Alimentação Saudável 27 de Agosto de 2012

Conheça os riscos do fast food para a saúde


Fasto food com hambúrguer e batata frita.

A correria da vida moderna nos impede muitas vezes de realizar refeições completas e nutritivas. As comidas industrializadas ganham espaço neste cenário já que não exigem muito tempo para serem preparadas. Sanduíche, batata frita, refrigerante, pizza e pastel. Estes alimentos estão na lista das preferências do cardápio de muitas pessoas.

Para muitas famílias, o fast food tornou-se parte de um estilo de vida ao qual estão acostumadas. A popularidade deste alimento é tão grande que se tornou uma das principais razões para que as taxas de obesidade infantil só aumentem.

Os alimentos presentes nos estabelecimentos de fast food podem ser saborosos, mas não são nutritivos. Estas refeições contêm, principalmente, calorias e gorduras variadas. Na maioria das vezes os alimentos já estão preparados, perdendo valor nutritivo devido à adição de compostos para preservá-los durante mais tempo, que também são prejudiciais à saúde, podendo ser mais perigosos do que as próprias calorias.

Alimentos industrializados, com baixo teor nutricional, têm substituído a comida brasileira, riquíssima em ferro. Com isso, são cada vez mais comuns casos de anemia relacionada a alimentação pobre em nutrientes. Os nutricionistas alertam que, com o passar do tempo, essa mudança no cardápio pode agravar as carências de substâncias essenciais ao bom funcionamento do organismo, como o ferro. O indivíduo que sofre de anemia sente-se cansado, fraco e com dores de cabeça. Nas crianças o sintoma mais comum é o atraso do crescimento. Com o tempo, essa deficiência nutricional nos adultos pode provocar complicações coronarianas.

Que tal conhecer algumas dicas de nutrição?

  • Opte por alimentos mais tradicionais e frescos ao invés de fast food e industrializados;
  • Se necessário consumir fast food, procure escolher um alimento com menor gordura e calorias (consulte sempre o rótulo ou solicite as informações nutricionais);
  • Evite ao máximo expor crianças a este tipo de alimento, pois é nesta fase que construímos nossas preferências e aversões.

Rodapé da página.