Espaço Zen 25 de Setembro de 2013

5 motivos para praticar ioga


Mulher praticando ioga

Técnica milenar originária da Índia, a ioga consolidou-se como uma atividade física eficaz, pois associa condicionamento físico e bem-estar. O método traz benefícios como reajuste postural e melhoria na qualidade do sono. Além disso, irritabilidade, insônia, problemas circulatórios e de memória também podem ser amenizados com a prática. Confira, a seguir, 5 razões para você começar a praticar ioga:

  • 1. A ioga atua beneficamente sobre o sistema nervoso, especialmente o cérebro, o que acaba melhorando a qualidade do sono. Ao ficar com o corpo e mente relaxados, o praticante dorme mais rápido, levanta mais concentrado e com humor melhor.
  • 2. Além de ser eficiente no combate à dor crônica, especialmente das costas, a prática daioga também alivia as dores pré-menstruais. Várias posturas favorecem a elasticidade e a tonificação do útero, aliviando a congestão do sangue no abdômen.
  • 3. Sabe-se que o estresse emocional crônico colabora na formação de placas nas artérias coronárias. Mediante as diferentes posturas da ioga, o sangue flui melhor e também se afina, ajudando a reduzir a incidência de infartos e coágulos.
  • 4. Outro importante elemento da ioga é o foco no presente. As pessoas que combinam as posturas físicas com a meditação demonstram maior habilidade para resolver problemas e recordar informações.
  • 5. Pessoas que sofrem de asma também são beneficiadas com a prática. A ioga promove a respiração pelo nariz, filtrando o ar e aquecendo-o, reduzindo assim o nível de impurezas que podem entrar nos pulmões.

Rodapé da página.