Cuidar de Você 11 de Outubro de 2022

Quais são os principais sintomas de diabetes?


Com 16,8 milhões de brasileiros adultos diagnosticados com diabetes, o Brasil é o 5º país do mundo com a maior incidência da doença, segundo o Ministério da Saúde. Para entender como identificar os sintomas de diabetes e prevenir suas consequências mais graves, continue lendo!

Mulher segurando monitor de glicose

O diabetes é uma doença silenciosa que, em sua fase mais avançada, pode provocar sérias complicações associadas, desde ataque cardíaco, amputação dos membros inferiores até lesões renais, oculares e neurológicas. Diante disso, identificar precocemente a doença e controlá-la é fundamental para manter a qualidade de vida de pessoas diabéticas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 90% das pessoas diagnosticadas com a doença possuem o tipo 2, que está associada aos maus hábitos da vida moderna, como a alta ingestão de calorias por meio de alimentos processados, sedentarismo e tabagismo.

Para saber quais são os principais sintomas de diabetes e como atuar na prevenção da doença, confira abaixo o que diz a médica endocrinologista da Unimed Fortaleza, Dra. Ligia Teixeira (CRM-CE 12425).

O que é diabetes?

O diabetes é uma doença crônica, causada por um conjunto de alterações metabólicas, dentre elas a elevação da glicose no sangue (hiperglicemia crônica).

A doença está diretamente relacionada à produção e distribuição de insulina, hormônio responsável por transformar a glicose em energia, ajudar na reparação dos danos musculares, auxiliar no bom funcionamento do cérebro e da memória e controlar as taxas de sódio no organismo.

A deficiência na produção de insulina ou defeito da ação do hormônio nos tecidos, favorece o aumento da quantidade de açúcar no organismo levando ao surgimento do diabetes, que pode ser classificado como tipo 1, tipo 2 ou diabetes relacionado à doenças ou medicações.

“Vale pontuar também que não se usa o termo diabetes infantil, porque a classificação dos subtipos da doença não é feita pela faixa etária e sim por meio da etiologia, que é o estudo das causas das doenças”, pontua a médica endocrinologista.

Quais são os sintomas de diabetes?

Sintomas de diabetes tipo 1

É o caso mais raro da doença, acometendo cerca de 10% das pessoas, é mais comum na infância e adolescência, mas jovens adultos também podem ser diagnosticados com a enfermidade. “O diabetes tipo 1 não é diagnosticado em pessoas acima de 45 anos”, alerta a médica.

A doença é caracterizada pela parada brusca da produção de insulina no organismo, e os sintomas aparecem de forma rápida, em torno de 15 dias após a falha metabólica começar.

A pessoa pode sentir:

  • Aumento da sede;
  • Aumento da diurese;
  • Mais fome;
  • Perda de peso.

“É importante destacar que quando há uma demora no diagnóstico e início do tratamento, a doença pode se agravar e outros sintomas de diabetes podem surgir, como desidratação, alterações de eletrólitos e produção elevada de cetona, um tipo de ácido sanguíneo, causando a cetoacidose diabética, que pode levar o paciente ao coma”, explica a endocrinologista Dra. Ligia Teixeira.

Sintomas de diabetes tipo 2

Esse tipo de diabetes é o mais comum e atinge 90% das pessoas. A doença se manifesta quando o corpo não consegue utilizar a insulina produzida no organismo ou quando essa produção não é suficiente para regular a glicemia no sangue.

Essa forma da doença é mais comum em adultos, mas crianças e adolescentes também estão sujeitas à manifestação do diabetes tipo 2. “Com a epidemia de obesidade devido aos maus hábitos alimentares, estamos percebendo um crescimento de diagnóstico desse tipo do diabetes em crianças e jovens”, alerta a médica.

Como prevenir a obesidade em adultos e crianças

 Nessa condição, o diabetes normalmente apresenta pouco ou nenhum sintoma, mas os mais comuns são:

  • Tonturas;
  • Formigamentos;
  • Aumento da sede e da diurese;
  • Perda de peso.

Sintomas de diabetes gestacional

O diabetes gestacional pode se manifestar durante a gravidez, pois, ao longo do desenvolvimento do bebê, o corpo da mulher passa por diversas mudanças hormonais. Mas, diferente dos outros tipos da doença, não existem sintomas específicos do diabetes durante a gestação.

“Normalmente as pacientes são assintomáticas e descobrem a doença durante os exames de rotina do pré-natal, por isso é importante fazer o acompanhamento corretamente ao longo da gestação e realizar o teste oral de tolerância à glicose”, alerta a Dra. Ligia Teixeira.

Saiba quando começar o pré-natal

Sintomas de outros tipos de diabetes

 A endocrinologista da Unimed Fortaleza explica que o paciente pode desenvolver outros tipos de diabetes devido a históricos de doenças ou uso de medicações. Nesses casos, os sintomas de diabetes podem estar relacionados aos sintomas da doença de base.

O que é pré-diabetes?

A pré-diabetes é o alarme disparado pelo organismo de que algo não vai bem com a sua saúde e o diagnóstico deve ser levado a sério, já que esse é o único estágio da doença que pode ser revertido. Nesse estágio, a pessoa não apresenta sintomas de diabetes e o diagnóstico é feito por meio do exame de sangue.

“O paciente é considerado pré-diabético quando a glicemia, em jejum, fica entre 100 e 125 mg/dl, enquanto a taxa normal de glicemia deve ficar em 99 mg/dl. Em pacientes diagnosticados com diabetes, a glicose, em jejum, fica entre 120-130mg/dl ou, 2h após as refeições, glicose acima de 180mg/dl. No diabetes gestacional são considerados outros valores”, explica a endocrinologista. 

Mantenha seus exames em dia!

Tabela ilustrativa de níveis de glicemia

A melhor forma de prevenir o diabetes

Na correria do dia a dia, entre deixar os filhos na escola e chegar no trabalho para uma reunião importante, é comum não dedicarmos a atenção necessária para a nossa alimentação, optando por comer o que é mais prático e simples. Mas é aí que está o perigo.

Como falamos no início, a maioria dos casos de diabetes no Brasil são do tipo 2, relacionado aos hábitos de vida. Isso significa que, em grade parte, o diabetes pode ser prevenido a partir de uma mudança na rotina.

Sabendo disso, para regular os níveis de açúcar no sangue, procure:

  • Ter uma alimentação saudável, que inclua alimentos frescos, minimamente processados;
  • Praticar atividade física regularmente;
  • Realizar exames de rotina para verificar as taxas de glicose.

E como a organização da rotina em família também deve incluir os pequenos, preparamos o exclusivo Guia da Alimentação Infantil para auxiliar papais e mamães a cuidarem da alimentação das crianças desde cedo, garantindo um bom desenvolvimento e prevenindo doenças. Baixe o material gratuitamente e confira as dicas da nossa equipe de saúde, além de receitinhas deliciosas!

Baixe o Guia da Alimentacao Saudavel Infantil

*Conteúdo desenvolvido em parceria com a médica endocrinologista da Unimed Fortaleza, Dra. Ligia Teixeira (CRM-CE 12425).

Rodapé da página.