Cuidar de Você 10 de Janeiro de 2024

8 Dicas para você se proteger do calor excessivo


O Brasil – e o mundo – estão passando por um período de calor excessivo, e mesmo nas cidades mais ensolaradas, o efeito do aumento da temperatura impacta diretamente no bem-estar. Saiba como se proteger!

Homem bebendo agua para enfrentar calor excessivo

Tá calor aí? Mesmo morando em uma cidade que faz sol quase o ano inteiro, se você está sentindo mais calor que o normal, saiba que não é o único.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), 2023 foi ano mais quente da história do planeta. E previsões apontam que as altas nas temperaturas no Brasil devem se estender até março de 2024. Ou seja, a sensação de calor excessivo é real e pode afetar a sua saúde e o seu bem-estar.

Para conversar sobre os efeitos das ondas de calor no organismo e explicar como você pode se proteger, convidamos o médico endocrinologista da Unimed Fortaleza, Dr. Antônio Iran Sousa Barros (CRM CE 8106). Continue a leitura!

Como o corpo reage ao calor excessivo?

Como explicamos acima, o Brasil – e o mundo -, estão passando por um período de calor excessivo ocasionado pelas mudanças climáticas, e essa condição tende a impactar diretamente a saúde das pessoas, principalmente aquelas que são mais vulneráveis como idosos, crianças, pessoas com problemas cardíacos, renais e respiratórios, gestantes e diabéticos.

Quando o corpo está exposto a altas temperaturas, o organismo procura meios de se adaptar ao clima como forma de defesa, por isso, nos dias mais quentes é comum transpirar mais, além de ter uma elevação da frequência cardíaca e da pressão arterial.

Porém, quando o organismo atinge o limite e o corpo entra em estado de estresse por conta do calor, alguns sintomas podem ser percebidos:

Sintomas mais graves

  • Confusão mental;
  • Insolação – quando há alta exposição ao sol sem o uso de proteção UV;
  • Convulsões;
  • Infarto – quando a pessoa tem predisposição a doenças cardiovasculares.

Fique atento aos sintomas, principalmente em idosos e crianças, que podem não conseguir explicar de forma clara o que estão sentindo. E lembre-se! Ao sentir qualquer mal-estar procure ajuda médica”, pontua o médico.

Pronto-socorro: identifique situações de urgência e emergência

É normal sentir dor de cabeça no calor?

Sim. O  Dr. Antônio Iran explica que, geralmente, a dor de cabeça durante os dias de calor excessivo está associada à desidratação.

“O aumento da pressão arterial causado pelo calor excessivo pode acarretar em dores de cabeça. Além disso, o baixo consumo de água pode contribuir para o surgimento de dor de cabeça nos dias mais quentes”.

Por que a pressão arterial cai no calor?

Além da dor de cabeça, algumas pessoas podem sofrer com a queda de pressão durante a onda de calor. Isso acontece porque uma das formas do organismo se proteger do calor excessivo é dilatando os vasos sanguíneos da pele para tentar dissipar o calor interno. Porém, quando essa dilatação ocorre de forma mais intensa, pode afetar o retorno do sangue para o coração, fazendo com que a pressão arterial caia.

Por isso, é importante aumentar a ingestão de água e manter uma alimentação saudável, optando por alimentos mais leves como:

  • Frutas.

“Opte por frutas ricas em água como melancia, melão, abacaxi e mamão. Eles vão ajudar a repor a água no organismo”, pontua o médico.

  • Água de Coco;
  • Sucos;
  • Saladas;
  • Carnes Magras.

“Nos dias de alta temperatura evite alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas ou ricos em açúcar e cafeína, pois eles exigem mais tempo para serem processados no organismo”, explica o Dr. Antônio Iran.

Bebidas que ajudam a hidratar o corpo e bebidas que não

Como se proteger das ondas de calor?

A melhor forma de se proteger das altas temperaturas é com bastante hidratação! O médico explica que é importante beber água antes de sentir sede. “Normalmente, quando sentimos sede significa que o nosso corpo já está sem água, por isso, criar o hábito de ingerir bastante água e alimentos ricos em água, ajudará a passar pelos dias mais quentes”.

Mas atenção! Não beba muita água de uma vez só, pois pode causar hiponatremia, que é quando o nível de sódio no sangue diminui. O ideal é beber água de forma fracionada ao longo do dia.

Além da hidratação, confira mais 7 dicas de como se proteger do calor excessivo:

  1. Use protetor solar, boné, chapéu, viseiras, óculos com proteção UV, guarda-sol e sapato adequado ao sair de casa. “Lembre-se que o protetor solar deve ser reaplicado a cada 3 horas”, reforça o médico.
  2. Use roupas leves, de preferência de cor clara e soltas;
  3. Evite o contato direto com o sol, principalmente nos horários de maior intensidade das 10h às 16h. “Caso seja inevitável estar exposto ao sol  nesse período, beba bastante água, opte por roupas com proteção UV e intensifique o uso do protetor solar a cada 2 horas”.
  4. Reduza o tempo de atividade física em ambientes diretamente expostos ao sol;
  5. No trabalho ou em casa, deixe o ambiente sempre arejado e climatizado;
  6. Tome banhos frios;
  7. Nos dias mais quentes, fazer uso de isotônicos pode ajudar a repor os nutrientes perdidos no suor.

Reconheça os sinais de desidratação

Agora que você já sabe como se proteger do calor excessivo, coloque as dicas em prática na sua rotina para manter o bem-estar mesmo nos dias mais quentes. E lembre-se: não ignore os sinais que o seu corpo envia quando precisa de mais líquido! Quer se aprofundar mais no assunto? Preparamos um conteúdo que vai te ajudar a identificar os sinais de desidratação em todas as idades. Confira!

*Conteúdo desenvolvido em parceria com o médico endocrinologista da Unimed Fortaleza, Dr. Antônio Iran Sousa Barros (CRM CE 8106)

Rodapé da página.