é uma forma de entender quem passa por situações que levem a ideias suicidas, podendo ser ajudadas a partir do momento em que as mesmas são identificadas.

Nesse sentido, a Unimed Fortaleza promoveu palestras na Sede, Hospital Unimed e Hospital Unimed Sul, sendo realizadas também as blitzes de distribuição de pílulas de saúde mental, alcançando em média 1.700 pessoas.


Biometria Facial

Segurança

Visando uma segurança mais eficiente, mais precisão no controle, integração e infraestrutura tecnológica, houve a implantação do controle de acesso com reconhecimento facial na Sede, afinal, trabalhar a segurança dentro das unidades está entre os compromissos que visam o bem-estar do colaborador.

Ética e Integridade do Colaborador

Promovendo uma cultura de integridade, a cooperativa orientou e garantiu a ética de seus colaboradores por meio de diretrizes e princípios no desempenho de processos e sistemas que fazem parte da rotina de todas as áreas.


Auditoria Interna

A Unimed Fortaleza atua no âmbito contábil, administrativo e financeiro, observa as determinações da Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) n° 518/2022 (Anexo III, item 3), bem como as recomendações do Programa de Integridade da Lei Anticorrupção (art. 7°, inciso VIII), do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e do Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

As principais ações e trabalhos realizados em 2023 foram:

  • Auditorias nas seguintes áreas e/ou operações relacionadas a Operadora: Auditoria dos Indicadores Táticos e Estratégicos; Gestão de Sinistralidade de Contratos Pessoas Jurídicas; Conta Contábil de Liminares; Gestão de Regulação de OPME; Glosas de Prestadores Pessoas Jurídicas; Autorização de Serviços Diversos; Gestão de Vendas por Adesão (inclusão e cadastro); Indicadores Táticos e Estratégicos; Gestão de Contas a Pagar; Produção Médica Pessoa Jurídica; Gestão de Performance Financeira / Investimentos; Reembolso Assistencial; Cancelamento de Contratos Pessoa Física por Inadimplência; Gestão de Terceiros; e, Gestão dos Estoques;
  • Auditoria no âmbito dos Recursos Próprios da Cooperativa: Administração de Pessoal do Hospital Unimed Sul;
  • Atendimento a demandas pontuais solicitadas pelas Diretorias, pelas Superintendências e por parte de outros órgãos sociais;
  • Investigações e/ou apoio na averiguação de algumas denúncias recebidas pelo Canal de Ética e por outras instâncias.
Compliance

Compliance

A Unimed Fortaleza desenvolveu um Programa de Comunicação focado no Código de Conduta, Canal de Ética e temas Anticorrupção, Antissuborno e Prevenção à Lavagem de Dinheiro, que foi implementado com sucesso. Foram realizados treinamentos presenciais para cerca de 400 colaboradores, além de treinamentos virtuais para 274 colaboradores através de uma plataforma on-line.

Em novembro de 2023, aconteceu o evento "Compliance em Foco", realizado no Hospital Unimed, Hospital Unimed Sul, Sede e Instituto Unimed Fortaleza, com o objetivo de disseminar os pilares do Programa de Integridade da Unimed Fortaleza e reforçar a importância do conhecimento e cumprimento do Código de Conduta, além de promover a credibilidade do Canal de Ética. Aproximadamente 1000 pessoas foram alcançadas, incluindo colaboradores, terceiros, alta gestão e médicos cooperados.

Com o apoio da alta administração, foi lançado o "Minuto Compliance - série Código de Conduta". Nessa série, os diretores e superintendentes da Unimed Fortaleza gravaram vídeos curtos em apoio ao Programa de Integridade, abordando diferentes tópicos do Código de Conduta, com o objetivo de disseminar os conteúdos aludidos no documento.

Também foi realizada a revisão periódica dos documentos corporativos em parceria com as áreas responsáveis. Os documentos foram disponibilizados no Voz para fácil acesso dos colaboradores. Para os stakeholders, foi mantido o Canal de Ética, operado por uma empresa terceirizada, que recebe denúncias anônimas ou não de práticas antiéticas que violem o Código de Conduta da Unimed Fortaleza.

Disseminando a cultura de proteção de dados pessoais

Disseminando a cultura de proteção de dados pessoais

Alguns encontros estratégicos foram realizados a fim de disseminar a cultura de proteção de dados pessoais por meio dos processos implementados. Os encontros aconteceram com os times do Escritório de Projetos e Processos, internos e externos, e com os lojistas parceiros da área comercial.


Guardiões LGPD

Internamente, uma nova turma dos Guardiões LGPD foi iniciada, com menos integrantes, com a finalidade de entregar mais qualidade nas capacitações. Na oportunidade, o guardião destaque da edição anterior foi homenageado pelo seu engajamento e apoio ao programa ao longo do ciclo.

Na edição de 2023, os Guardiões LGPD foram concentrados, em sua maioria, nas áreas assistenciais e de atendimento, somando 60 integrantes ao todo.

Mensalmente, receberam treinamentos para se tornarem difusores da cultura de proteção de dados pessoais e privacidade na cooperativa.

Essa interação maior com as equipes assistenciais não se restringe aos guardiões LGPD. Para o ano de 2023, foi criado o #PrivacidadeInFoco, que se dedica exclusivamente ao assistencial.


Mensalmente, a área de proteção de dados pessoais e privacidade visitou um recurso assistencial com o objetivo de identificar e tratar possíveis dificuldades das equipes nos processos que envolvem o tratamento de dados pessoais dos pacientes. Na oportunidade, também foi realizada a manutenção dos avisos de privacidade, além de um papo com as lideranças, conscientizando suas equipes.

Treinamento e Desenvolvimento do Colaborador

Em 2023, com o intuito de promover o desenvolvimento de seus colaboradores, a cooperativa ofereceu experiências de fortalecimento de carreira, mapeando oportunidades de aprendizagem e ensino.

Fórum de Engajamento

Fórum de Engajamento

Na trilha estratégica da Unimed Fortaleza, vigente durante o período de 2023 a 2026, existem quatro importantes pilares: engajamento, eficiência, crescimento e expansão. Foram realizados fóruns com as lideranças com objetivo de revisitar a estratégia da cooperativa e estimular o engajamento de todos para garantir os resultados esperados.

Em novembro, o ciclo de encontros foi encerrado com o Fórum de Engajamento, os líderes discutiram as expectativas do referido pilar, proporam ações e projetos que contribuirão para o alcance das metas e aproveitaram para priorizar as com maior impacto para a Unimed Fortaleza.

Participaram 67 líderes, entre presidente, diretores, superintendentes e gerentes, que sugeriram mais de 100 ideias e projetos. 21 deles foram priorizados para 2024.


Desenvolvimento

Ao longo do ano foram realizadas:

61 mil
horas de treinamento por ano
5.559
horas de treinamento por mês
1.863
colaboradores capacitados
20.493
colaboradores por ano
Programa Capacitar e Crescer

Buscando incentivar o desenvolvimento profissional, o programa Capacitar e Crescer viabiliza até 50% do valor da mensalidade de cursos de pós-graduação (pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado) para os colaboradores. Para participação, os colaboradores se inscrevem durante período estabelecido e devem atender aos critérios: nota de avaliação de desempenho igual ou superior a 3, não possuir medidas disciplinares no último ano e ter mais de 2 anos de contratação. A classificação é estabelecida através de critérios descritos na política. No ano de 2023, foram beneficiados mais de 24 colaboradores.

Integração

O modelo de integração da Unimed Fortaleza é focado na cultura e na segurança dos novos colaboradores, promovendo o acolhimento, o encanto e o engajamento de todos, de forma a prepará-los para seus primeiros dias dentro dos muros verdes. Em 2023, a adesão foi de 67%.

Programa de Desenvolvimento Evoluir

Com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-CE), em 2023 os líderes da cooperativa foram desenvolvidos em temas alinhados à estratégia, objetivando uma performance ainda mais assertiva de toda nossa liderança.

Todos os módulos trabalhados no programa foram desenvolvidos e aplicados pelo time de desenvolvimento do Albert Einstein Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa, com a curadoria da área de desenvolvimento Unimed.

Os temas trabalhados foram: estratégia em saúde, desenvolvendo a cultura da gestão da performance, eficiência operacional, inovação e intraempreendedorismo na saúde, inovação na saúde, gestão da experiência do paciente e atendimento humanizado, liderança transformadora, comprometimento da equipe e pactuação dos resultados, comunicação e feedback, accountability, gestão do tempo e comunicação para engajar e comunicar nossa estratégia.


Avaliação de Desempenho

É uma maneira de estimar o aproveitamento do potencial individual de cada colaborador dentro das organizações, fornecendo instrumentos aos gestores para acompanhar e administrar o desempenho de seus subordinados e incentivar práticas baseadas em diálogos, visando o desenvolvimento profissional das equipes. Para melhor eficiência da operacionalização, a avaliação foi dividida em 2 ciclos: o primeiro com foco na gestão (superintendentes, gerentes e coordenadores) utilizando o modelo 360°. O segundo com foco nos colaboradores, utilizando o modelo 90º. No ciclo da liderança, 94% dos líderes foram avaliados.


Plataforma Sábios Journey

A plataforma disponibiliza conteúdo on-line que promove a vivência do aprendizado em programas de capacitação de colaboradores em que jornadas de aprendizagem e suas trilhas imersivas são customizadas com base nas necessidades específicas do colaborador, tornando o aprendizado autêntico, consistente e inovador. Em 2023, foram oferecidas mais de 75 experiências de aprendizagens, entre elas Compliance e Riscos Corporativos, Código de Conduta, LGPD e SIPAT, gerando 4.173 horas de desenvolvimento.


Parceria Sescoop-CE

O Sescoop-CE investiu em ações de desenvolvimento para a alta liderança, como Amana-Key, HSM, Fundação Dom Cabral e visitas de benchmarketing para conhecer as melhores práticas na área da saúde. Para a média gestão, houve o Programa de Desenvolvimento Evoluir, com aproximadamente 250 gestores treinados, investindo na estrutura e logística de todo o desenvolvimento do programa.

Durante todo o ano de 2023, foram mais de 60 ações realizadas a partir da parceria com a parceria com o Albert Einstein, também facilitada pelo Sescoop e da Fundação Dom Cabral. Também foi iniciado o Programa de Desenvolvimento de Executivos para alta liderança, que se estenderá em 2024.

Veja o conteúdo completo

Gestão e Valorização do Colaborador

Alinhada ao propósito de cuidar das pessoas, a cooperativa está sempre pensando em novas maneiras de demonstrar zelo com iniciativas que reconhecem seus colaboradores. Afinal, são as pessoas que constroem todo o legado de excelência da Unimed Fortaleza.


Comunicação com o colaborador

Comunicação com o colaborador

A comunicação interna seguiu seu papel de manter os colaboradores alinhados às mensagens-chaves da cooperativa e ao planejamento estratégico.

Em 2023, a Unimed Fortaleza mudou seu principal canal de comunicação do Workplace (plataforma do Facebook) para o Voz (plataforma da BeeHome).


Houve migração de todos os conteúdos do grupo Comunicação Oficial, do Workplace para o Voz, com o objetivo de manter o histórico das notícias oficiais publicadas nos últimos 3 anos. Nas primeiras 24 horas de lançamento, 25% da base de colaboradores ativou suas contas no Voz, um alcance inédito comparado a outros grandes clientes da Beehome, que levam semanas para atingir esse número.


Algumas das principais campanhas de comunicação interna com o colaborador: inauguração do Centro de Oncologia; divulgação do Planejamento Estratégico e programa de reconhecimento do colaborador que realiza atendimento, o Unimed Eleva.


GPTW

Engajamento e valorização

GPTW - Clima Organizacional sustentado por uma gestão humanizada

GPTW é a abreviação para Great Place to Work, que traduzido para português significa "ótimo lugar para trabalhar". Conhecido mundialmente, o Great Place to Work é uma Consultoria Global, que apoia organizações a terem uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação, com uma gestão mais interativa e humanizada.

A Unimed Fortaleza aplica a pesquisa de clima desde 2012 e, em 2023, obteve os seguintes resultados:

  • Adesão de 58% dos colaboradores, com 2.156 questionários respondidos.
  • 69º melhor empresa de grande porte para se trabalhar no Brasil.
  • 4ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil, na categoria Planos de Saúde.
  • 2ª melhor empresa para se trabalhar no Ceará.
Semana do colaborador
Semana do Colaborador

Uma das celebrações mais esperadas pelos colaboradores da Unimed Fortaleza é a Semana do Colaborador, afinal, faz parte da cultura da cooperativa festejar e celebrar muito. Em 2023, a programação foi diversa e oportunizou colaboradores de todas as unidades da cooperativa.

Sessões de massoterapia, palestras de desenvolvimento em parceria com o Sistema OCB Sescoop/CE, live com presidente, distribuição de gifts e jogos interativos, reforçando a cultura da Cortesia com Resultado, foram algumas das ações realizadas. A programação foi encerrada com dois dias de Happy Hour no estacionamento da Sede, totalizando uma média de 1.500 colaboradores contemplados durante toda a semana.


Em Festa
Em Festa

O "Em festa" é uma tradição da Unimed Fortaleza. Prática que visa presentear e celebrar o aniversário dos colaboradores. Em 2023 foram distribuídos mais de 4.000 copos feitos de fibra de bambu e personalizados. Os colaboradores foram, mais uma vez, encantados pelo gesto de cuidado.


Destaques da Excelência

A cada trimestre, os colaboradores que ganharam o maior número de pins de uma determinada Chave da Excelência, no acumulado do mês, recebem o troféu Destaque da Excelência da chave na qual foram destaque. O reconhecimento é entregue pelas mãos do presidente da Unimed Fortaleza, Dr. Marcos Aragão, em uma cerimônia no auditório da sede, com a presença de toda a hierarquia de liderança (diretor, superintendente, gerente, coordenador e supervisor). Dr. Marcos entrega pessoalmente cada troféu, reforçando a importância da cultura para o alcance de mais e melhores resultados.


Dia dos pais
Dia dos Pais

A ação de Dia dos Pais reuniu pais e filhos para oferecer uma experiência incrível com uma programação personalizada envolvendo os dois públicos. Juntos, eles participaram de dinâmicas, além de terem experiências separados. As crianças ficaram na parte da recreação com muitas brincadeiras interativas e os pais participaram de um aulão de beach tennis. O objetivo da ação de favorecer a convivência e troca de experiências foi alcançado. Isso fez com que a alegria contagiante envolvesse a todos que participaram.


Páscoa

A Páscoa Solidária teve como objetivo arrecadar alimentos não-perecíveis para doar a instituições apoiadas pela área de Responsabilidade Socioambiental. O time que arrecadasse mais alimentos seria premiado com a oficina gastronômica "Eu só quero chocolate", tendo a oportunidade de reproduzir as delícias em casa. Foram 437kg de alimentos arrecadados. Para completar a celebração da Páscoa, houve também a distribuição de pães de coco aos colaboradores que estavam de plantão no domingo de páscoa, contemplando mais de 1.1500 pessoas.

Rituais de cultura

Dia da Mulher

No Dia da Mulher, um talk show foi promovido com colaboradoras trazendo um pouquinho das suas experiências. Foi um momento leve e superdivertido, cada uma recebeu um gift contendo um cartão e um brilho labial. 32 mulheres foram contempladas.


Rituais de cultura
De carona com a nossa cultura

A prática "De carona com a nossa cultura" é sucesso na Unimed Fortaleza. Ao saírem de casa ou do trabalho, os colaboradores são surpreendidos com um convite para uma carona com o presidente da cooperativa. Durante o percurso, Dr. Marcos Aragão conhece mais sobre o colaborador e aproveita para abordar pautas sobre cultura, propósito e estratégia. Em 2023 foram exibidos dois episódios, um em junho e outro em dezembro.

Café com os Diretores

A iniciativa virou um ritual de cultura constante. Acontece em encontros trimestrais no qual 15 colaboradores são sorteados, mediante inscrição. É um bate-papo com o presidente e os diretores da cooperativa, onde não tem pauta definida, é um ambiente livre e seguro onde o colaborador pode debater pontos positivos, oportunidades de melhoria e como também trazer sugestão de novas práticas. Ao todo, 45 colaboradores foram contemplados em 2023.

Lançamento da Nova Plataforma de Pins
Lançamento da Nova Plataforma de Pins

Uma nova plataforma de pins foi lançada em 2023 para os colaboradores. A plataforma nova oferece muito mais interação, como a rede social dos pins. Nela, agora é possível que todos vejam qual o comportamento diferenciado do colega, podendo curtir e comentar. Na hora da dedicação é possível ter a certeza de quem está sendo reconhecido, pois é possível verificar a foto do colaborador, além do setor. Outra novidade bastante pedida é que agora não é mais necessário baixar mais um aplicativo para reconhecer o seu colega, basta acessar o link da plataforma que você poderá acessar de qualquer lugar.

#aDiretoriaTáOn

Criar um ritual para tornar a comunicação da diretoria constante e mais transparente, reforçar a nova gestão como próxima e que cuida do colaborador e disseminar em tempo real os resultados positivos da cooperativa, além da cultura de Cortesia com Resultado, abrindo um canal para escuta ativa dos colaboradores, com termômetro para análise das dores e dúvidas. Esses são alguns dos objetivos do programa #aDiretoriaTáOn, publicado mensalmente no principal canal de comunicação interna da cooperativa, o Voz. Em 2023, a prática permaneceu como um ritual para fortalecer a cultura e sustentar a estratégia.


Unimed do Futuro
Disseminando o propósito

Fortalecer a comunicação visando consolidar o proposito único entre as diretorias com colaboração, clareza e alinhamento entre lideranças. Os encontros objetivaram refletir sobre novas perspectivas de negócios, eficiência e sonso de dono para alcançar melhores resultados. Um deles foi feito com oficina gastronômica, regado com colaboração e trabalho em equipe.


Remuneração, benefícios e parcerias

A cooperativa oferece remuneração e benefícios de acordo com as melhores práticas do mercado, o que possibilita atrair e reter seus colaboradores. A Unimed Fortaleza acredita em uma remuneração justa e competitiva, adotando critérios remuneratórios com base em um plano de cargos e salários e negociações de Acordos Coletivos de Trabalho (ACT´s) com 12 entidades sindicais.

Negociações salariais coletivas

A Unimed Fortaleza realizou negociações salariais coletivas com 12 Sindicatos. Junto com as negociações, foi negociado o reajuste dos benefícios, conforme abaixo:

  • Vale-alimentação/refeição: passando ao valor de R$ 729,26 com desconto de 3% ao colaborador.
  • Auxílio-creche e babá: 4,18% de acordo com negociação de cada categoria.
Benefícios e Parcerias
Benefícios e Parcerias

A Unimed Fortaleza renovou, em 2023, as parcerias já existentes com faculdades e universidades com o objetivo de concessão de descontos em cursos de educação continuada, graduação e pós-graduação. Realizou também novas parcerias com a Cacau Show, Coffee Coco Bambu, Mais 1 Café e MPTRANCE.

Ao todo, a cooperativa possui 38 parcerias, entre instituições de ensino e segmentos diversos (cafés, óticas, supermercado, etc).

O contrato de parceria com a Fecomércio se manteve durante o ano de 2023. Os colaboradores e seus dependentes possuem descontos nos serviços ofertados pelo SESC. Em contrapartida, a Unimed Fortaleza realiza a doação de 800kg de alimentos, mensalmente, para o programa Mesa Brasil.

Em 2023, a Unimed Fortaleza realizou negociação com os principais fornecedores de vale-alimentação/refeição do país. Foi fechado contrato com a empresa VR Benefícios, fornecedora de val- alimentação/refeição aos colaboradores, o contrato possui vigência até agosto de 2024.

No mês de agosto de 2023, a cooperativa negociou com o fornecedor Unimed Odonto, responsável pela disponibilização do serviço de plano odontológico aos nossos colaboradores, sem reajuste financeiro no contrato para este novo período de 12 meses.

Para os colaboradores em home office, uma ajuda de custo mensal foi concedida no valor de R$100,00.


Consultoria interna de recursos humanos

A cooperativa possui um time de consultoria interna de recursos humanos para toda a liderança e demais colaboradores com atuação focada em quatro pilares: cultura e experiência do colaborador, liderança, eficiência organizacional, negócio & estratégia.

A Unimed Fortaleza realiza pesquisa de clima anual e a partir do resultado realiza um trabalho de escuta e diagnóstico do clima de algumas áreas específicas através da prática de Canal Aberto. No ano de 2023 foram realizados canais abertos com 47 áreas, os colaboradores foram ouvidos sbre suas considerações a respeito do clima da área e da empresa. Esse levantamento foi compartilhado com o líder da área para elaboração do plano de ação e devolutiva ao time, estreitando assim as relações de confiança e contribuindo para o fortalecimento e melhoria do clima organizacional.

A consultoria também tem como objetivo aprimorar e profissionalizar a gestão. Nas reuniões de grupos de gestores, semanalmente, são realizados momentos pontuais de desenvolvimento em grupo a partir dos gaps identificados em cada time. Também são realizados momentos de desenvolvimento individuais, quando necessário. O propósito da cooperativa sempre é compartilhado, além de ações e rituais realizados com times e clientes para inspirar e remeter ao que está no DNA de todos que compõem os muros verdes: cuidar das pessoas para que vivam mais e melhor.

Veja o conteúdo completo

Prestadores

381

Dentre hospitais, clínicas, laboratórios e bancos de sangue.


Clientes

358.189

Clientes

210.963

Titulares

147.226

Dependentes

(Dados até 31.12.2023)

Nossa Marca

O jeito Unimed de cuidar é uma expressão conhecida que revela a referência em saúde que a Unimed Fortaleza é, reflexo de uma marca bem consolidada no mercado e que oferece para toda a sociedade a promoção de bons hábitos e melhoria da qualidade de vida, uma conexão que só se fortalece com o tempo. Nesse sentido, campanhas e ações de relacionamento com clientes e sociedade foram executadas com excelência e cuidado durante todo o ano de 2023.


Campanhas

Campanhas
Campanha 45 anos Unimed Fortaleza

Em 2023, a Unimed Fortaleza completou 45 anos de sua existência e quem ganhou o presente de aniversário foram os clientes que aderiram ao plano de saúde entre março e maio desse ano, período em que estava ativa no mercado a grande condição comercial para celebrar todos esses anos da cooperativa. Foi ofertado desconto vitalício de até 25% e mais isenção de carência para consultas e exames simples.

A campanha presenteou clientes atuais e novos com um ano de acesso gratuito à Academia Foguete, a maior academia on-line do mundo, que possui aulas gravadas, treinos ao vivo e diversas modalidades esportivas. Além disso, a cooperativa preparou condições especiais para os seus produtos das linhas Salute, Multiplan, Unifácil e Interplano Leste, com desconto vitalício, isenção de carência e seguro de vida ou proteção familiar.

Como estratégia de divulgação, a Unimed Fortaleza trabalhou com mídia on e off para fortalecer ainda mais sua marca e atrair novos clientes: TV aberta e fechada, jornal, rádio, mídia exterior e mídias digitais e mídia mall.

Em números, a meta da campanha foi superada com um total de 4.776 novas adesões. Quanto à Academia Foguete, de abril a dezembro de 2023, a plataforma on-line registrou 5.296 mil clientes Unimed Fortaleza com cadastros ativos.

Dias imperdíveis 2023
Dias Imperdíveis 2023

A campanha Dias Imperdíveis é a mais aguardada do ano pelo mercado cearense e pela força de vendas da Unimed Fortaleza. Ela tornou-se tradição e está no calendário da cooperativa. Em 2023, mais uma vez, foi sucesso de vendas. Durante os dias 21, 22 e 23 de agosto foi realizado o evento, mais de 500 vendedores estiveram presentes, focados na prospecção de novas vidas, ofertando as condições imperdíveis, que poderiam chegar até 380% de desconto ao ano. Foram mais de 7.000 prospecções realizadas e mais de 4.000 mil vidas implantadas, ultrapassando a meta inicial de 2.500.


Campanhas publicitárias

Em um ano desafiador para o mercado de saúde suplementar, foram realizadas três campanhas comerciais e uma institucional. As campanhas comerciais tiveram condições especiais voltadas aos produtos da Linha Multi e Linha Salute com coparticipação, incentivando a venda de produtos completos e estratégicos para Unimed Fortaleza.

Campanhas da rede própria

Em 2023, a Unimed Fortaleza deu continuidade ao seu plano de fortalecimento da rede própria com investimento em novas unidades, além do reforço de divulgação de alguns serviços. Com isso, ao longo de todo o ano, a cooperativa promoveu aos clientes diversas campanhas com o objetivo de apresentar essas novas unidades e ampliar o conhecimento dos serviços ofertados.

Os planos iniciaram em janeiro com umas das mais importantes inaugurações do ano: a obstetrícia do Hospital Unimed Sul, marcando o início dos atendimentos de emergência e internação obstétrica, centro de parto natural e UTI Neonatal.

Outro lançamento de destaque em 2023 foi o Centro de Oncologia da Unimed Fortaleza. Além da inauguração da Clínica TEA WSTC, com foco em terapias assistenciais; e da reforma do Hospital Unimed. Quanto aos serviços, destaca-se o foco em divulgação na Unimed Vacinas e no Pronto Atendimento Virtual.

Campanha dias imperdíveis
Campanha Dias Imperdíveis

O Dias Imperdíveis é um evento anual da cooperativa que tem por premissa ser a melhor oportunidade do ano para adquirir um plano de saúde Unimed Fortaleza. Com poucos dias de duração e uma data que varia todos os anos para manter o fator surpresa. Em 2023, o Dias Imperdíveis aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de agosto.

O evento se divide em duas frentes principais: venda externa, com representantes autorizados; e venda interna, com nossa equipe comercial e de vendas digitais. Ambas com metas desafiadoras e com o mesmo objetivo: realizar excelentes vendas.

A campanha de vendas foi um sucesso; com meta inicial de 3mil vidas novas a serem incluídas e um incrível resulado de 4.051 vidas novas que aderiram à campanha.


Campanha Corporativa - O Melhor Plano Empresa
Campanha Corporativa - O Melhor Plano Empresa

Em setembro, foi veiculada uma campanha com condição comercial voltada para planos empresariais de até 29 vidas. Para essa campanha, o foco eram clientes empresariais com a oferta de descontos progressivos para contratos a partir de 2 vidas para os produtos das linhas Salute e Multi e a partir de 3 vidas para contratação Unifácil.

Para a divulgação da campanha foi realizado investimento em TV aberta e fechada, além de rádio, mídia indoor, mídia de mall, mídia exterior, influenciadores e impulsionamento digital redirecionando para a landing page criada, especificamente, para a campanha corporativa. Além das peças criativas com o mote da campanha, para a performance digital também foram criadas peças direcionadas.

O conceito da campanha "o melhor plano empresa" representa a importância de cuidar das pessoas como um investimento importante no seu negócio, independente do tamanho da empresa, mostrando que a escolha certa do plano de saúde impacta diretamente na satisfação dos colaboradores e performance da empresa.


Semana de Vantagens
Semana de vantagens

Com o sucesso da campanha Semana de Vantagens, lançada em 2022, a campanha voltou ao calendário de campanhas comerciais no período da Black Friday. Por se tratar de um produto que possui um processo de compra mais especializado, em 2023 o período promocional de divulgação foi estendido, começando mais cedo e ocorrendo de 11 a 30 de novembro.

A campanha seguiu principalmente no formato digital e indoor (TVs em elevadores), com o acréscimo de mídia OOH (out of home) em painéis de LED em locais estratégicos e mídia de mall em dois dos principais shoppings da cidade.

Apesar de um período curto de realização, e considerando o recebimento de solicitações de propostas de 11 a 30 de novembro, a campanha trouxe bons números, sendo responsável por trazer uma quantidade de solicitações de proposta equivalente a 103,62% do total da meta prevista para todo o mês de novembro.

Apesar de um período curto de realização, e considerando o recebimento de solicitações de propostas de 11 a 30 de novembro, a campanha trouxe bons números, sendo responsável por trazer uma quantidade de solicitações de proposta equivalente a 103,62% do total da meta prevista para todo o mês de novembro.

Convenção Comercial
Convenção Comercial

Com a última edição realizada em 2019, o ano de 2023 foi marcado também pelo retorno da Convenção Comercial da Unimed Fortaleza ao calendário da força de vendas.

Atendendo ao objetivo de aumentar o conhecimento para vender mais e melhor, a programação do evento foi montada com foco no conhecimento dos produtos, além de importantes novidades para motivar as vendas: lançamento de um novo produto, ampliação da rede em um dos produtos, anúncio da parceria com a academia on-line gratuita por um ano para todos os clientes e novos clientes durante o ano de 2023 e campanha comercial com condições especiais para os clientes com desconto vitalício e isenção de carência para consultas e exames simples.

Para finalizar, antes do happy hour de encerramento, foi anunciada uma campanha de incentivo anual com sorteios mensais e um super sorteio ao final mediante o atingimento das metas.

Veja o conteúdo completo

Assessoria de imprensa

No período de janeiro a dezembro de 2023, a Unimed Fortaleza foi citada positivamente e de forma orgânica 1.018 vezes na imprensa local. Os temas de maior impacto foram:

  • Abertura do atendimento obstétrico no Hospital Unimed Sul.
  • Aniversário da Unimed Fortaleza;
  • Inauguração do Centro de Oncologia.
  • Recertificação da Acreditação do Hospital Unimed.
  • Campanhas e ações de marketing.
  • Várias ações de humanização para pacientes, realizadas na rede própria.

A Unimed Fortaleza se tornou referência para a imprensa, pela agilidade de retorno, por ter boas parcerias comerciais, por ser disponível para retornos aos veículos e por produzir conteúdo úteis, de serviço, à população.


Coletiva de Imprensa
Coletiva de imprensa para apresentação do Centro de Oncologia

O cuidado da Unimed Fortaleza cresceu para cuidar ainda melhor das pessoas e essa mensagem chegou também aos jornalistas, por meio de convite para coletiva de imprensa com tour guiado exclusivo para conhecer o Centro de Oncologia em primeira mão, e para cobertura no evento de inauguração.


Pense Positivo

Como ação de relacionamento, para fazer a marca ser lembrada na imprensa local, no Dia do Jornalista, foi enviado um presente para os jornalistas: uma caixa filosofal decorativa com frases motivacionais.

Presença digital

Redes Sociais

A Unimed Fortaleza, em sua busca constante por estabelecer conexões e se tornar referência em saúde, tem nas redes sociais um importante canal de comunicação com clientes e a sociedade em geral. As plataformas, cada vez mais consolidadas, funcionam não apenas como vitrine, mas como espaços de grande alcance para destacar as ações e projetos da marca. Elas reforçam os valores da Unimed Fortaleza e diferenciam seus serviços e atendimento.

A estratégia é baseada na produção de conteúdo relevante e transparente, agregando valor ao público. Isso se reflete no fortalecimento da confiança na marca, consolidando a Unimed Fortaleza como referência em saúde e o melhor plano do estado, impulsionando a atração de novos clientes.

Em 2023, além de comunicar serviços, projetos e ações, a cooperativa manteve uma abordagem bem-sucedida: compartilhar experiências de humanização pelas equipes assistenciais e momentos significativos vividos pelos clientes nas unidades. As redes sociais também foram fundamentais para divulgar rede própria.

Com diversos projetos e investimento em conteúdo de qualidade, o ano foi encerrado com um alcance significativo:

79.6 mil

Seguidores no Facebook

96.7 mil

Seguidores no Instagram

124.8 mil

Seguidores no LinkedIn

3.6 mil

Seguidores no Twitter

Podcast Plano Business
Podcast Plano Business

Em sua busca contínua por inovação e por maneiras de se conectar com diversos públicos, a Unimed Fortaleza lançou em 2023 o podcast Plano Business. Idealizado para oferecer insights e conhecimento a empreendedores, líderes corporativos e profissionais do mundo dos negócios, o programa quinzenal foi apresentado por Camila Coutinho, Daniel Demétrio e Pompeu Vasconcelos. Durante sua primeira temporada, composta por 13 episódios, o podcast contou com entrevistas de especialistas e executivos de renome, os quais compartilharam suas histórias, perspectivas e melhores práticas de gestão. Com um total de 4.559 visualizações no YouTube, o episódio com Tissiana Studart, Diretora da Pole Alimentos, se destacou, alcançando 846 visualizações.

Saúde da Marca

A Saúde da Marca, um dos indicadores estratégicos de marketing da Unimed Fortaleza, traduz a reputação da cooperativa no meio digital e na imprensa, refletindo o sentimento do público diante das ações e posicionamentos da marca nos canais de comunicação.

Utilizando a ferramenta BuzzMonitor para coleta de menções nas redes sociais, é possível categorizar individualmente cada item em uma conversa, expandindo a amostra de menções obtidas. Além disso, são incluídas as marcações do perfil da Unimed Fortaleza no Instagram e as avaliações no Google Meu Negócio.

Durante o período de janeiro a dezembro de 2023, a Unimed Fortaleza recebeu um total de 39.312 menções nas redes sociais. No âmbito da imprensa, nesse mesmo intervalo, a cooperativa foi mencionada 1.529 vezes.

Saúde da marca:

90,85%


YouTube

A Unimed Fortaleza continuou, ao longo de 2023, com sua estratégia consistente de produção de conteúdo para o YouTube, alinhada à abordagem de inbound marketing, resultando em um crescimento contínuo. Além de abordar temas relevantes sobre saúde e bem-estar, o canal também priorizou a divulgação do Pronto Atendimento Virtual no Canal Viver Bem e lançou o podcast Plano Business, ampliando sua oferta de conteúdo.

Durante 2023, o canal acumulou um total de 105,957 mil horas de visualizações e conquistou mais 19,273 mil novos inscritos.

327.875 inscritos no YouTube.

Acesse o canal
Portal Unimed Fortaleza

Considerando os dados do Google Analytics 4 (GA4), nova plataforma de mensuração de dados do Google, de janeiro a dezembro de 2023, o Portal recebeu 19.095.566 visualizações totais. Em 2022, esse total foi de 12.777.750 visualizações, representando um crescimento de 49%.

Da mesma forma, o número de usuários que visitaram o portal aumentou em 18% e o de novos usuários em 12%, resultando em 5.137.572 usuários totais em 2023. Destes, 4.842.725 são novos usuários.

Além disso, houve uma redução de 4% na taxa de rejeição do portal. O Minha Unimed é a página do Portal com a maior quantidade de sessões (tempo de interação do usuário com seu site ou app), totalizando 1.015.247. Enquanto um conteúdo do blog sobre maternidade foi o responsável por atrair o maior número de novos usuários para o portal, ao todo 553.219.


Blog

É o principal canal de produção de conteúdo da estratégia de inbound marketing da Unimed Fortaleza e está envolvido em todas as etapas da estratégia, desde atrair o público-alvo até gerar a conversão. O objetivo é unir o interesse das personas com conteúdos que representem o seu momento na jornada de compra com o objetivo de criar um relacionamento e tornar da Unimed Fortaleza uma opção de compra para esse usuário.

O blog é um dos principais canais de aquisição de tráfego orgânico da Unimed Fortaleza, sendo uma importante vitrine da cooperativa. Por meio dos conteúdos sobre saúde e bem-estar posicionados na primeira página do Google, novos visitantes são atraídos para o domínio da marca e são impactados com as comunicações.

De janeiro a dezembro de 2023, o canal somou 5.572.741 visualizações totais e atraiu 3.896.636 usuários. Do total de usuários visitantes, 94% tem origem orgânica, ou seja, foram atraídos de forma espontânea, sem qualquer tipo de anúncio.

Prezando pela qualidade e confiabilidade das informações passadas ao público, os médicos cooperados e demais profissionais da saúde continuaram a contribuir com os posts publicados, oferecendo também uma oportunidade de visibilidade para esses profissionais.

Veja o conteúdo completo

Novos negócios

Unimed Soluções
Unimed Soluções: o futuro chegou

Ser referência em saúde já está entre os grandes orgulhos da Unimed Fortaleza, mas chegou a hora de também oferecer novos serviços com a mesma excelência. Dessa forma, a Unimed Fortaleza criou uma empresa de participações para atuar em novas frentes de negócios e ampliar as oportunidades de faturamento, a Unimed Soluções.


A estratégia

Ainda no início de 2023, o projeto Unimed do Futuro, debatido junto aos médicos cooperados, levantou todos os riscos e possibilidades para esse novo cenário, incluindo análises sobre a consolidação do mercado da saúde suplementar, a elevada concorrência e, claro, as oportunidades reais para o futuro. Após três fóruns e uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), os cooperados da Unimed Fortaleza aprovaram a criação de uma empresa de participações.


Os novos negócios

Entre as novas linhas de atuação estão: ensino e pesquisa, serviços assistenciais e até serviços financeiros, buscando dessa forma disponibilizar soluções acessíveis a todos.

Nesse contexto, as operações em produtos já existentes serão ajustadas, entre eles: Unimed Vacinas, Corretora de Seguros Unimed Fortaleza e serviços opcionais, como Unimed Urgente, Unimed Fone, Unimed Aeromédico e Unimed Odonto.


Expansão do cuidado

A Unimed Soluções, e todas as suas possibilidades, marca um momento histórico dentro dos muros verdes, afinal, é a expansão do cuidado na prática por meio de novas estruturas de atendimento e materializando a percepção de solidez da Unimed Fortaleza.


Reformulação de produtos

Relançamento do Multimax

No primeiro semestre de 2023 foi relançado o plano Multimax, com o objetivo de agregar o portfólio da Unimed Fortaleza com um produto mais exclusivo, uma rede seleta, contando com o Hospital Monte Klinikum, que é bem-visto pelos beneficiários, e alguns produtos opcionais que também trazem mais valor ao plano (Seguro Viagem Internacional, Unimed Unimed Urgente e Aromédico). O Multiplan também passou a ter o Seguro Viagem Internacional incluso.


Linha Salute (Salute e Salute Max)

Em março, durante a Convenção de Vendas, foi anunciado que a Linha Salute (Salute e Salute Max) passaria a ter atendimento nacional para urgência e emergência para dar ainda mais qualidade e confiabilidade aos produtos da linha. Além da inclusão do Laboratório Clementino Fraga para o Salute Max.


Essencial Max e Unifácil

O produto Essencial Max passou a ter a orientação comercial para empresas acima de 100 vidas, enquanto o Unifácil foi orientado para as MPEs. Esse direcionamento comercial ocorreu para fazer com que os produtos tenham bons resultados, visto que são produtos com ticket mais baixo.


Coparticipação

No segundo semestre de 2023, a comercialização dos produtos MPEs sem coparticipação e com coparticipação de 20% para pessoa física e pessoa jurídica foi suspensa. A medida foi tomada com base em uma perceptível tendência de mercado, já que os principais concorrentes também estão adotando essa prática e visando a manutenção dos bons resultados financeiros e de sinistralidade.


Relacionamento Corporativo

Relacionamento Corporativo

O ano de 2023 trouxe uma nova perspectiva para a carteira empresarial da Unimed Fortaleza. A operadora se aproximou cada vez mais dos seus clientes, fortalecendo o vínculo e a confiança nos seus serviços.

As ações de aproximação, acolhimento e resolução de demandas foram realizadas em formatos cada vez mais personalizados, entendendo os valores e as motivações de cada cliente. Nesse contexto, foram promovidas ações de promoção da saúde, datas comemorativas, entregas de brindes, visitas de relacionamento, eventos e formações, com clientes atuais e prospects.

Além disso, em 2023, foi adotada uma nova estratégia para a área de Relacionamento Corporativo: as carteiras Coletivas Empresariais e Coletivas por Adesão foram separadas. Essa estratégia foi necessária para perceber, com clareza, as necessidades de cada cliente, bem como o tipo de tratativa, timing de resolução de processos internos e melhorias a serem feitas.


Estratégias Comerciais

As estratégias comerciais foram intensificadas, aumentando a participação em renovações de contratos importantes e realizando campanhas personalizadas para os clientes empresariais. Com essa ação, a Unimed Fortaleza oxigenou contratos antigos e evoluiu em negociações importantes, melhorando a rentabilidade da carteira corporativa.

Com ações mais estratégicas, a Unimed Fortaleza realizou renovações contratuais promovendo rentabilidade de contratos, a sustentabilidade da carteira e da operadora, dividindo as participações dos custos assistenciais e promovendo a utilização consciente do plano de saúde.

Além disso, através da melhoria dos processos internos, a Unimed Fortaleza esteve ainda mais atenta à sinistralidade dos clientes, entendendo as necessidades e particularidades em cada caso. Foi realizado um trabalho de perto para aproximar cada vez mais os clientes corporativos da Unimed Fortaleza, focando na maximização dos resultados para ambas as partes, e utilizando como principal estratégia a celebração de negociações colaborativas.


Ações de promoção à saúde
Ações de promoção à saúde

Clínicas Unimed e Unimed Lar. Com estes recursos, a Unimed Fortaleza manteve a sua presença ativa em mais de 250 empresas em ações de prevenções, conscientizações e educações de saúde em meses tão importantes como Janeiro Branco, Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.

Somente em 2023, foram atendidos 18.321 beneficiários, de 284 empresas em 526 ações realizadas ao longo deste ano.

Nesse projeto, a Unimed Fortaleza entregou experiências de cuidado, através de uma escuta ativa às solicitações dos clientes; experiências que agregaram valor aos serviços corporativos, aumentando a satisfação e fortalecendo oposicionamento e relacionamento com clientes estratégicos para a operadora.

Essas ações de saúde foram realizadas seguindo critérios comerciais e estratégicos importantes, com foco em crescimento, rentabilidade da carteira e sucesso do cliente. Em 100% dos casos, houve uma análise fundamentada para a realização da ação.

Veja o conteúdo completo

Satisfação do Cliente

Cada vez mais, a Unimed Fortaleza amplia seu cuidado, especialmente, quando se fala da sua rede própria, que cresceu para cuidar ainda melhor das pessoas em 2023 e vem acompanhando a expansão da cidade. Um dos principais objetivos dessa estratégia, claro, é garantir a satisfação de seus clientes ao proporcionar a melhor assistência possível.


Pesquisas de satisfação do cliente

A Unimed Fortaleza também realiza pesquisas de satisfação de forma independente na sua rede própria e credenciada durante todo o ano com o intuito de acompanhar a percepção e a experiência dos beneficiários e de estar em constante processo de evolução, melhorando sempre para cuidar cada vez mais de seus clientes.

Para essa mensuração é utilizada a pesquisa NPS, que tem como objetivo avaliar o quanto os clientes estão satisfeitos com a experiência com a empresa, bem como a sua lealdade à marca. O NPS da rede própria da Unimed Fortaleza, entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2023, foi de 85,91%. Já a rede credenciada, durante o mesmo período citado, tem 75,42% de NPS.

É possível notar que o NPS da rede própria em 2023 foi 6,68% maior que em 2022. A rede credenciada, por sua vez, manteve um percentual bem semelhante nos dois anos, mas em 2023 decresceu em 0,13 pontos percentuais em relação a 2022. Em ambos os anos, nota-se que a satisfação dos clientes é maior com a rede própria da Unimed Fortaleza do que com a rede credenciada, o que mostra a qualidade e a confiabilidade dos recursos próprios da cooperativa.


Atendimento ao Cliente

Unidades de Atendimento Presencial
Unidades de Atendimento Presencial

A cooperativa possui unidades de atendimento em diversos locais da cidade. Suas centrais estão nos bairros Aldeota, Oliveira Paiva, Bezerra de Menezes e na cidade de Aracati (CE). Este meio de atendimento é utilizado por aqueles clientes que preferem ser atendidos de forma presencial.

Sempre há uma equipe especializada pronta para atender às necessidades relacionadas a solicitações de autorização, solicitações de agendamento, movimentações contratuais, inclusões de opcionais, etc.

As unidades também dispõem de um serviço de autoatendimento diretamente nos totens, disponbilizando emissão de 2ª via de fatura, emissão de declarações e demonstrativos. Em 2023, 15.759 atendimentos foram realizados, um aumento de 16% quando comparado ao ano de 2022.

Foram atendidos 110.436 clientes nas unidades durante todo o ano, um aumento de 16,56% em relação a 2022.

Totens de avaliação

Visando aprimorar constantemente os serviços, as unidades contam com Totens de Pesquisa de Satisfação. O cliente é convidado a responder a pesquisa, permitindo classificar sua avaliação em muito satisfatório, satisfatório ou insatisfatório, além de fornecer espaço para que o cliente explique o motivo dessa avaliação (considerando estrutura física, cortesia no atendimento e tempo de espera).

Aproximadamente, 66 mil clientes participaram da pesquisa de satisfação em 2023. Em análise, 98% dos clientes pesquisados declararam estar "Muito Satisfeito" e "Satisfeito" com o atendimento.

Outro ponto relevante é a avaliação da probabilidade, em uma escala de 0 a 10, de recomendar a operadora a um amigo ou familiar. O indicador auxilia a compreender o nível de satisfação e confiança depositada. Além disso, é dosponbiliado um campo aberto para registro de críticas, sugestões e elogios.

Call Center

Principal canal de contato com o cliente. Por ano, cerca de 900.000 mil chamadas são atendidas. Dentre as demandas, são recebidas solicitações de quaisquer temas. Neste canal de atendimento, 90% das solicitações são resolvidas de imediato. As demandas que o SAC não tem alçada de resolução, são direcionadas para uma análise mais minuciosa, conforme o decreto 11.034/2022, e são respondidas ao cliente com a solução da questão em até 7 dias corridos.

No ano de 2023, a cooperativa empreendeu uma modernização no atendimento do call center. Iniciou-se um criterioso processo de seleção, envolvendo várias empresas em Business Process Outsourcing (BPO). Esse processo foi meticulosamente conduzido através da elaboração de um Request for Information (RFI) e, posteriormente, um Request for Proposal (RFP), culminando na identificação e seleção da empresa mais alinhada às necessidades estratégicas da organização.

Paralelamente, também foi realizada uma avaliação tecnológica, resultando na escolha da empresa líder em soluções tecnológicas: a Mutant. Tais decisões refletem o compromisso contínuo com a eficiência operacional e aprimoramento da experiência do cliente.

A área está estruturada e preparada para atender de forma rápida e eficiente 24h por dia, 7 dias por semana, o que mostra a eficiência e preocupação da empresa em resolver as demandas com gentileza e agilidade.

É possível mensuar o nível de satisfação e de confiabilidade através do indicador "Nível de Satisfação". Nele, foi atingido o patamar de 90%, estando acima da média de mercado, que é de 80%.

Call Center Empresarial

O Call Center Empresarial é um canal de atendimento exclusivo, voltado para as empresas PMEs (pequenas e médias empresas), que recebe anualmente cerca de 60 mil ligações. Dentre as demandas, são recebidas solicitações financeiras, demandas de portabilidade, inclusões de dependentes, pedidos de envio de declarações, além de outras orientações.

Volumetria Empresarial

A área está estruturada e preparada para atender de forma rápida e eficiente em horário comercial de segunda a sexta-feira, em dias úteis. A equipe do Suporte Empresarial é capaz de prover confiança, segurança e de promover a imagem da Unimed Fortaleza, podendo mensurar o nível de satisfação e de confiabilidade através do indicador "Nível de Satisfação". Em 2023, foi atingido o patamar de 95% nesse indicador.

BackOffice de Atendimento Comercial

Pensando em proporcionar experiências incríveis aos clientes, a Unimed Fortaleza conta com o apoio dos setores de retaguarda que estão preparados para atender virtualmente diversas demandas com a mesma qualidade e segurança do atendimento presencial.

Nesta célula, são tratadas diversas demandas: inclusão de dependentes, upgrades, análises e alteração de contrato, atualização cadastral, vendas de opcionais, cancelamentos, portabilidade, entre outras.


Veja o conteúdo completo

Saúde e Segurança do Cliente

Cada passo pensado dentro e fora dos muros verdes tem um alvo: ser a melhor operadora de saúde para seus clientes, garantindo sua saúde e segurança de maneira completa e genuína.


Saúde Integral

O serviço de Saúde Integral da cooperativa traz a prevenção em diferentes níveis, desde educar a todos sobre a melhor forma de cuidar da saúde, até o acompanhamento contínuo por profissionais. O serviço conta com o atendimento de enfermeiro especialista em atenção primária, médico especialista em Saúde da Família e de uma equipe multidisciplinar (nutricionista, psicólogo e educador físico) com foco no cuidado centrado na pessoa. Os atendimentos podem ser realizados de forma presencial ou através de teleconsulta, sendo a opção escolhida pelo paciente.


Gestão do Cuidado

Enfermeiros e acadêmicos de enfermagem realizam a gestão do cuidado dos pacientes crônicos através de ligações e mensagens entre as consultas com o objetivo de orientar e acompanhar o seguimento do seu plano de cuidados.

Os pacientes portadores de doenças crônicas recebem orientações preventivas por meio de ligações telefônicas e mensagens para conscientiza-los sob sua condição de saúde, estimular o autocuidado e promover mudanças para um estilo de vida adequado às suas patologias.

Em 2023, foram realizadas:


156.421

ligações ativas para captação pelo setor de atendimento.

51.503

atendimentos/consultas pela equipe de médicos/enfermeiros da Saúde Integral.

5.564

atendimentos equipe multidisciplinar.

23.327

atendimentos de gestão do cuidado.


Os serviços são estruturados nas seguintes linhas de cuidado: cardiovascular; diabetes e síndrome metabólica; obesidade; saúde mental; saúde do idoso; promoção e prevenção em saúde.


Oficinas Terapêuticas

No ano de 2023, a Unimed Fortaleza retornou com a prática de realização das oficinas no formato presencial. O objetivo é fornecer orientações psicoeducativas para a adoção de hábitos saudáveis e melhoria da qualidade de vida dos clientes da Unimed Fortaleza, integrada com a atividade assistencial da Saúde Integral. O trabalho é feito através de sessões semanais em oficinas conduzidas por uma equipe interdisciplinar formada por médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e educadores físicos.

Em 2023, foram realizados 1.361 atendimentos.


Ações de saúde nas empresas

A Unimed Fortaleza proporcionou, para suas empresas-clientes, palestras e rodas de conversa no formato on-line e presencial sobre diversos temas relacionados à promoção e prevenção de doenças, bem como sobre hábitos de vida saudável. As palestras são desenvolvidas e facilitadas com o suporte da equipe multidisciplinar da Medicina Preventiva, bem como profissionais dos demais recursos.

Para a implantação dessas ações, as empresas são eleitas juntamente com a área de Relacionamento Corporativo, que lidera as ações, conforme relevância estratégica para a Unimed Fortaleza. Em 2023, foram realizadas 232 ações de saúde nas empresas com 7.591 impactados através do suporte dos profissionais da Medicina Preventiva.


Pesquisa de Satisfação Medicina Preventiva

No ano de 2023, a Unimed Fortaleza, através de seus clientes que utilizam os serviços da Medicina Preventiva, manifestou um dos maiores índices de satisfação com as unidades de Saúde Integral. Em 2023, o nível de satisfação com os serviços da Medicina Preventiva foi de 99,11%.


Curso de Capacitação e Preparação Qmentum International

Junto com o Sescoop, a cooperativa promoveu o curso de Capacitação e Preparação Qmentum International direcionado para a liderança que atua nos Recursos Próprios. O curso foi realizado por Ariadine Oliveira e Regina Cardia, especialistas do Quality Global Alliance (QGA), e teve como objetivo compartilhar conhecimento, habilidades e preparar profissionais, promovendo cada vez mais a cultura de segurança do paciente e qualidade assistencial. Foram realizadas 3 turmas de treinamento com um total de 50 líderes em cada uma delas.



Ética e Integridade do Cliente e Fornecedor

A transparência nos processos continuou sendo fortemente aplicada em 2023, garantindo que a Unimed Fortaleza estivesse adequada às conformidades na relação com todos os seus públicos de interesse.


Proteção e Privacidade de Dados

O Centro Oncológico já nasceu com seus processos e ambiente físico adequados à Lei Geral de Proteção de Dados. Os processos foram resivados e adequados com o objetivo de tornar ainda mais transparente o tratamento de dados pessoais dos pacientes.

A nível Nordeste, a Unimed Fortaleza realizou um levantamento das principais obrigações previstas na LGPD que precisam ser observadas pelas singulares e estar disponíveis aos clientes. Em um universo de 32 Unimeds, verificou-se que a maioria dos controles necessários não foram ou foram parcialmente implementados. Dentre os critérios avaliados, a Unimed Fortaleza figura no top 5 de excelência, concorrendo com outras cooperativas de igual ou menor porte.