Alimentação Saudável 30 de Julho de 2012

Conheça os benefícios das frutas cítricas


Sucos e frutas cítricas

Fontes de vitamina C por excelência, as frutas cítricas ajudam a proteger o organismo contra gripes e infecções. Mas não é só isso: elas trazem outros benefícios à saúde.

Estas frutas também são ricas em vitamina A, substância importante para a visão e para a imunidade. Outro nutriente presente nas frutas cítricas é o potássio, que evita as cãimbras e age na pressão arterial.

Os flavonóides são substâncias encontradas nas frutas cítricas, semelhantes às vitaminas e exercem ação antioxidante. Eles diminuem a agregação das plaquetas e a formação de trombos. O consumo regular de frutas cítricas colabora para diminuir o LDL (colesterol ruim) e os triglicerídeos. Com isso, podem prevenir infartos e acidentes vasculares cerebrais.

Um dos flavonóides presentes na tangerina e na laranja, auxilia na absorção da vitamina C desses alimentos. A vitamina C favorece a retnção de cálcio e de ferro pelo organismo.

A tangerina possui ação energética refrescante, tranqüilizante e, segundo a medicina chinesa, é indicada para umedecer a boca, revitalizar tecidos e diminuir a ansiedade. A casca é um ingrediente muito usado em geléias e licores. Perfumes e essências são feitos a partir do óleo essencial das flores e folhas.

O bagaço da laranja é ótimo para o regular o intestino, ajuda a tratar a prisão de ventre. Suas fibras exercem ação de limpeza intestinal semelhante a de uma esponja que absorve gorduras e facilita na remoção das impurezas.

Onde encontrar? Saladas de folhas verdes escuras, que são fontes vegetais de ferro e cálcio, têm estes minerais melhor absorvidos quando temperadas com limão ou preparadas com tangerina ou laranja.


Compartilhe nas redes sociais:
Rodapé da página.