Alimentação Saudável 20 de Agosto de 2012

10 alimentos que previnem o envelhecimento


Mulher sorrindo com um pedaço de maçã na boca.

Quem disse que para prevenir o envelhecimento é necessário gastar muito? Para quem pretende chegar aos 90 ou 100 anos com saúde e disposição, é necessário investir em uma dieta equilibrada. Uma boa alimentação pode ser segredo para retardar os efeitos do envelhecimento.

As pessoas estão cada vez mais preocupadas em conhecer os fatores que retardam este processo, mas esquecem que a correria do dia a dia colabora, e muito, para acelerar o envelhecimento. Consumimos grande quantidade de alimentos ricos em carboidratos, gorduras e açúcares, colaborando para o surgimento de distúrbios alimentares, elevadas taxas de colesterol, obesidade, entre outros.

Uma alimentação saudável tem o poder de combater os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce, os chamados radicais livres.  Mas como combatê-los? É necessário investir em alimentos como cereais, legumes e hortaliças, que fornecem os nutrientes necessários ao nosso organismo.

Saiba quais são os 10 alimentos que você deve investir no seu cardápio para prevenir o envelhecimento:

1. Azeite
2. Amêndoas
3. Batata doce
4. Chocolate amargo
5. Chá verde
6. Espinafre
7. Sementes de linhaça
8. Mirtilos
9. Tomate
10. Salmão

Lembre-se que envelhecer faz parte de um processo natural e que todos nós estamos sujeitos a passar, mas isso não impede de realizarmos escolhas saudáveis. Para desacelerar ainda mais o processo de envelhecimento, é necessário adotar um estilo de vida saudável, praticando atividade física regular, ingerindo bastante água e evitando o estresse e o consumo do álcool e cigarro.

Rodapé da página.