Movimente-se 14 de Julho de 2017

Como usar a tecnologia a favor da malhação


A cada segundo a tecnologia avança e graças a ela a vida das pessoas está se tornando mais simples. Hoje é difícil imaginar a vida sem um celular ou um controle remoto.

Homem com roupas de corrida utilizando o celular para monitorar treino

Mas, você já parou para pensar que além de tudo a tecnologia pode ajudar também na hora de cuidar da saúde e manter a boa forma física? Descubra como usar a tecnologia a seu favor e mergulhe em um novo mundo de possibilidades.

Como a tecnologia pode ajudar a sua atividade física?

Antigamente as pessoas tinham uma percepção errada das atividades físicas e era comum atrelar o exercício a uma atividade chata e sem graça. Graças ao advento da geração saúde e do público fitness esse conceito mudou. E a tecnologia vem trabalhando para tornar esse momento ainda mais fácil e divertido.

A tecnologia a seu favor

As pessoas estão buscando cada vez mais um estilo de vida saudável e já existem vários equipamentos desenvolvidos para favorecer as atividades, como sensores, chips, roupas inteligentes, equipamentos que permitem observar detalhadamente os efeitos de um exercício em cada organismo, fazer o monitoramento da frequência cardíaca ou gordura corporal, entre outros benefícios. A tecnologia mudou a forma de realizar as atividades físicas, por isso é preciso conhecer e se adequar às novas opções.

Equipamentos que dão uma força na hora de malhar

Aplicativos móveis

Existe uma infinidade de opções que vão desde opções de treinos, até a parcerias com academias que os usuários podem utilizar. Uma boa opção para quem quer monitorar os treinos é o RunKeeper com uma interface intuitiva, oferece estatísticas detalhadas sobre a corrida, também fornece informações como tempo, ritmo e distância dos trajetos. Durante a corrida, o usuário tem orientação por áudio, pode tirar fotos e ouvir músicas pelo percurso.

Frequencímetro

É muito utilizado em atividades aeróbicas e serve para monitorar os batimentos e frequência cardíaca do usuário durante a prática da atividade física. Uma boa opção de app que desempenha essa função é o Runtastic Heart Rate, ele mede o seu batimento cardíaco com grande precisão usando o sensor da câmera do seu smartphone.

Pedômetro

Acoplado no tênis ou na cintura, conta os passos durante um treino, com base nos movimentos feitos.

Dispositivos com GPS

Alguns aparelhos mais utilizam sinais GPS para medir a distância percorrida e a velocidade do deslocamento. Alguns mostram o caminho escolhido e indicam a direção a seguir.

Contadores de calorias

Alguns aplicativos são aliados na hora de contar as calorias permitidas na dieta. Um bom exemplo é o MyFitnessPal, um aplicativo que controla o peso e ajuda a acompanhar a ingestão diária de calorias recomendada. É importante lembrar que o App não substitui uma consulta com um profissional.

Conheça os benefícios de caminhar 20 minutos após as refeições

Eles estão com tudo: a força dos aplicativos fitness

Para quem já é adepto de uma vida esportiva, os aplicativos fitness para telefone celular acabam funcionando como um benefício extra, com a possibilidade de acompanhar a intensidade do exercício e registrar dados dos treinos. O profissional de educação física da Unimed Fortaleza, Abel Sousa, indica um app para quem está começando a correr e precisa de um suporte tecnológico o Endomondo.

O aplicativo para corrida conta com uma ferramenta em áudio que avisa a cada quilômetro ou milha percorrida, enquanto o usuário está praticando o esporte. O App permite que se crie uma meta de distância, que também é avisada via áudio pelo programa. “O App é ideal para dar um suporte para quem está correndo, e sem falar que é super fácil de usar”, conclui.

Consulte sempre um profissional

É importante lembrar que mesmo com toda tecnologia disponível, é indispensável uma avaliação médica, capaz de determinar a intensidade do treino para cada pessoa. Procurar orientação de um professor de educação física também é importante. Os aplicativos são ótimos aliados, mas nunca vão substituir um profissional.

Banner para baixar gratuitamente o Guia Exercite-se em Fortaleza

Compartilhamento que gera superação

Uma boa dica para manter se manter motivado é compartilhar seus resultados com os amigos, dessa forma, você troca experiências e serve de inspiração para outras pessoas. Alguns programas funcionam como uma rede que une os adeptos de modalidades esportivas e permite que mesmo treinando sozinho a pessoa não se sinta desestimulada a parar.

A mudança tem que vir de dentro

Aliar os bons hábitos com os prazeres que tecnologia proporciona é realmente um casamento perfeito. Para começar a entrar na linha que tal inserir os exercícios aos poucos na rotina? Confira na seção Movimente-se do nosso blog, dicas de como deixar o sedentarismo de lado e embarcar em uma jornada rumo a saúde, qualidade de vida e bem-estar.

 


Rodapé da página.