Cuidar de Você 07 de Março de 2023

Para quem a reabilitação cardiopulmonar é indicada e quais são os benefícios?


As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo, porém, através da reabilitação cardiopulmonar é possível reduzir o risco de mortalidade e internações dessa e de outras doenças. Entenda!

Senhora realizando reabilitacao cardiopulmonar

Portadores de doenças cardiopulmonares, transplantados e pacientes que ficaram com sequelas respiratórias após a COVID-19, sabem como pode ser difícil realizar as pequenas atividades do dia a dia que exigem o mínimo de esforço.

Dentre os tratamentos recomendados, aderir a métodos não farmacológicos como a reabilitação cardiopulmonar pode ser uma saída para restaurar a condição física desses pacientes e auxiliá-los a ter uma vida mais independente e saudável.

Para explicar sobre os benefícios da fisioterapia cardiopulmonar, como ela é feita e onde encontrar esse tipo de atendimento, convidamos o pneumologista da Unimed Fortaleza, Dr. Robert Pereira (CRM: 16277 – CE) e a fisioterapeuta Thamires Ximenes (CREFITO 132.063-f). Continue a leitura e saiba mais!

O que é reabilitação cardiopulmonar?

A reabilitação cardiopulmonar é um conjunto de atividades físicas, associadas a exercícios respiratórios, monitorizados. A reabilitação é feita por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, fisioterapeutas, psicólogos, educadores físicos e nutricionistas.

Geralmente, o tratamento pode durar de 3 a 6 meses e deve ser realizado de 2 a 3 vezes por semana, de acordo com a indicação clínica. O tratamento está dividido em três fases:

1 – Fase Hospitalar

Essa fase acontece quando o paciente passa por cirurgias cardíacas ou quando há risco de infarto e é necessário recorrer à internação para um acompanhamento mais direcionado. Nesse momento, o objetivo é reduzir as complicações pós-cirúrgicas, ampliar a força muscular, além de orientar o paciente em relação às formas de prevenção.

2 – Fase Ambulatorial

Nesse momento, a reabilitação cardiopulmonar passa a acontecer fora do ambiente hospitalar. Nos primeiros 6 meses, o paciente junto com a equipe multidisciplinar começa a trabalhar para que o corpo volte a recuperar as funções, iniciando as atividades físicas e as orientações de saúde.

Após o 6º mês, a equipe multidisciplinar começa a trabalhar no aprimoramento do condicionamento físico do paciente por meio de atividades físicas de rotina.

3 – Fase de manutenção

Nessa fase, espera-se que os hábitos adquiridos ao longo das sessões de fisioterapia cardiopulmonar durem o resto da vida. A partir desse momento, o paciente é responsável por continuar realizando os exercícios de fortalecimento.

Na fase de manutenção, o paciente pode manter as atividades físicas de forma supervisionada ou não. O ideal é que ele mantenha os hábitos saudáveis para prevenir complicações futuras. O objetivo maior é manter a qualidade de vida”, pontua a fisioterapeuta da Unimed Fortaleza.

Como a sua alimentação pode prevenir doenças cardiovasculares?

Quem deve fazer fisioterapia cardiopulmonar?

A terapia é indicada para pacientes com doenças crônicas como asma, pneumonia, bronquite, dentre outras; problemas cardiovasculares como infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, angina instável, que é a obstrução aguda de uma artéria coronária, problemas pulmonares, transplantados ou aqueles que ficaram com sequelas respiratórias após contrair o coronavírus.

Saiba quais são as 6 atitudes que evitam a crise de asma

Quais os benefícios da reabilitação cardiopulmonar em portadores de doenças crônicas?

Diferente do que muitos acreditam, realizar atividades físicas regulares é essencial para a manutenção da saúde desses pacientes. As atividades físicas associadas a exercícios de respiração ajudam a controlar os fatores de risco de quem já possui alguma condição clínica como portadores de doenças crônicas e transplantados.

O propósito é levar aos pacientes o retorno das atividades diárias, com qualidade de vida e diminuição de internamentos, restabelecendo o condicionamento físico. Os benefícios da fisioterapia cardiopulmonar são vários, dentre eles:

  • Melhora do condicionamento pulmonar e cardíaco;
  • Controle da pressão arterial;
  • Prevenção ao infarto do miocárdio;
  • Redução do risco de internações e reinternações;
  • Redução da mortalidade;
  • Auxilia no controle da diabetes, colesterol alto e obesidade.

Conheça os principais sintomas de diabetes

“Os treinos aeróbicos, feitos em esteira ou bicicleta ergométrica, são essenciais para aumentar a capacidade de aguentar atividades prolongadas. Já os treinos de resistência estimulam o aumento da força muscular, fazendo com o que o paciente tenha um maior desempenho funcional”, explica a fisioterapeuta Thamires Ximenes.

Quais os benefícios da reabilitação cardiopulmonar após a COVID-19?

Após contrair o coronavírus, os pacientes que ficaram em estados mais graves podem precisar de fisioterapia cardiopulmonar. Isso acontece porque o vírus atinge principalmente o sistema respiratório, a parte neurológica, psicológica e cardiovascular do organismo, fazendo com que o tempo de recuperação seja maior.

Além dos benefícios citados acima, a reabilitação cardiopulmonar traz outros ganhos para pacientes após a infecção por coronavírus:

  • Reestabelecimento do sistema nervoso;
  • Equilíbrio, força e melhora do desempenho físico;
  • Melhora da saúde mental;
  • Aumento da massa muscular;
  • Aumento da capacidade pulmonar;
  • Diminuição do cansaço aos pequenos esforços;
  • Melhora das sequelas pulmonares.

Por que escolher um atendimento especializado?

O tratamento especializado é o mais recomendado para que o paciente consiga voltar a ter uma vida normal o quanto antes. O acompanhamento com uma equipe multidisciplinar preparada proporciona um processo de reabilitação mais consistente.

O atendimento direcionado é importante porque além de levar mais segurança ao paciente, cada profissional foca na sua especialidade e proporciona um tratamento mais completo e eficaz”, reforça a fisioterapeuta.

Onde fazer a reabilitação cardiopulmonar?

Os clientes da Unimed Fortaleza contam com uma clínica de terapias assistenciais para levar aos pacientes portadores de doenças crônicas, transplantados e pacientes que ficaram com sequelas de covid-19 um atendimento especializado.

A clínica especializada mostra o cuidado que a Unimed Fortaleza tem com os seus clientes, além de reforçar a nossa vocação para cuidar, já que por lá, os nossos clientes terão o atendimento que precisam para uma recuperação consistente e eficaz“, comenta a fisioterapeuta Thamires Ximenes.

A clínica possui uma equipe multidisciplinar composta por pneumologistas, fisioterapeuta, educador físico, nutricionista e psicólogos. Para obter o atendimento especializado, os clientes precisam possuir uma guia de encaminhamento médico.

clinica de terapias Unimed Fortaleza

Contato para agendamento
WhatsApp: (85) 9. 91950446
Endereço: Rua Pinto Madeira, Nº 450 – Fortaleza, Ceará

Há seis anos a Unimed Fortaleza trabalha com a reabilitação cardiopulmonar, trazendo melhora na qualidade de vida, do condicionamento físico e da saúde mental dos nossos pacientes. Agora a nossa reabilitação abrange também as doenças cardiovasculares e ainda conta com uma equipe multiprofissional que faz todo o diferencial no dia a dia dos nossos pacientes”, comenta o pneumologista da Unimed Fortaleza, Dr. Robert Pereira.

Veja também: Como funciona as Clínicas de Saúde Integral da Unimed Fortaleza

*Conteúdo desenvolvido em parceria com o pneumologista da Unimed Fortaleza Dr. Robert Pereira (CRM: 16277 – CE) e a fisioterapeuta Thamires Ximenes (CREFITO 132.063-f).

Rodapé da página.