Espaço Zen 29 de Agosto de 2012

O melão pode ajudar a combater o estresse, aponta estudo


mulher relaxando na grama fazendo meditação

Fadiga, cansaço e irritabilidade. Estes são apenas alguns dos inúmeros sintomas que o estresse pode causar nas pessoas.

Um estudo francês descobriu que o consumo do melão pode ser considerada uma das formas para combater o estresse. Os pesquisadores sugerem que um dos componentes da fruta, o superóxido dismutase possui propriedades que previnem a oxidação das células.

Durante os testes, os cientistas puderam observar voluntários que possuíam sintomas de estresse. Os voluntários ingeriram cápsulas com princípios ativos da fruta. Eles puderam constatar que os sintomas de fadiga e estresse foram amenizados, devido a uma melhora do desempenho físico.

De acordo com o estudo, este efeito pode ser decorrente das propriedades antioxidantes que o melão possui, que previnem danos provocados por radicais livres em células e tecidos.  Os pesquisadores puderam perceber que os efeitos foram mais fortes e duráveis, como também perceberam uma melhora na concentração e no sono e uma diminuição dos sintomas de irritabilidade e cansaço.

Os autores da pesquisa destacaram que é necessário uma comprovação mais específica a respeito do benefício do melão para o estress,  mas os resultados iniciais são promissores.

Rodapé da página.