Cuidar de Você 17 de Janeiro de 2018

Como consumir colágeno para prolongar a juventude


Nem os maiores exploradores da história imaginavam que a resposta da juventude prolongada estava em uma proteína. Entenda agora como consumir colágeno te ajudará a se manter saudável. 

Recipiente de vidro contendo cápsulas de colágeno saiba como consumir colágeno

Como consumir colágeno ajuda na saúde?

Vá até o espelho mais próximo e se observe, segure suas orelhas e bata na pontinha do nariz, veja como eles são fortes e flexíveis. Bom, a firmeza da pele não é algo mágico, mas sim resultado do trabalho do colágeno. Logo, vamos à pergunta: como o colágeno ajuda na saúde?

A resposta é simples: responsável pela firmeza da pele, das cartilagens e, em geral, dos tecidos de sustentação do corpo, o colágeno, que é a principal proteína extracelular, ou seja, responsável pela reparação do organismo, do corpo humano, ajuda a manter a nossa estrutura biofísica, auxiliando na manutenção do corpo, com a construção dos tecidos, nos mantendo com uma aparência jovem e saudável.

Mas o que é o colágeno?

São proteínas, também chamadas de substâncias construtoras, responsáveis por manter nosso corpo funcionando.

Formadas a partir da combinação de aminoácidos, como a arginina, a glicina, a prolina e a hidroxiprolina, as proteínas são o conteúdo mais farto nos seres vivos, ficando atrás apenas da água. Imagine uma casa grande, para levantar essa casa foram necessários milhares de tijolos. A função dos tijolos nas paredes da casa, é a mesma função do colágeno no nosso corpo, estruturação e sustentação.

De acordo com que o tempo passa, é natural que o organismo deixe aos poucos de produzir a proteína reconstrutora, por isso a importância de se consumir o colágeno.

6 dicas essenciais para envelhecer de forma saudável

Faltou o colágeno, e agora?

Se uma pessoa não fizer a ingestão dos aminoácidos necessários, estes que você conhecerá mais à frente, para a criação do colágeno, ocorrerá uma instabilidade no organismo, resultando em um aspecto envelhecido e em uma flacidez na pele.

Jovem se admirando diante de um espelho

Onde encontrar o colágeno?

Então, como visto anteriormente, consumir o colágeno é de extrema importância para a reconstrução, já que ele nos mantém com uma aparência mais rejuvenescida e auxilia na reparação do organismo.

O segredo do consumo do colágeno é buscar alimentos ricos em aminoácidos específicos para a proteína. Peixes, ovos, queijo cottage, frango e carnes vermelhas são ótimas opções de como consumir o colágeno naturalmente, já que são alimentos que transbordam proteínas e vitaminas do complexo B.

Também existe a opção das cápsulas: em geral, comprimidos ou sachês fabricados a partir da extração pura do colágeno dos alimentos, sendo assim uma alternativa mais prática para o dia a dia.

Para que possa ser vendido comercialmente, o colágeno encontrado em cápsulas ou suplementos é extraído da cartilagem e osso do boi. Para chegar ao mercado como alimento, pois não precisaria de uma prescrição médica, o colágeno tem que ser hidrolisado ? processo pelo qual a água quebra as moléculas de proteína.

Como consumir colágeno de maneira correta?

Segundo a Dermatologista, Dra. Aline Salmito Frota, a reposição do colágeno pode dar-se tanto pela ingesta de alimentos, principalmente de origem animal, como carne vermelha, ovos, peixes, frangos, queijos, leite e derivados, além de leguminosas, cereais e alimentos ricos em vitamina E, selênio e zinco (como amêndoas, castanhas), quanto pelo consumo de suplementos alimentares.

Há várias formas de colágeno hidrolisado para suplementação: shakes, em pó, cápsulas etc. A dose diária indicada pela maioria dos estudos, é de 10 gramas por dia. Pessoas com baixa ingesta proteica ou elevado gasto proteico podem se beneficiar de doses maiores. É importante associar o uso do colágeno a fontes de vitamina C porque estas aumentam sua absorção.

Mito ou verdade: o colágeno emagrece?

Verdade! A ingestão de alimentos proteicos auxilia no ?combate? a fome. A saciedade, adquirida através de uma dieta balanceada e rica pelo consumo de colágeno com alimentos proteicos, dura mais e ajuda no controle do apetite.

Tirou suas dúvidas sobre como consumir colágeno? Para manter a pele jovem e a saúde forte, não se deve apenas esperar que o colágeno faça tudo sozinho, lembre-se que o exercício físico é um dos principais parceiros de uma saúde de qualidade. Baixe o nosso guia com 3 planos de treinos para fazer fora da academia e comece a praticar atividade física agora mesmo!

dra-aline-salmito


Conteúdo aprovado em parceria com a profissional Dra. Aline Salmito Frota

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará | Residência em Dermatologia no Hospital Universitário Walter Cantídio – UFC | Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira

Rodapé da página.