Alimentação Saudável 17 de Setembro de 2012

Os benefícios dos grãos integrais


Cereais numa colher perto da boca de alguém.

Os grãos integrais são ótimos aliados para nos mantermos mais saudáveis. São eles, a farinha, farelo ou flocos de aveia integral, linhaça em farinha ou semente, chia integral, quinoa, gérmen de trigo e gergelim.

Estes grãos são cereais integrais e possuem vários nutrientes, como a fibra alimentar, aminoácidos, vitaminas, minerais, ômega 3 e fitoestrógenos, que proporcionam saciedade, redução da absorção de gorduras e da glicose. Auxiliam, também, na melhoria da função intestinal, da cicatrização, da redução dos níveis de colesterol, além de ter funções analgésicas, antiinflamatórias, cardioprotetoras e antioxidantes.

Os cereais devem ser consumidos diariamente, de preferência três vezes ao dia. Você ainda tem a opção de adicionar a alimentos como: iogurte, salada, vitamina, mingau, sopas, frutas ou dentro de alguns alimentos que já existem nos supermercados, como o arroz integral, pão integral, biscoitos integrais, barras de cereal e macarrão integral.

É necessário  cuidado quando iniciar o uso, já que o intestino não está habituado aos grãos, pois os mesmos em excesso produzirão gases e desconforto abdominal.

Rodapé da página.