Alimentação Saudável 14 de Fevereiro de 2023

O que é alimentação saudável na prática? Confira 5 dicas da nutri


Você tenta e não consegue ter um equilíbrio na sua alimentação? No post de hoje, explicamos o que é alimentação saudável de verdade e como aumentar o valor nutricional das suas refeições. Continue a leitura!

Homem escolhendo alimentos saudaveis na feira

Quem nunca ouviu de um profissional da saúde como ter hábitos mais saudáveis é importante para a sua qualidade de vida e prevenção de doenças? Apesar de, às vezes, soar repetitiva, essa recomendação é mais que certeira.

Acontece que as pessoas estão com cada vez mais pressa e deixando em segundo plano cuidados importantes para o corpo e a mente, que vão desde a alimentação saudável até a prática de exercícios.

Ao longo prazo, no entanto, essa escolha tem um preço. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2021, cerca de 57% dos brasileiros estavam com sobrepeso e 22,35% com obesidade. Esses dados são alarmantes porque doenças como hipertensão e diabetes estão relacionadas a essas condições de saúde.

Para evitar o consumo de alimentos com baixo valor nutricional, é importante entender o que é alimentação saudável e saber como colocar em prática uma rotina alimentar que se encaixe na sua realidade. Confira agora as orientações da nutricionista da Unimed Fortaleza Greyce Braga (CRN 11 7777), que irão ajudar no seu bem-estar!

O que é alimentação saudável?

Se você acha que alimentação saudável é sinônimo de restrição alimentar, se enganou. Mas antes de explicar o que é alimentação saudável, vamos esclarecer o que não é uma alimentação equilibrada?

A alimentação não saudável é aquela que não fornece nutrientes necessários para o funcionamento do organismo. Geralmente, ela é composta de:

  • Calorias insuficientes ou em excesso;
  • Alimentos ricos em açúcares ou sódio, como macarrão instantâneo;
  • Alimentos com alto teor de processamento, gordura trans, hidrogenadas e saturadas.

“Além dos alimentos com baixo teor nutricional, comer em excesso ou em pouca quantidade ajuda a manter hábitos negativos de alimentação. O ideal é seguir uma dieta que, além de ser saudável esteja adequada para suas necessidades e objetivos, respeitando o contexto de saúde de cada pessoa”, explica a nutricionista Greyce Braga.

Já a alimentação saudável está relacionada ao consumo de alimentos que forneçam nutrientes para o organismo, priorizando os alimentos frescos, in natura ou os que são minimamente processados.

Uma alimentação que englobe todos os grupos alimentares é a melhor maneira de fazer refeições mais equilibrada. Para te ajudar a entender o que é alimentação saudável, você pode usar como base a pirâmide alimentar, que serve como um guia de informações corretas para uma alimentação que priorize a saúde.

Pirâmide Alimentar

Como explicamos acima, a pirâmide alimentar fornece informações corretas sobre os grupos alimentares essenciais para que o nosso bem-estar seja priorizado. Os alimentos que estão na base da pirâmide devem ser consumidos em maior quantidade e os que estão no topo, em menor. Ela é formada por 8 grupos de alimentos distribuídos em 4 níveis:

  1. Na base da pirâmide estão os carboidratos, que são os alimentos considerados principais pois são fonte de energia para o nosso organismo;
  2. No nível dois da pirâmide estão as frutas e verduras, que fornecem vitaminas e nutrientes;
  3. No nível três estão as carnes, ovos e leguminosas, que são alimentos ricos em proteínas e que ajudam no processo de recuperação dos tecidos do corpo humano;
  4. no topo da pirâmide encontram-se os alimentos ricos em açúcares e gordura, que devem ser consumidos em menor quantidade.

Confira aqui outras informações importantes sobre a Pirâmide Alimentar

“O que faz uma alimentação saudável é a variedade. As refeições precisam ser ricas em nutrientes, vitaminas, minerais e fibras. Nenhum grupo alimentar deve ser desconsiderado, pois todos têm seu grau de importância. Quando conseguimos encontrar o equilíbrio nas refeições, ingerindo de tudo um pouco, não precisamos fazer dietas restritivas”, pontua a nutricionista.

Por que é importante ter uma alimentação saudável?

Entender o que é alimentação saudável nos ajuda a pensar melhor no que vamos ingerir ao longo do dia, já que o nosso corpo precisa de nutrientes para funcionar corretamente. Os benefícios de uma alimentação rica em vitaminas, nutrientes e proteínas são:

  • Prevenção das avitaminoses, que são doenças causas pela falta extrema de vitaminas;

“Formigamentos, fraqueza muscular, queda de cabelo, anemia, perda de apetite, unhas quebradiças, diarreias ou prisão de ventre são sinais de que o organismo está com baixa quantidade de vitaminas”, alerta a nutricionista da Unimed Fortaleza.

  • Fortalecimento do sistema imunológico;

Com a imunidade fortalecida, o surgimento de doenças como gastrite, obesidade, diabetes, alzheimer, osteoporose e colesterol alto torna- se mais difícil“, complementa a profissional.

Fome emocional ou fome física? Entenda o que você está sentindo

5 dicas para colocar a alimentação saudável em prática

Na correria do dia a dia é mais difícil manter uma rotina alimentar saudável, por isso, para ter bons hábitos alimentares é imprescindível que haja um planejamento e organização.

“Comece separando 2 horas por semana para fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado, o que ajuda a não perder tempo e evita comprar produtos fora do planejamento”, orienta Greyce Braga.

Confira as dicas da nutricionista!

  1. Busque consumir alimentos frescos como frutas, legumes e folhas da estação;
  2. Escolha um dia da semana para preparar as suas refeições. Deixar frutas e folhas higienizadas e armazenadas facilita o preparo de lanches e saladas;
  3. Adicione cereais como chia, linhaça, gergelim e aveia a sua alimentação, pois são fontes de fibra que dão mais saciedade e controlam os níveis de glicose e colesterol na corrente sanguínea;
  4. Beba bastante água (para saber qual a quantidade mínima de água precisa ingerir por dia, faça o seguinte cálculo: 35ml de água x kg de peso. Por exemplo, 52kg x 35ml de água = 1,8lts de água/dia);
  5. Reduza, consideravelmente, o consumo de açúcares, doces, gorduras, frituras e sal.

Essas são formas simples de começar as mudar os hábitos alimentares e que trarão resultados positivos para a sua saúde“, comenta a nutricionista.

Confira as escolhas de 3 nutricionistas no supermercado!

Guia da Alimentação Saudável Infantil

Agora que você entendeu o que é alimentação saudável, pode dar o primeiro passo para mudar um hábito e optar por refeições que vão aumentar a sua qualidade de vida e bem-estar. E que tal estender esse cuidado para toda a família?

No nosso exclusivo Guia da Alimentação Saudável Infantil, você tem as melhores dicas das nossas nutricionistas para incentivar a criançada a comer melhor! Confira receitas práticas, saiba o que evitar no prato dos pequenos e como identificar problemas alimentares. Baixe gratuitamente:

E-book Guia da Alimentacao Saudavel Infantil

*Conteúdo desenvolvido em parceria com a nutricionista da Unimed Fortaleza Greyce Braga (CRN 11 7777).

Rodapé da página.