Alimentação Saudável 10 de Setembro de 2012

9 Dicas de alimentação para portadores de doenças cardiovasculares


Família feliz preparando salada.

Quem é portador de algum tipo de doença cardiovascular precisa manter hábitos de vida saudáveis e, principalmente, redobrar os cuidados com a alimentação.  Não basta escolher os alimentos certos. É preciso saber como as refeições deverão ser feitas ao longo do dia.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para proteger o seu coração e ficar com a saúde sempre em dia. Confira:

1. Estabeleça horários para as refeições, distribuindo-as em 05 a 06 refeições por dia (03 grandes refeições e de 02 a 03 pequenas refeições);

2. Consuma variados tipos de verduras, legumes e frutas: use sempre aqueles de coloração intensa como os verde-escuros e amarelos;

3. Aumente gradualmente o consumo de grãos integrais, frutas com casca e vegetais crus;

4. Consuma frutas ou vegetais no lugar dos tradicionais “lanches rápidos”;

5. Use apenas carnes magras (grelhadas, assadas, cozidas). Sempre que puder, prefira peixes e aves;

6. Experimente usar leguminosas (feijão, lentilha, soja etc) e as oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas etc) como fonte protéica;

7. Escolha alimentos ricos em fibras, como verduras, frutas, legumes, leguminosas (feijões), cereais integrais (como o arroz) e pão integral;

8. Evite os alimentos ricos em açúcares, como doces, refrigerantes, chocolates, balas e outras guloseimas;

9. Consuma pouco sal de cozinha. Reduza para no máximo 6 g por dia, ou 1 colher de chá rasa. Modere o uso durante o preparo das refeições.

Aproveite para conhecer o post “Como a alimentação saudável pode prevenir doenças cardiovasculares”.


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