Movimente-se 29 de Março de 2017

Caminhar por 20 minutos depois da refeição reduz o nível de glicose


Para ter uma vida saudável, a atividade física é  fundamental. Para qualquer pessoa, em qualquer faixa etária, seja ela diabética ou não. O sedentarismo é um dos maiores agravadores de doenças.

Casal correndo ao ar livre

Mas não se preocupe: não é difícil encarar uma rotina saudável. Pequenas atitudes no seu dia a dia podem fazer grande diferença na sua saúde.

Um estudo australiano publicado pela revista científica “Diabetes Care” revelou que  caminhar por 20 minutos após as refeições ajuda a reduzir os níveis de glicose e de insulina na corrente sanguínea.

O professor do Instituto de Diabetes e Coração Baker afirma que nos colocar em movimento faz com que ocorra a contração dos músculos e a consequente regulação do nosso metabolismo. Algo que não ocorre quando estamos sentados, momento em que nossa musculatura não trabalha.

Uma outra pesquisa, desenvolvida pelo mesmo Instituto, revelou que pessoas que assistem à TV por quatro horas ou mais ao dia, corriam maior risco de morrer precocemente.

Na nova pesquisa, realizada com 19 adultos com sobrepeso, os médicos procuraram investigar como permanecer sentado durante muito tempo poderia afetar a resposta à ingestão de alimentos.

O que normalmente ocorre no nosso organismo é que, depois de uma refeição, os níveis de glicose no sangue aumentam: há uma elevação da produção de insulina para ajudar as células a usar o açúcar como energia ou armazená-lo. E logo esses níveis começam a cair.

O estudo demostrou que, quando o grupo de pacientes estava em pé e fez alguma atividade leve, ocorreu uma diminuição de cerca de 24% no aumento do total de glicose no sangue, em relação ao grupo que permaneceu sentado. E o mais surpreendente: na prática de atividade do grau de moderada a intensa, a diferença foi ainda maior, de quase 30%.

Uma dica importante para quem pretende encarar uma rotina mais saudável é tentar se movimentar, no mínimo a cada 15 minutos, nem que seja  para dar um tempo do computador.

 



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